sexta-feira, 12 de novembro de 2010

HOSPITAL DE EQUADOR ESTÁ EM PLENO FUNCIONAMENTO

Edione Nóbrega

Após alguns tempos sem visitar a querida cidade de Equador o “Blog Barra Pesada” volta a publicar mentiras a respeito da atual administração como é de praxe! O hospital de Equador está em pleno funcionamento e atendendo diariamente de segunda a domingo, ou seja, durante os sete dias da semana com médicos de plantão diariamente e a cada 15 dias atendimentos de consultas ginecológicas, endoscopia e ultrasonografia. Duas vezes por semana, terças e quintas atendimentos com a fisioterapeuta.
Na última quarta-feira duas pacientes gestantes que fazem pré-natal no PSF-1 do Alto da Bela Vista estavam com consultas marcadas e foram atendidas pela enfermeira Talita de Medeiros, que fez o procedimento da enfermagem e em seguida encaminhou-as para o médico Dr. Juranil que se encontrava de plantão no hospital, devido ao médico do posto, que estaria de plantão na quarta-feira Dr. Ilário Ferreira, está de licença médica.

O blogueiro infelizmente é daqueles que não checa as informações por não ter ética profissional e escreve o que dizem sendo verdade ou não. O hospital de Equador, apesar da crise que as prefeituras vêm enfrentando com a queda do FPM, está lutando para não ir para a UTI como diz o título do blog. Há cerca de dois meses o prefeito Dr. Vanildo Fernandes realizou uma compra de lençóis, toalhas e capas para colchões para a Unidade de Materno Infantil Integrada de Equador e ontem, o blogueiro esqueceu de informar que chegou medicamentos na farmácia do hospital.

O blogueiro mais uma vez mente quando diz que o médico de plantão Dr. Juranil usou uma toalha de rosto para cobrir o leito de exames constrangendo a paciente. O blogueiro mente, ainda, quando afirma que o prefeito, ao ser vítima de uma picada de Marimbondo teve de usar uma ambulância da cidade de Junco do Seridó para ser transferido para Campina Grande.
De acordo com informações checadas e repassadas pelo diretor do hospital João Batista Cunha, o prefeito não foi para Campina Grande e não pediu ambulância nenhuma. “O pedido foi feito à diretora do hospital do Junco Terezinha de um balão de oxigênio de pequeno porte, já que os do hospital são grandes e de difícil transporte e as ambulâncias, que têm esse balão, estavam todas fora da cidade transportando pacientes. Nós trabalhamos em parcerias com as cidades vizinhas, tanto é que ontem nós emprestamos uma ambulância ao hospital do Junco para socorrer uma pessoa vítima de mais uma banqueta. Isso é normal dentro da saúde”, afirmou Batista.

Após informações checadas com a coordenadora dos PSF’s de Equador Luzinete Barbosza, constatou-se que todos os dias, de segunda à sexta-feira têm médicos de plantão nos postos, ficando apenas a quarta-feira no PSF-1 devido ao médico Dr. Ilário Ferreira se encontrar de licença médica. “Nós estamos encaminhando as consultas de pré-natal do Dr. Ilário para o hospital até o retorno do médico e Dr. Juranil, plantonista da quarta-feira do hospital é muito competente e ético. Quanto ao material odontológico, este está para chegar, não foi providenciado antes devido à crise que a prefeitura vem passando, mas na próxima semana esse atendimento volta a funcionar”, afirma Luzinete. Para todo profissional de jornalismo é importante, acima de tudo, a ética, coisa que aprendemos na UNIVERSIDADE, “Ética Profissional no Jornalismo”.

COMUNICADO

A Secretaria Municipal de Educação, juntamente com as Escolas municipais e estaduais, comunica aos pais de alunos ou alunas, mães ou responsáveis, que a partir do dia 16 até 26 de novembro de 2010 estarão realizando a matrícula antecipada para alunos com deficiência, procurando assim está respeitando a diferença e garantindo uma escola para todos e todas. A secretária municipal de Educação, Cacilda Cândido agradece antecipadamente e diz que essa é a melhor maneira de se fazer educação com educação.

