Powered By Blogger

quinta-feira, 29 de abril de 2010

SERVIDORES DA SAÚDE MUNICIPAL RECEBEM CAPACITAÇÃO SOBRE RELAÇÕES HUMANAS



A Prefeitura Municipal de Equador em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, estão desde a semana passada, realizando uma capacitação com o tema Relações Públicas e Humanas com todos os servidores municipais da saúde. Na semana passada entre os dias de terça e quarta-feira participaram os ASG’s, vigilantes, técnicos, motoristas e recepcionistas. Hoje, a partir das 20h, no Auditório da Prefeitura, a capacitação será com os ASG’s, vigilantes e técnicos dos PSF’s.
O objetivo principal da capacitação é de interpretar os fatores determinantes das diferenças individuais como preponderantes para o estudo das relações humanas e explicar os fatores que determinam um relacionamento harmonioso no ambiente social e profissional. De acordo com informações da jornalista Edione Nóbrega, responsável pela capacitação e pós-graduada em Relações Públicas e Humanas, a pretensão da capacitação é a de distinguir os tipos de variáveis que interferem na determinação das diferenças individuais; expressar a deificação de personalidade; interpretar a influência sobre o desempenho funcional e expressar a definição ‘comportamento humano’. A capacitação será realizada em todas as secretarias do órgão. Na próxima semana será a vez dos servidores da Secretaria municipal de Assistência Social.

CACILDA CÂNDIDA PARTICIPOU DE ENCONTRO DE SECRETÁRIOS EM NATAL


A secretária municipal de Educação Cacilda Cândida dos Santos, participou na última terça-feira, 27, em Natal, de um encontro de secretários municipais de Educação no auditório da Secretaria Estadual de Educação do Estado. Os presentes contaram com a presença do técnico do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Frederico Pedrosa Maronelli, representantes da Secretaria Estadual de Educação e a presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), professora Tercília Maria Batalha.
O objetivo do encontro foi de capacitar os secretários para o processo de acompanhamento aos Planos de Ações Articuladas (PAR) municipais do Rio Grande do Norte; discutir o processo de monitoramento dos PAR municipais, especialmente dos 125 priorizados; apresentar principais programas do FNDE, cujo atendimento aos municípios se dá por meio do PAR, orientando para o processo de adesão e execução; orientar secretários municipais de educação do estado quanto as providências para o período que antecede as visitas dos técnicos, bem como para o período da visita e período pós-visita dos consultores para o acompanhamento do PAR nos municípios; acompanhar e analisar o PDE – Escola. “Foi um encontro significativo, pois cada secretário municipal de educação colocou a importância do PAR nos municípios e retiraram dúvidas alusivas aos programas oferecidos pelo FNDE”, afirma Cacilda.
PROINFANTIL - no mesmo dia, a professora tutora do Programa Proinfantil Maria Aparecida de Morais participou da jornada mensal do programa se aprofundando e analisando os módulos a serem estudados com a cursista do programa Edna Cantalice e ainda, a diretora do Centro de Ensino Rural Aline Bezerra da Trindade e a coordenadora Maria Gorete Souza participaram do Encontro Estadual do Fórum Potiguar de Escolas Leitoras que trabalha para a democratização do acesso a literatura e a leitura; para desenvolver a ação leitora dos educandos nos municípios do RN. Para Cacilda, secretária municipal de Educação do Município de Equador os professores têm muito a “disseminar a certeza de que ler é condição essencial para ser. Ler é indispensável para a emancipação, o protagonismo e a vivência da cidadania num mundo cada vez mais grafocêntrico. Seremos muitos a desejar milhares de leitores espalhados pelo estado do Rio Grande do Norte”, finaliza.

PROJETO DE LEITURA DA BIBLIOTECA DO COSTA E SILVA



A Escola Municipal Presidente Costa e Silva deu início ao projeto Incentivo à Leitura, uma das ações sem recurso do Plano de Ações do PDE-Escola. O projeto iniciou-se com um momento de leitura realizado com o 5º Ano da professora Maria do Socorro Santos do turno vespertino. A idealizadora do projeto foi a competente bibliotecária Maria do Socorro Nóbrega, com o auxilio da coordenadora Maria Gorete Souza. A equipe administrativa que lançou o desafio está muito satisfeita com os resultados e parabeniza a excelente equipe de bibliotecárias como: Maria do Socorro Nóbrega, Luzia Alves e a colaboradora Maria de Fátima Nascimento, que com certeza, estão desenvolvendo um trabalho muito significativo na Biblioteca Escolar Maria da Luz Cavalcante.

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INVESTE EM PROJETOS


As coordenadoras do Projeto Seridó em Alerta, representando o município de Equador – Ismerina do Nascimento e Maria Gorete Souza -, participaram no último dia 22 de um encontro em Currais Novos promovido pela 9ª DIRED. O encontro tem como objetivo principal, sistematizar novas ações alusivas ao projeto Seridó em Alerta 2010, para desenvolver nas escolas públicas dos municípios inseridos no projeto, a preservação ambiental, que vem sendo trabalhado cotidianamente nas escolas do município de Equador.

PREFEITO VANILDO FERNANDES E O GOVERNADOR IBERÊ DISCUTEM MELHORIAS PARA EQUADOR



O prefeito do município de Equador, Vanildo Fernandes esteve com o governador do Estado, semana passada, Iberê Ferreira para tratar de assuntos de melhorias para o município. Um dos assuntos mais discutido foi a melhoria na habitação, saúde pública como: esgotos, saneamento básico e novos equipamentos para o hospital de Equador
O prefeito ficou satisfeito com a decisão do Governador de, em breve, avaliar todas as propostas apresentadas a fim de liberar recursos para o município. Vanildo disse que vai bater todas as portas das secretarias se for preciso, para melhorar, ainda mais, as condições de vida do Equadorense.

RECURSOS – Outro assunto que levou o prefeito do município de Equador a Natal, foi a liberação do microônibus, no valor de R$ 140 mil, que já foi liberado para o município. “Nós estamos apenas aguardando o trâmite final do Governo Federal e em no máximo 15 dias o ônibus escolar será entregue ao nosso município” afirma Vanildo e diz mais: “Esse ônibus foi adquirido com recurso próprio em contrapartida com o Governo Federal e a deputada federal Fátima Bezerra”, finaliza.