Powered By Blogger

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

PROFESSORES SÃO HOMENAGEADOS NO SEU DIA



Edione Nóbrega

A prefeitura Municipal de Equador, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desportos ofereceram um jantar de confraternização em homenagem ao dia 15 de outubro, Dia do Professor, no Grupo de Idosos Renascer.
Segundo informou a secretária de Educação, Agaci Alves esse é um momento importante na vida do educador, pois é através dos ensinamentos dos mestres que o desenvolvimento de hoje é fonte do ensinamento dos grandes mestres.
Dentro da programação do jantar, os alunos da Escola Municipal Costa e Silva apresentaram um espetáculo teatral com tema “Um Novo Tempo” e a emoção predominou o ambiente, onde todos ficaram muito emocionados. Foi, também, para homenagear os professores que a Creche Rita de Cássia e a Escola Cemei ofereceram, dia 14, um almoço de confraternização para os professores das duas escolas.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

EQUADOR TEM ATENDIMENTO À SAÚDE MENTAL



Edione Nóbrega

A Secretaria Municipal de Saúde através da secretária de Gabinete Vitória Etelvina, implantou o programa de atendimento à Saúde Mental no município de Equador. No último dia 6, médicos, enfermeiros e agentes comunitários de saúde do Programa da Saúde as Família – PSF participaram de uma capacitação de avaliação nos atendimentos e cadastramento dos pacientes psicotrópicos.
De acordo com Vitória Etelvina, esse programa é de extrema importância para o município, devido ao grande índice de pessoas que tomam remédio controlado sem necessidade, ou seja, pessoas que ficaram dependentes de uma droga forte por ter tido apenas uma noite de insônia. Com a implantação do programa esses pacientes serão acompanhados por profissionais voluntários como a Dr.ª Tatiane Joane – terapeuta ocupacional, Dr.ª Viviane Carvalho – psicóloga e o enfermeiro Hudson Pires – especialista em Saúde Mental.
Para Vitória as doenças de origem orgânica sempre tiveram privilégio sobre as questões psicológicas. “A loucura, o sofrimento psíquico, sempre existiu, porém sem visibilidade social, sendo entendida de acordo com a sociedade e o contexto na qual estava inserida, isto é, variava de cultura para cultura e de épocas em épocas” e afirma mais: “Na antiguidade, a loucura era entendida pelo modelo mítico-religioso, onde se acreditava que os quadros de insensatez ocorriam por ação direta e constante de deuses".
Hoje esse cenário mudou, diz a psicóloga, e foi a partir do século XIX, que foi inaugurado um novo momento na história da loucura, marcado por questionamentos sociais sobre a maneira como o louco era tratado nos hospitais psiquiátricos e manicômios, e sua função meramente disciplinar e segregadora. A partir desses questionamentos, deu-se início a diversos movimentos de reversão do modelo psiquiátrico vigente, como: Comunidade Terapêutica, Psiquiatria Institucional, Psiquiatria Preventiva, Psiquiatria de Setor, Antipsiquiatria, Psiquiatria Democrática ou Desinstitucionalização.
A psicóloga e secretária de Gabinete da Prefeitura Municipal de Equador Dr.ª Vitória Etelvina diz, ainda, que enquanto pessoas sem compromisso com o município ficam trocando farpas e picuinhas com blogueiros descompromissados com o que escreve, ela está procurando melhorar, cada vez mais, as condições de vida das pessoas necessitadas do seu município.

PREFEITO PARTICIPA DO SELO UNICEF MUNICÍPIO APROVADO EDIÇÃO 2009



Edione Nóbrega

O prefeito Dr. Vanildo Fernandes participou, no último dia 14, em Natal, juntamente com seu secretariado, da 3ª edição do Selo Unicef Município Aprovado 2009/2012, onde foi assinado o regulamento que estabelece as normas e procedimentos para a adesão e participação no Selo Unicef.
Poderão se inscrever na 3ª Edição do Selo 2009/2012, os municípios localizados na área de atuação do Programa de Ação Nacional de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca – PAN-Brasil, dos Estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.
A lista completa dos municípios que poderão participar da Edição 2009/2012 do Selo Unicef Município Aprovado está disponível no site www.selounicef.org.br. Para efetivar a inscrição do município de Equador o prefeito Vanildo Fernandes assinou o Termo de Adesão e, no mesmo documento, indicou o nome da secretária de Assistência Social, Edvânia Lima que assumirá o papel de articuladora do Selo no município.