Dr. Vanildo vence mais uma! Vitória nas eleições da presidência da Câmara Municipal de Equador



O prefeito do município de Equador, Vanildo Fernandes (PDT) venceu as eleições da Mesa Diretora da Câmara Municipal realizada quinta-feira (11), isso significa dizer que o número 11 é hoje uma diferença nas eleições de Equador, pois foi com uma diferença de 11 votos que Dr. Vanildo se elegeu prefeito da cidade e com o mesmo número, apesar de ser uma data, conseguiu vitória nas eleições da presidência da Câmara Municipal.
A chapa eleita foi a encabeçada pelo vereador Sebastião Carlos Derick, principal aliado do prefeito Vanildo, que assume a presidência em janeiro de 2011. A vice-presidência ficou com Josa Nunes (PDT), a primeira secretaria com Inácio Murica (PDT) e a segunda com o vereador Francisco Grangeiro (PSB), que mesmo integrando o grupo da oposição, votou em Carlinhos. O vereador Dirceu dos Santos (PDT) também votou na chapa vencedora. Raú Guedes (PR) encabeçou a outra chapa com Júnior de Cajú (PTB) vice-presidente; Arli Azevedo (PT) e Cletson Oliveira (PR), 1° e 2° secretários, mas não obtiveram êxito na eleição.
Apesar de o vereador Chico Granjeiro ter sido eleito pelo sistema político que faz oposição a atual administração, sua veia política voltada para o povo, fez com ele procurasse, da melhor maneira possível, trabalhar em prol do município e isso só seria possível usando a bandeira da PAZ, ou seja, se aliando a atual administração que se encontrava impossibilitada de trabalhar e desenvolver seus projetos devido a imposição dos vereadores da oposição, que formava a maioria na Casa.
Para a grande maioria do povo de Equador a decisão do vereador Chico Granjeiro foi plausível, pois as “guerras” políticas existem e os “conchavos” também. “É melhor existir essa paz entre os políticos. A paz é boa para o município e eu acho que político tem que pensar no povo e na melhoria da cidade, pois é para isso que eles são eleitos”. Afirma Norma Santiago.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

TORNEIO DE FUTSAL DA II SEMANA DA JUVENTUDE MOVIMENTA EQUADOR



Esporte como fator de mudança social e resgate dos jovens é uma das marcas deixadas pela II SEMANA DA JUVENTUDE, que mais uma vez esse ano promoveu o Torneio de Futsal do PROJOVEM. Com a participação de oito equipes, o torneio foi disputado no Ginásio Poliesportivo "O Gilsão" neste dia 10 de novembro, apartir das 18 horas.
Após a disputa de todas as partidas, o evento acabou com a equipe da Escola Estadual Profª Isabel Ferreira consagrando-se campeã. O time composto pelos jovens do programa PROJOVEM ficou com o segundo lugar, seguido do time da Escola Estadual Dom Manoel Tavares de Araújo que foi o terceiro colocado.
Parabenizamos os campeões e também as demais equipes que abrilhantaram o torneio, levando às centenas de pessoas que prestigiaram o evento, muita diversão e belas disputas esportivas.

!1ª COPA PROJOVEM DE JIU-JÍTSU É SUCESSO!



Mais uma vez o esporte em Equador deu provas de ser um meio para trazer os jovens de volta a sua dignidade e aos seus direitos de lazer e cidadania.
Na noite de 9 de novembro, o Ginásio Poliesportivo "O Gilsão" foi palco para a realização da 1ª COPA PROJOVEM DE JIU-JÍTSU para Faixas Brancas. Organizado pela Academia Poderosos Dragões, este evento foi idealizado pelo Programa PROJOVEM em parceria com a Prefeitura Municipal de Equador, Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer e o CRAS - Casa das Famílias.
O Campeonato teve a participação de 22 jovens e crianças divididos em 3 categorias. Para abrir o evento, houve uma luta casada e de apresentação entre crianças de 11 anos, da categoria mirim da academia. No decorrer da noite, as lutas levaram as pessoas que foram presenciar o espetáculo ao delírio.
O Evento foi também o ponto de partida da II SEMANA DA JUVENTUDE EQUADORENSE, que mais uma vez traz uma reflexão sobre o protagonismo jovem no mundo atual.

