Powered By Blogger

quarta-feira, 21 de abril de 2010

REUNIÃO DEFINE ESTRATÉGIA PARA MELHORIAS NO ATENDIMENTO À SAÚDE MUNICIPAL



Uma reunião marcou a manhã do último dia 14, no auditório da Prefeitura Municipal de Equador. Médicos, agentes de saúde, enfermeiros e administração se reuniram para tratar de uma estratégia de ação para que o município possa atender à população através do agente de saúde.
O prefeito do município Vanildo Fernandes, baixou um decreto para que, durante 60 dias os agentes da Zona Rural venham trabalhar na Zona Urbana e com isso realizar o cadastramento de todas as famílias que estão sem cobertura do agente. Quando o trabalho for encerrado na Zona Urbana, os agentes vão iniciar esse cadastramento na Zona Rural.
O objetivo principal desse decreto é, na verdade, atender à população que tem direito, pelo menos, da visita do agente de saúde uma vez por mês e busca, ainda, identificar, cadastrar e acompanhar os grupos prioritários de atendimento como: gestantes, crianças, hipertensos, diabéticos e doentes crônicos, ou seja, pacientes com risco de vida. A Prefeitura Municipal solicita aquelas pessoas que não estão recebendo a visita do agente de saúde que procure a Secretaria Municipal de Saúde e informe a situação, dizendo há quanto tempo não é visitado pelo seu agente cadastrado.

EQUADOR GANHA NOVOS CAMPEÕES DE JIU-JITSU EM CAMPEONATO ESTADUAL



A capital do Estado mais uma vez foi palco para a 1ªetapa do Campeonato Estadual de Jiu-jitsu da FJJ-RN, no último dia 17. Mais uma vez, os atletas equadorenses estiveram presentes representando, e muito bem, a cidade. Não poderia ser diferente, pois apesar dos desafios os atletas foram todos premiados com excelentes qualificações.
Equador ganhou dois novos campeões estaduais: Na categoria médio para faixas brancas, uma das mais disputadas do evento, o atleta Estanislau Junior foi campeão vencendo todas as suas lutas e se consagrando campeão do estado pela primeira vez. O mesmo resultado alcançou o atleta Rodolfo Ramon, campeão na categoria super-pesado para faixas brancas.
Além dos campeões, a Academia Poderosos Dragões ainda teve a participação de seu instrutor Elenilson Balduino (bi-campeão do estado) que mesmo lutando duas categorias acima, com atletas dez quilos mais pesados, conquistou o segundo lugar.
Com estes resultados, a Academia Poderosos Dragões - Brasa clube de Jiu-jitsu manteve a média de em todos os campeonatos que esteve presente, conquistar medalhas para a cidade de Equador.
Os atletas receberam apoio e patrocínio da Prefeitura Municipal, que através do coordenador de Esporte Paulinho Viana, deu total apoio e incentivo. “Queremos agradece, também inicialmente, o apoio dos nossos familiares e dos demais atletas da academia. além da prefeitura municipal, das empresas Caulim Potiguar e Dodoka Lanches que patrocinaram nossos atletas. Esperamos ter feito jus a confiança em nós depositada de representar bem nossa cidade neste campeonato”, afirma Elenilson, instrutor da academia..

ÁGUA DA CAIÇARA: SOLUÇÃO DO PROBLEMA

A Prefeitura Municipal de Equador, através da administração do prefeito Vanildo Fernandes, informa à população equadorense, principalmente aos moradores do bairro Alto da Bela Vista e Malhada da Areia que a situação da água da Caiçara já está sendo solucionada. O motivo da falta de água é um entupimento nos canos, que não foi identificado qual o cano, mas já foi comprado todo o material para uma nova encanação, uma nova bomba e a contratação de um engenheiro para resolver a situação. De acordo com informações passadas pelo prefeito, esse é um trabalho que requer tempo, pois, ainda está sendo detectado onde está o cano com o entupimento. O mais difícil também é o trajeto até o local e o acesso devido à altura da serra. O prefeito pede a compreensão de todos que dependem da água da Caiçara e informa que a Prefeitura disponibilizou carros-pipas para fazer a distribuição da água nessas comunidades.

CURSOS UNIVERSITÁRIOS À DISTÂNCIA EM EQUADOR

Estão abertas, desde o último dia 19, as inscrições para o vestibular referente aos cursos de nível superior à distância da Universidade Ceest Ned do Piauí. Os cursos oferecidos são: Pedagogia, História, Letras, Filosofia, Administração, Serviço Social e Ciências Biológicas. As inscrições custam 40 reais e mais informações pelos telefones: 8879-2220 com Dirceu ou 8879-0986 com Monalisa. Aulas presenciais uma vez por semana.