CONFERÊNCIA REÚNE SOCIEDADE CIVIL EM NATAL



Edione Nóbrega

A secretária de Assistência Social Edvânia Lima, a coordenadora da Casa da Família, Ana Etelvina, a secretária municipal de saúde, Bernadete Nóbrega e o assessor de Gabinete Lutemberg Braz, participaram semana passada, em Natal, da VII Conferência Municipal de Assistência Social que teve como tema “Participação e Controle Social do Sistema Único de Saúde (SUAS)”.
O evento reuniu representantes da sociedade civil, usuários dos serviços, programas e projetos da assistência social, conselheiros, gestores e trabalhadores para realização de debates e grupos de trabalhos em torno do tema “Participação e Controle Social do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)”. O coordenador da Secretaria Nacional de Assistência Social, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), José Ferreira da Cruz, fez a abertura do evento, às 8h, no Praiamar Hotel da capital potiguar.

A pauta das discussões - que se encerram na quinta-feira (9) - foi voltada para a reconstrução da assistência social segundo as necessidades da população usuária do serviço. Ao final da Conferência, foram escolhidos os aspectos mais relevantes para serem levados às conferências estadual e nacional. Esta última acontece de 30 de novembro a 03 de dezembro de 2009, em Brasília (DF).

I SEMANA DA JUVENTUDE DE EQUADOR



Edione Nóbrega
A Prefeitura Municipal em parceria com a Secretaria de Assistência Social, Casas da Família e Projovem, promovem de 19 a 23 de outubro a Primeira Semana da Juventude de Equador. Dentro da programação acontece o Primeiro Fórum Municipal do Esporte - no Grupo do Idoso -, Gincana Cultural - na praça de eventos Zequinha Sanfoneiro - além de Torneio de Futsal no Ginásio de Esporte O Gilsão, e as oficinas de artes e embalagem com material reciclado que serão realizadas na Casa da Família do Centro de Referência e Assistência Social e no dia 23 às 19h30, encerramento com grande show cultural na Praça de Eventos. Vamos prestigiar a Primeira Semana da Juventude do Município de Equador. Os jovens interessados em participar da Semana da Juventude devem procurar a Casa da Família para fazer sua inscrição com Izabella.

DIA DA CRIANÇA É COMEMORADO EM GRANDE ESTILO



Edione Nóbrega

As escolas municipais promoveram durante a semana da criança atividades variadas e interessantes, visando dar à criança oportunidades de lazer e sócio-educativa, onde cada escola trabalhou temas voltados para suas realidades.
A creche municipal Rita de Cássia desenvolveu o projeto “Vida de Criança” com brincadeiras, habilidades, criatividades, afetos e emoções no dia-a-dia. Na escola Cemei o projeto, também, foi “Vida de Criança”, e os alunos assistiram a uma peça teatral encenada pelos professores, com o espetáculo “Faustina Fantasma”, tiveram, ainda, uma exposição de brinquedos com material reciclado – confeccionado pelos alunos da escola – além de danças e apresentações musicais, apresentado pelas crianças da família Cemei e houve distribuição de lanches e muita animação. A Escola Deputado Jessé Freire Filho veio com o projeto “O Mundo de Descobertas” através da música e de contos infantis e o seu poder de formar leitores. A Escola Presidente Costa e Silva desenvolveu juntamente com os alunos salas ambiente, onde cada professor desenvolveu projetos que valorize a criança no espaço escolar enfocando a importância da leitura e a escrita.
Na Unidade Escolar Padre José de Anchieta, no Sítio Bolandeira, o momento foi de reflexão e foi mostrado para os alunos a vivência da criança no espaço rural direcionando outras realidades, e no dia 13 aconteceu a culminância do projeto “Criança Feliz” onde participaram professores, familiares e a secretária municipal de educação do município de Equador, Agaci Alves.
Mas o grande dia foi mesmo a segunda-feira, 12 de outubro Dia da Criança. A Prefeitura Municipal juntamente com as secretarias de Educação e Assistência Social, realizaram um grande evento no Ginásio de Esporte de Equador. Uma tarde de lazer, onde cerca de duas mil crianças participaram do projeto “Equador: Ser Criança, Ter Infância”. Crianças e adolescentes apresentaram suas habilidades artísticas para a sociedade equadorense através da música, da passarela, do teatro, da dança e do humor. A festa teve início ás 16 horas entrando pela noite. Houve, também, sorteios de brindes e animação com palhaços, foi uma tarde de muita animação, pois até a secretária de Assistência Social, Edvânia Lima se vestiu da Boneca Emília pra chamar a atenção da criançada. Para Edvânia, são essas as oportunidades que não podem passar despercebidas, pois as crianças de hoje serão o futuro do amanhã. Ela disse ainda que ficou satisfeita e certa do dever cumprido, pois “as crianças de Equador não são diferentes das crianças de outras localidades e devem ser lembradas e respeitadas não só no dia 12 de outubro, mas todos os dias de suas existências”. Conclui.