CLASSIFICAÇÃO DA 1ª COPA PROJOVEM DE JIU-JÍTSU

Categoria Masculino Juvenil
1º Lugar: Leo Jaime
2º Lugar: Adenilson
3º Lugar: Erivaldo

Categoria Feminino Juvenil
1º Lugar: Larissa
2º Lugar: Daniela
3º Lugar: Ozimara

Categoria Infanto-Juvenil
1º Lugar: João Vinicius
2º Lugar: Diogenes
3º Lugar: Raely

Parabéns a todos os responsaveis pelo Evento e aos atletas que lutaram com honra e muita garra.

CÂMARA MUNICIPAL DE EQUADOR ANTECIPA ELEIÇÃO DA MESA DIRETORA E DUAS CHAPAS REGISTRARAM CANDIDATURAS



A safra de antecipação da eleição para a Mesa Diretora continua em alta no Seridó. Nesta quinta-feira (11) acontece em sessão extraordinária a partir das 16h, a eleição para a nova composição dos dirigentes da Câmara Municipal de Equador. Situação e oposição registraram suas chapas. Em 2008, o prefeito Vanildo Fernandes (PDT) foi eleito com minoria no legislativo, mas espera agora conseguir fazer um presidente aliado.
É que o vereador Carlinhos Derick (PP) já conta com o apoio de cinco vereadores para presidir a Casa a partir de janeiro do próximo ano. Encabeçando a chapa, Carlinhos registrou sua chapa que tem Josa Nunes (PDT) como vice-presidente, Murica (PDT) e Chico Granjeiro (PSB), 1° e 2° secretários. O vereador Dirceu dos Santos (PDT) completa os cinco votos necessários. Na oposição, Raú Guedes (PR) encabeça a chapa com Júnior de Cajú (PTB) vice-presidente; Arli Azevedo (PT) e Cletson Oliveira (PR), 1° e 2° secretários.

HENRIQUE E BENES: OS POTIGUARES NA COMISSÃO QUE FOI DISCUTIR COM O PALÁCIO DO PLANALTO UM APOIO FINANCEIRO AS PREFEITURAS



Uma comissão de representantes de federações estaduais de municípios e da Confederação Nacional dos Municípios, liderada pelo presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte e vice-presidente da CNM, prefeito Benes Leocádio, se reuniu nesta quarta-feira (10) no Palácio do Planalto, com o ministro Alexandre Padilha, das Relações Institucionais. O encontro deu continuidade às negociações iniciadas em Natal, no final de outubro, para que o Governo Federal faça um novo aporte de recursos para compensar os municípios pelas perdas no FPM. Do encontro, articulado pelo deputado Henrique Eduardo Alves, participaram, além do líder do PMDB na Câmara, o senador Valdir Raupp (RO) e deputado Mendes Ribeiro (RS).
Ficou acertada a entrega, pela CNM, de um documento com a proposta de apoio financeiro aos municípios, semelhante ao concedido em três parcelas no segundo semestre de 2009. Um projeto de lei encaminhado este ano pelo Governo Lula propõe a reposição de novas perdas do FPM, mas não atende aos anseios dos prefeitos, uma vez que se refere à variação entre 2009 e 2010. Os prefeitos querem que a compensação leve em conta o FPM de 2008, em cujo final de ano começou a crise que levou à queda dos repasses do FPM. Por sugestão de Henrique, o governo estudará a concessão de novo apoio financeiro aos municípios por meio da edição de uma Medida Provisória.

FPM DE NOVEMBRO PODERÁ VIR COM QUEDA NAS TRÊS PARCELAS

E mais queda de repasses para as Prefeituras... Com valor 6,9% menor que 2009, o primeiro repasse do FPM de novembro entra na conta das prefeituras nesta quarta-feira (10). Em valores corrigidos pela inflação, o repasse será 6,9% menor que o do mesmo período de 2009.
O presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski antecipa que se os valores previstos pela Receita Federal do Brasil para os próximos dois repasses se confirmarem, o mês fechara com total de R$ 4,2 bilhões. Valor que será 11% menor que o repasse do ano passado e 14% menor que no período pré-crise do Fundo em 2008. Uma das reivindicações agora será um novo aporte financeiro para minimizar as dificuldades das Prefeituras com a queda dos repasses FPM.