GRUPO DE IDOSOS RESNACER CELEBRA PÁSCOA COM MISSA EM AÇÃO DE GRAÇAS

A Secretaria Municipal de Assistência Social realiza no próximo dia 29 a festa em comemoração à Páscoa dos idosos do grupo Renascer. As comemorações têm início às 9 horas com uma missa em ação de graças e em seguida um grande forró animará a sede do grupo de idosos. Será uma manhã de lazer com muita música e distribuição de chocolates, lanche e refrigerante.

SECRETARIA DE AGRICULTURA CONVOCA AGRUCULTORES PARA REGULARIZAR DOCUMENTOS DO INCRA



A Prefeitura Municipal de Equador, através do coordenador municipal de Agricultura Ney Pontual, convoca todos os agricultores donos de terras para regularizar documento emitido pelo Incra, que constitui prova do cadastro do imóvel rural, sendo indispensável para desmembrar, arrendar, hipotecar, vender ou prometer em venda o imóvel rural e para homologação de partilha amigável ou judicial (sucessão causa mortis) de acordo com os parágrafos 1.º e 2.º do artigo 22 da lei n.º 4.947, de 6 de abril de 1966, modificado pelo artigo 1.º da lei n.º 10.267, de 28 de agosto de 2001.
Sem apresentação do certificado de cadastro, não poderão os proprietários, sob pena de nulidade, desmembrar, arrendar, hipotecar, vender ou prometer em venda imóveis rurais. Em caso de sucessão causa mortis nenhuma partilha, amigável ou judicial, poderá ser homologada pela autoridade competente, sem a apresentação do Certificado de Cadastro os dados constantes do CCIR são exclusivamente cadastrais, não legitimando direito de domínio ou posse, conforme preceitua o parágrafo único do artigo 3.º da lei n.º 5.868, de 12 de dezembro de 1972.

TRE AMPLIA HORÁRIOS DE ATENDIMENTO NA RETA FINAL DO ALISTAMENTO ELEITORAL ENTRE OS DIAS 01 E 05 DE MAIO



A Justiça Eleitoral vai ampliar o atendimento ao eleitor nos dias finais do alistamento eleitoral. As zonas eleitorais, boxes de atendimento das centrais do cidadão e postos de atendimento criados por juízes eleitorais irão funcionar no sábado (01) das 8h às 15h, e nos dias 3, 4 e 5 de maio, no horário compreendido das 8h às 18h, com distribuição de senhas aos eleitores presentes no final de expediente. A determinação é do Tribunal Regional Eleitoral (TER). O dia 5 de maio é o prazo final para o eleitor requerer inscrição eleitoral ou transferência de domicílio, para aquele que mudou de residência dentro do município pedir alteração no seu Título Eleitoral.
Também para o eleitor portador de necessidades especiais solicitar sua transferência para seção eleitoral especial. O endereço eletrônico do TRE é www.tre-rn.gov.br e tem sido procurado por muito interessados em serem voluntários. Estimativa preliminar indica que no dia da eleição, estariam aptos a votar 2.265.178 pessoas no Rio Grande do Norte. No dia 6 de maio, quinta-feira, o expediente dos cartórios eleitorais será cumprido internamente, no horário das 12 às 19h.

domingo, 18 de abril de 2010

CONFERÊNCIA INTER-REGIONAL DE SAÚDE MENTAL REUNIU AUTORIDADES DE PARELHAS, EQUADOR CARNAÚBA E SANTANA



Com a presença dos prefeitos Francisco Medeiros (Parelhas) e Alexandre Dantas (Carnaúba dos Dantas), além da secretária de Saúde de Santana do Seridó, Mauricéia Gambarra e do vereador Dirceu dos Santos, que representou a administração de Equador, aconteceu nesta sexta-feira (16) a I Conferência Inter-Regional de Saúde Mental. O evento que tinha como tema "Saúde Mental, Direito e Compromisso de Todos: Consolidar Avanços e Enfrentar Desafios" aconteceu na AABB de Parelhas.
O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) coordenou o evento que reuniu também representantes da área de Saúde e usuários dos quatro municípios do Seridó: Parelhas, Carnaúba dos Dantas, Equador e Santana do Seridó. Houve apresentação de diagnósticos da assistência em saúde mental dos municípios envolvidos e palestra voltada para o tema principal. Outras autoridades também prestigiaram como o vice-prefeito Zezinho Dantas, os vereadores Gilson Mourão, Drª. Guia, Marcos Nascimento e Wellington Araújo, o Ton, ambos de Parelhas. A temática foi discutida ainda através de três eixos voltados a saúde.