Powered By Blogger

quarta-feira, 19 de maio de 2010

GOVERNO CAPACITA GESTORES DO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

A coordenadora da Casa das Famílias do Município de Equador, Edione Nóbrega está em Natal participando de uma reunião de gestores, contadores e representantes dos 167 municípios de Rio Grande do Norte para o preenchimento do Plano de Ação 2010 e demonstrativo 2009, do Sistema Único de Assistência Social (SUA). A capacitação acontece no auditório sociólogo Manoel Eustáquio de Barros, na sede da SETHAS. Esta é uma ação da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (SETHAS).
De acordo com a gestora de monitoramento e avaliação do “SUAS”, Nerialba Rodrigues, é importante a participação de todos os municípios, já que o preenchimento correto dos dados no Sistema garante a liberação de recursos do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) diretamente para a conta dos municípios beneficiados.
No preenchimento do documento, os gestores da Assistência Social devem informar como foram aplicados os recursos enviados pelo Governo Federal. Com relação ao Plano de Ação 2010, as prefeituras devem informar qual a demanda dos serviços para este ano.

SETHAS CAPACITA ENTREVISTADORES DO BOLSA FAMÍLIA NO RN


Começou na última terça-feira, o primeiro dia de capacitação dos entrevistadores do novo cadastro do Bolsa Família. O curso acontece entre os dias 18 e 20 de maio, das 8h às 17h no Hotel praia Mar em Ponta Negra. Na primeira etapa serão formados 210 profissionais, de 56 municípios do Rio Grande do Norte, para manusear e aplicar os questionários do programa que serão modificados. A iniciativa é da Secretaria de Estado da Habitação e Assistência Social (SETHAS) por meio da Coordenação Estadual do Bolsa Família.
A Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social do Município de Equador, enviou dois entrevistadores, Elenilson Balduíno e Rita de Cássia Gomes, para participar ativamente da capacitação e desenvolver com altivez e competência o atendimento ao público usuário do Bolsa Família no município.
De acordo com a coordenadora estadual do Programa Bolsa Família, Rosangela Medeiros, o novo questionário está mais aprofundado e facilitará o cadastramento e atualização dos dados dos beneficiários. “Além disso, será possível montar um banco de dados para subsidiar outras políticas sociais”, comemora. No primeiro dia os entrevistadores receberam uma exposição oral sobre o cadastro único utilizado nos programas sociais, além de aulas sobre o preenchimento do primeiro bloco, que diz respeito à parte de identificação e controle. Além dessa capacitação outras etapa será realizada no Estado entre 8 e 11 de junho.

EQUADOR ESTÁ PRESENTE NO ENCONTRO DO PRÓ-INFANTIL, EM NATAL


A tutora do Pró-infantil do Município de Equador, a professora da Rede Municipal de Ensino, Maria Aparecida Morais, está participando desde o último dia 17, em Natal, do encontro do grupo 2 do Programa de Formação Inicial para professores em Exercício na Educação infantil (Pró-infantil. O evento, ocorre até a próxima sexta-feira, no Hotel Vila do Mar e terá a participação de técnicos da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (SEEC), do Ministério da Educação (MEC) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
O Pró-infantil é um programa do Governo Federal descendente do pró-formação, que desde 2000 vem formando professores da educação infantil. O programa foi dividido em grupos piloto, 1, 2 e 3. ""A SEEC terá uma participação efetiva no próximo grupo, que inicia as atividades em junho, quando a secretaria disponibilizará professores formadores, articuladores pedagógicos e tutores, além de atuar no monitoramento e avaliação do programa"", explica o secretário Estadual de Educação, Ruy Pereira.

EQUADOR NA LUTA CONTRA O ABUSO E A EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES


A exploração sexual de crianças e adolescentes é um tema de grande importância para a sociedade em geral, visto que cada dia que passa as denúncias aumentam, com elas crescem também a perspectiva de reverter este quadro. No dia 28 de maio, a Prefeitura Municipal de Equador em parceria com a Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social, Casa das Famílias e Secretaria Municipal de Educação promovem o dia “D” de combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.
Os temas debatidos por advogados e psicólogos serão as conseqüências psicológicas e jurídicas quando um ato de violência atinge uma criança ou adolescente. O encontro será na Praça de Eventos Zequinha Sanfoneiro, onde pela manhã acontece uma caminhada de protesto saindo da Escola Municipal Presidente Costa e Silva em direção à praça de eventos. À noite, a partir das 20 horas, acontecem as palestras com apresentações culturais. Venha participar desse momento em nossa cidade.