PREFEITO POTIGUAR, BENES LEOCÁDIO É ELEITO PARA PRIMEIRO VICE-PRESIDENTE DA CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS MUNICÍPIOS

O presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), prefeito Benes Leocádio, foi eleito nesta terça-feira (09), primeiro vice-presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM). Benes ocupava a segunda vice-presidência que fica vaga e terá eleição na próxima assembléia geral da CNM, marcada para 15 de dezembro, também em Brasília.
Também na tarde desta terça-feira, a assembléia geral da Confederação Nacional dos Municípios elegeu um novo primeiro secretário. Os dois postos do Conselho Diretor da CNM haviam ficado vagos com a renúncia dos seus respectivos ocupantes. Os prefeitos: Francisco Medeiros (Parelhas), Ivanildinho Albuquerque (Timbaúba), Alexandre Dantas (Carnaúba), Sinval Salomão (Florânia), Júnior Laurentino (Tenente Laurentino), Jackson Dantas (São José), Padre Jocimar (Jardim do Seridó), Rogério Mariz (Serra Negra), também estão em Brasília.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

CALEM A BOCA, NORDESTINOS!



Por José Barbosa Junior

A eleição de Dilma Rousseff trouxe à tona, entre muitas outras coisas, o que há de pior no Brasil em relação aos preconceitos. Sejam eles religiosos, partidários, regionais, foram lançados à luz de maneira violenta, sádica e contraditória.
Já escrevi sobre os preconceitos religiosos em outros textos e a cada dia me envergonho mais do povo que se diz evangélico (do qual faço parte) e dos pilantras profissionais de púlpito, como Silas Malafaia, Renê Terra Nova e outros, que se venderam de forma absurda aos seus candidatos. E que fique bem claro: não os cito por terem apoiado o Serra… outros pastores se venderam vergonhosamente para apoiarem a candidata petista. A luta pelo poder ainda é a maior no meio do baixo-evangelicismo brasileiro.
Mas o que me motivou a escrever este texto foi a celeuma causada na internet, que extrapolou a rede mundial de computadores, pelas declarações da paulista, estudante de Direito, Mayara Petruso, alavancada por uma declaração no twitter: “Nordestino não é gente. Faça um favor a SP, mate um nordestino afogado!”.
Infelizmente, Mayara não foi a única. Vários outros “brasileiros” também passaram a agredir os nordestinos, revoltados com o resultado final das eleições, que elegeu a primeira mulher presidentE ou presidentA (sim, fui corrigido por muitos e convencido pelos “amigos” Houaiss e Aurélio) do nosso país.
E fiquei a pensar nas verdades ditas por estes jovens, tão emocionados em suas declarações contra os nordestinos. Eles têm razão!
Os nordestinos devem ficar quietos! Cale a boca, povo do Nordeste!
Que coisas boas vocês têm pra oferecer ao resto do país?
Ou vocês pensam que são os bons só porque deram à literatura brasileira nomes como o do alagoano Graciliano Ramos, dos paraibanos José Lins do Rego e Ariano Suassuna, dos pernambucanos João Cabral de Melo Neto e Manuel Bandeira, ou então dos cearenses José de Alencar e a maravilhosa Rachel de Queiroz?
Só porque o Maranhão nos deu Gonçalves Dias, Aluisio Azevedo, Arthur Azevedo, Ferreira Gullar, José Louzeiro e Josué Montello, e o Ceará nos presenteou com José de Alencar e Patativa do Assaré e a Bahia em seus encantos nos deu como herança Jorge Amado, vocês pensam que podem tudo?
Isso sem falar no humor brasileiro, de quem sugamos de vocês os talentos do genial Chico Anysio, do eterno trapalhão Renato Aragão, de Tom Cavalcante e até mesmo do palhaço Tiririca, que foi eleito o deputado federal mais votado pelos… pasmem… PAULISTAS!!!
E já que está na moda o cinema brasileiro, ainda poderia falar de atores como os cearenses José Wilker, Luiza Tomé, Milton Moraes e Emiliano Queiróz, o inesquecível Dirceu Borboleta, ou ainda do paraibano José Dumont ou de Marco Nanini, pernambucano.
Ah! E ainda os baianos Lázaro Ramos e Wagner Moura, que será eternizado pelo “carioca” Capitão Nascimento, de Tropa de Elite, 1 e 2.
Música? Não, vocês nordestinos não poderiam ter coisa boa a nos oferecer, povo analfabeto e sem cultura…
Ou pensam que teremos que aceitar vocês por causa da aterradora simplicidade e majestade de Luiz Gonzaga, o rei do baião? Ou das lindas canções de Nando Cordel e dos seus conterrâneos pernambucanos Alceu Valença, Dominguinhos, Geraldo Azevedo e Lenine? Isso sem falar nos paraibanos Zé e Elba Ramalho e do cearense Fagner…
