Powered By Blogger

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

PREFEITURA RECEBE SEGUNDA PARCELA DE VERBA PARA EXECUÇÃO DE MELHORIAS SANITÁRIAS



Edione Nóbrega

A Prefeitura Municipal de Equador, através do prefeito Dr. Vanildo Fernandes, recebeu do Ministério da Saúde/FUNASA, a segunda parcela de R$ 18.000,00 (dezoito mil reais) do convênio de execução de melhorias sanitárias domiciliares para o município de Equador. Constam do projeto 16 unidades sanitárias, dos quais oito já foram construídas no Bairro Alto da Bela Vista.
O Programa de Melhorias Sanitárias Domiciliares surgiu com a necessidade de promover soluções individualizadas de saneamento em diversas situações, principalmente nas pequenas localidades e periferias das cidades. O nome da atividade originou-se da abordagem feita pelos auxiliares de saneamento da ex-FSESP junto aos interessados, no sentido de que estes promovessem “melhorias” em suas casas. A partir dessa prática, o nome “melhorias” passou a conceituar a atividade que, pioneiramente, tornou-se um dos programas de saneamento desenvolvidos, hoje, pela FUNASA.
O Programa de Melhorias Sanitárias Domiciliares tem os seguintes objetivos:
• Implantar soluções individuais e coletivas de pequeno porte, com tecnologias adequadas;
• contribuir para a redução dos índices de morbimortalidade provocados pela falta ou inadequação das condições de saneamento domiciliar;
• dotar os domicílios de melhorias sanitárias, necessárias à proteção das famílias e à promoção de hábitos higiênicos; e
• fomentar a implantação de oficina municipal de saneamento.
As melhorias devem ser executadas a partir das necessidades identificadas no inquérito sanitário, devendo ser levado em consideração a cultura local, bem como tecnologias adequadas às instalações e a disponibilidade de recurso orçamentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.