Powered By Blogger

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

EQUADOR TEM ATENDIMENTO À SAÚDE MENTAL



Edione Nóbrega

A Secretaria Municipal de Saúde através da secretária de Gabinete Vitória Etelvina, implantou o programa de atendimento à Saúde Mental no município de Equador. No último dia 6, médicos, enfermeiros e agentes comunitários de saúde do Programa da Saúde as Família – PSF participaram de uma capacitação de avaliação nos atendimentos e cadastramento dos pacientes psicotrópicos.
De acordo com Vitória Etelvina, esse programa é de extrema importância para o município, devido ao grande índice de pessoas que tomam remédio controlado sem necessidade, ou seja, pessoas que ficaram dependentes de uma droga forte por ter tido apenas uma noite de insônia. Com a implantação do programa esses pacientes serão acompanhados por profissionais voluntários como a Dr.ª Tatiane Joane – terapeuta ocupacional, Dr.ª Viviane Carvalho – psicóloga e o enfermeiro Hudson Pires – especialista em Saúde Mental.
Para Vitória as doenças de origem orgânica sempre tiveram privilégio sobre as questões psicológicas. “A loucura, o sofrimento psíquico, sempre existiu, porém sem visibilidade social, sendo entendida de acordo com a sociedade e o contexto na qual estava inserida, isto é, variava de cultura para cultura e de épocas em épocas” e afirma mais: “Na antiguidade, a loucura era entendida pelo modelo mítico-religioso, onde se acreditava que os quadros de insensatez ocorriam por ação direta e constante de deuses".
Hoje esse cenário mudou, diz a psicóloga, e foi a partir do século XIX, que foi inaugurado um novo momento na história da loucura, marcado por questionamentos sociais sobre a maneira como o louco era tratado nos hospitais psiquiátricos e manicômios, e sua função meramente disciplinar e segregadora. A partir desses questionamentos, deu-se início a diversos movimentos de reversão do modelo psiquiátrico vigente, como: Comunidade Terapêutica, Psiquiatria Institucional, Psiquiatria Preventiva, Psiquiatria de Setor, Antipsiquiatria, Psiquiatria Democrática ou Desinstitucionalização.
A psicóloga e secretária de Gabinete da Prefeitura Municipal de Equador Dr.ª Vitória Etelvina diz, ainda, que enquanto pessoas sem compromisso com o município ficam trocando farpas e picuinhas com blogueiros descompromissados com o que escreve, ela está procurando melhorar, cada vez mais, as condições de vida das pessoas necessitadas do seu município.

Um comentário:

  1. Parabéns pela a excelente iniciativa de criar este atendimento,pois é de grande importância para nossa sociedade,percebo que a cada dia o nosso municipio cresce,mais e mais.Sei que este terá grande sucesso pois tem a frente uma grande mulher,e excelênte profissional (Vitória Etelvina).Obrigada a todos que fazem parte desse atendimento...Fátima Nóbrega

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.