E Não poderia deixar de lembrar também da genial família Caymmi e suas melodias doces e baianas a embalar dias e noites repletas de poesia…
Ah! Nordestinos…
Além de tudo isso, vocês ainda resistiram à escravatura? E foi daí que nasceu o mais famoso quilombo, símbolo da resistência dos negros á força opressora do branco que sabe o que é melhor para o nosso país? Por que vocês foram nos dar Zumbi dos Palmares? Só para marcar mais um ponto na sofrida e linda história do seu povo?
Um conselho, pobres nordestinos. Vocês deveriam aprender conosco, povo civilizado do sul e sudeste do Brasil. Nós, sim, temos coisas boas a lhes ensinar.
Por que não aprendem conosco os batidões do funk carioca? Deveriam aprender e ver as suas meninas dançarem até o chão, sendo carinhosamente chamadas de “cachorras”. Além disso, deveriam aprender também muito da poesia estética e musical de Tati Quebra-Barraco, Latino e Kelly Key. Sim, porque melhor que a asa branca bater asas e voar, é ter festa no apê e rolar bundalelê!
Por que não aprendem do pagode gostoso de Netinho de Paula? E ainda poderiam levar suas meninas para “um dia de princesa” (se não apanharem no caminho)! Ou então o rock melódico e poético de Supla! Vocês adorariam!!!
Mas se não quiserem, podemos pedir ao pessoal aqui do lado, do Mato Grosso do Sul, que lhes exporte o sertanejo universitário… coisa da melhor qualidade!
Ah! E sem falar numa coisa que vocês tem que aprender conosco, povo civilizado, branco e intelectualizado: explorar bem o trabalho infantil! Vocês não sabem, mas na verdade não está em jogo se é ou não trabalho infantil (isso pouco vale pra justiça), o que importa mesmo é o QUANTO esse trabalho infantil vai render. Ou vocês não perceberam ainda que suas crianças não podem trabalhar nas plantações, nas roças, etc. porque isso as afasta da escola e é um trabalho horroroso e sujo, mas na verdade, é porque ganha pouco. Bom mesmo é a menina deixar de estudar pra ser modelo e sustentar os pais, ou ser atriz mirim ou cantora e ter a sua vida totalmente modificada, mesmo que não tenha estrutura psicológica pra isso… mas o que importa mesmo é que vão encher o bolso e nunca precisarão de Bolsa-família, daí, é fácil criticar quem precisa!
Minha mensagem então é essa: – Calem a boca, nordestinos!
Calem a boca, porque vocês não precisam se rebaixar e tentar responder a tantos absurdos de gente que não entende o que é, mesmo sendo abandonado por tantos anos pelo próprio país, vocês tirarem tanta beleza e poesia das mãos calejadas e das peles ressecadas de sol a sol.
Calem a boca, e deixem quem não tem nada pra dizer jogar suas palavras ao vento. Não deixem que isso os tire de sua posição majestosa na construção desse povo maravilhoso, de tantas cores, sotaques, religiões e gentes.
Calem a boca, porque a história desse país responderá por si mesma a importância e a contribuição que vocês nos legaram, seja na literatura, na música, nas artes cênicas ou em quaisquer situações em que a força do seu povo falou mais alto e fez valer a máxima do escritor: “O sertanejo é, antes de tudo, um forte!”
Que o Deus de todos os povos, raças, tribos e nações, os abençoe, queridos irmãos nordestinos. Para todos os urbanistas - mais estudo !

terça-feira, 9 de novembro de 2010

FESTA DE SÃO SEBASTIÃO EM EQUADOR DE 25 DE NOVEMBRO A 05 DE DEZEMBRO



Edione Nóbrega
A festa do Padroeiro do município de Equador, São Sebastião, traz como tema este ano “A Família, Formadora de Valores Humanos e Cristãos”. De acordo com padre Célio, pároco da cidade, a FAMÍLIA nos tempos de hoje, tanto e talvez mais que outras instituições, tem sido posta em questão pelas amplas, profundas e rápidas transformações da sociedade e da cultura.
Ainda de acordo com o padre, Muitas famílias vivem esta situação na fidelidade àqueles valores que constituem o fundamento do instituto familiar. Outras tornaram-se incertas e perdidas frente a seus deveres, ou ainda mais, duvidosas e quase esquecidas do significado último e da verdade da vida conjugal e familiar. Outras, por fim, estão impedidas por variadas situações de injustiça de realizarem os seus direitos fundamenta.

Para a realização e sucesso da festa foi montada uma programação especial. Consta da programação religiosa, a partir do dia 25 de novembro até 5 de dezembro.

25/11 - (QUINTA-FEIRA) – Abertura da Festa.
19hs – Procissão saindo da Capela de São Sebastião em direção à Matriz, seguindo-se de hasteamento do Estandarte e Missa em ação de graças por todos os equadoenses.

26/11 - (SEXTA-FEIRA) - Noite dedicada aos poderes públicos.
6hs – Missa na Matriz.
12hs – Hora da Graça na Matriz.
19hs – 1ª. Novena.
Tema: As relações e os valores familiares segundo a Bíblia.
Pregador: Pe. Célio Azevedo.
Responsáveis: Setor missionário São José, Prefeitura Municipal e Câmara Municipal.

27/11 - (SÁBADO) – Noite dedicada aos agricultores.
8hs – Missa da 1ª. Eucaristia na Matriz.
12hs – Hora da Graça na Mtriz.
19hs – 2ª. Novena.
Tema: Família: valores a descobrir e redescobrir.
Pregadores: Rosimeri e Zequinha.
Responsáveis – Setores missionários Nossa Senhora da Conceição, Virgem dos pobres, Santo Antonio, Emater, Prefeitura Municipal e Sindicato dos trabalhadores rurais.

28/11 - (DOMINGO) – Noite dedicada à catequese.
19hs – Missa e 3ª. Novena.
Tema: Família e virtudes sociais.
Pregador: Pe. Célio Azevedo.
Responsáveis – Setor missionário Nossa Senhora das Graças e coordenadores de catequese.

29/11 - (SEGUNDA-FEIRA) – Noite dedicada às pastorais.
6hs – Missa na Matriz.
12hs – Hora da Graça na Matriz.
19hs – 4ª. Novena.
Tema: A Paróquia: organismo que ajuda a família na formação de valores.
Pregadores: Pe. Valdecir Donato e Pe. Jaime Francisco.
Responsáveis – Setor missionário São Sebastião e coordenadores das pastorais.

30/11 - (TERÇA-FEIRA) – Noite dedicada à Juventude.
12hs – Hora da Graça na Matriz.
19hs – Missa, Crisma e 5ª. Novena presidida pelo Senhor Bispo Diocesano, Dom Delson.
Tema: Crisma, compromisso e amadurecimento na fé.
Pregador: Dom Delson.
Responsáveis – Setor missionário Santa Edwirgens e Pastoral da Crisma.

01/12 - (QUARTA-FEIRA) – Noite dedicada aos movimentos paroquiais.
6hs – Missa na Matriz.
12hs – Hora da Graça na Matriz.
19hs – 6ª. Novena.
Tema: Aspectos econômicos da família que forma.
Pregador: Pe. Rômulo Azevedo da Silva.
Responsáveis – Setor missionário Nossa Senhora Aparecida e coordenadores dos movimentos.

02/12 - (QUINTA-FEIRA) – noite dedicada aos idosos.
8hs – Missa da Unção dos Enfermos na Matriz, presidida pelo Monsenhor Raimundo Sérvulo da Silva.
12hs – Hora da Graça na Matriz.
16hs – Casamentos comunitários na Matriz.
19hs – 7ª. Novena.
Tema: Família e os meios de comunicação social.
Pregador: Pe. João Paulo.
Responsável – Pastoral da pessoa idosa.

03/12 - (SEXTA-FEIRA) - Noite dedicada à educação.
5hs – Caminhada penitencial saindo da Matriz para o Cemitério, onde haverá Missa pelos falecidos.
12hs – Hora da Graça na Matriz.
19hs – 8ª. Novena.
Tema: Escola: um dos organismos que ajuda a família a transmitir valores.
Pregador: Pe. José Joácio da Nóbrega.
Responsável – Secretária municipal de educação.

04/12 - (SÁBADO) – Noite dedicada aos motoristas, motoqueiros, ciclistas e equadoenses ausentes.
12hs – Hora da Graça na Matriz.
15hs e 30 – Batizados na Matriz.
18h e 30 – Carreata saindo da Cohab conduzindo a venerável Imagem de São Sebastião pelas ruas da cidade em direção à Matriz.
19hs – 9ª. Novena.
Tema: A família, célula primeira e vital da sociedade.
Pregador: Diác. Francisco Antonio Dias.
Responsável – Grupo do terço dos homens.

05/12 - (DOMINGO) - DIA DA FESTA
5hs – Alvorada festiva.
10hs – Solene Concelebração Eucarística, presidida pelo Monsenhor Edson Medeiros de Araújo, vigário geral da diocese de Caicó.
17hs – Procissão conduzindo a Imagem de São Sebastião, bênção do Santíssimo Sacramento, descerramento do Estandarte, agradecimentos e resultado parcial da Festa.


Programação Social

25/11 - quinta-feira
- Após a Missa, confraternização familiar e partilha do bolo de São Sebastião no Centro Pastoral.

26/11 - sexta-feira
- Após a novena, noite do cachorro quente e salgados no centro pastoral.

27/11 – sábado
- Após a novena, jantar de confraternização e leilão no centro pastoral.

28/11 – domingo
- A partir do meio dia, moto lama na fazenda Demócrito.
- A partir das 16hs, chá da vovó no Ginásio de esportes Gilsão com a participação de grupos de idosos municipal de Equador e de cidades vizinhas.
- Após a novena, noite dos doces no centro pastoral.

03/12 – sexta-feira
- A partir das 8hs, solenidade de aposição de placa do nome da Prefeitura Municipal: Palácio municipal José Marcelino de Oliveira
04/12 – sábado
Dia de homenagem ao senhor José Marcelino de Oliveira
- Após a novena festa na praça de eventos com Banda Ariaxé e Canidé Moreno, patrocinada pela Prefeitura municipal.

05/12 – domingo
- A partir do meio-dia, leilão de São Sebastião em frente à Matriz.
- Após a procissão, desfile das candidatas da festa e sorteio de prêmios em frente à Matriz.
- Após o encerramento da festa do Padroeiro, festa na praça de eventos com Passageiros do forró e Mibanda, patrocinada pela Prefeitura municipal.

Professores do Projeto Rondon visitam município de Equador



Edione Nóbrega
Uma equipe de 39 professores universitários de todo o país, vinculados ao Projeto Rondon, farão uma visita preliminar em diversas cidades do Rio Grande do Norte.No município de Equador estão as professoras Maria José, conhecida como Maju, doutora em Pedagogia, professora da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul e coordenadora do Conjunto A do Projeto Rondon e Naraiana de Deus Nogueira, de Minas Gerais, coordenadora do grupo B do Projeto.
As professoras apresentaram o projeto e seu objetivo e receberão atendimento nas áreas de comunicação; cultura; direitos humanos e justiça; educação; meio ambiente; saúde; tecnologia e produção de trabalho. O encontro aconteceu às 9h no auditório da Prefeitura Municipal.
Após a reunião as professoras farão visitas aos órgãos públicos como: escolas, hospital CRAS,grupo de idosos, PSF's entre outros. As cidades visitadas pelo grupo do Projeto Rondon são na maioria da região do Seridó como: Carnaúbas dos Dantas, Cerro Corá, Florânia, Jardim de Piranhas, Jardim do Seridó, Jucurutu, Lagoa Nova, Parelhas, São Fernando, São João do Sabugi, São José do Seridó, São Vicente, Serra Negra do Norte, Tenente Laurentino Cruz e Timbaúba dos Batistas. A fase dos trabalhos do projeto nos municípios ficou delimitada entre os dias 22 de janeiro e 07 de fevereiro de 2011.

Mais de 70 prefeitos do RN participam de mobilização nacional em Brasília



Mais de 70 prefeitos do Rio Grande do Norte participam na próxima quarta-feira (10), da mobilização convocada pela Confederação Nacional dos Municípios denominada "O Movimento Municipalista, o Novo Governo e o Novo Congresso". A mobilização objetiva ratificar os principais pleitos dos municípios junto ao Congresso e ao Governo, definir estratégias para o encaminhamento das propostas e atualizar a agenda da luta municipalista.
O financiamento da Saúde, a redistribuição dos royalties, o encontro de contas com a Previdência e a compensação financeira pelas perdas no Fundo de Participação dos Municípios são alguns dos principais pontos da pauta da mobilização em Brasília. O principal evento será aberto às 9 horas da próxima quarta-feira, no auditório Senador Petrônio Portela, no Senado Federal.
Neste sentido, os prefeitos potiguares seguem para Brasília com uma expectativa ainda maior. Na última semana de outubro, mais de 80 prefeitos participaram de mobilização convocada pela FEMURN para discutir as principais reivindicações com a bancada federal no Congresso. Ao participar da reunião realizada no auditório da Federação das Indústrias do RN (FIERN), o líder do PMDB na Câmara, deputado Henrique Alves, assumiu, em nome do governo e de sua bancada, o compromisso de agilizar a tramitação da proposta de compensação financeira pelas perdas no FPM, que estão inviabilizando financeira e administrativamente os municípios potiguares, em particular.

Contribuinte poderá consultar terça-feira o sexto lote de restituições do IR




A Receita Federal do Brasil abre na próxima terça-feira (09), às 9h, a consulta ao sexto lote multiexercício de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física.
Para saber se terá a restituição liberada o contribuinte poderá acessar a página da Receita na internet ou ligar para 146. É preciso informar o número do CPF ao fazer a consulta.
No dia 16 de novembro de 2010, serão creditadas, simultaneamente, as restituições referentes ao exercício de 2010 (ano-base 2009) residuais de 2009 (ano-base 2008) e de 2008 (ano-base 2007). O depósito bancário será feito para 558.809 contribuintes com imposto a restituir, no montante total de R$ 749.895.285,10.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Concurso A Mais Bela Voz de Equador descobre novos talentos




Edione Nóbrega
O locutor Nestor Santana, de Parelhas foi o grande animador da noite do último sábado, em Equador, do concurso A Mais Bela Voz de Equador, no Ginásio Poliesportivo “O Gilsão”. O concurso foi realizado na cidade e os primeiro e segundo colocados vão disputar o primeiríssimo lugar do concurso dia em Jardim do Seridó, quando acontece a grande finalíssima.
Foram 13 participantes cantando os mais diversos rítimos desde o forró até o rock e a premiação para os três primeiros colocados foi troféus. O primeiro lugar ficou com Taíse da Carneira com a música gospel, Sonda-me, o segundo colocado, Robeilsom Sabino cantou a música de Legião Urbana, Pais e Filhos, o terceiro colocado foi Adriano Bacana que cantou a música do cantor Léo Magalhães, Estou no Celular, a quarta colocada foi Aldenise, também do Sítio Carneira que cantou uma música gospel, a quinta colocação ficou com Jardel Oliver que cantou a música da Banda Garota Safada, Tentativas em Vão e o sexto colocado foi Hugo Paulino que cantou a música Tem que ser Você, da dupla sertaneja Vitor e Léo.
A mesa julgadora avaliou os candidatos em cinco ítens: voz, dicção, ritmo, interpretação e desembaraço. O Festival tem o objetivo de revelar novos talentos na música do Seridó e possibilitar aos participantes, o congraçamento e a integração, através da música e da arte. Os dois primeiros colocados disputarão a grande finalíssima do concurso na cidade e data ainda sem definição.

No auge dos seus 90 anos, Dom Eugênio Sales mantém conceitos sobre bandidagem, evangélicos e padres pedófilos



O Jornal Folha de São Paulo traz uma polêmica entrevista com o cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales. Nascido em Acari, Dom Eugênio vai completar 90 anos de idade, e neste sábado (06), uma missa em ação de graças será celebrada na Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro. Dom Eugênio comandou a Arquidiocese do Rio por 30 anos, e é considerado uma das autoridades mais importantes e influentes do catolicismo no Brasil.
O homem sisudo, de voz e passos firmes, deu lugar a um senhor que caminha com dificuldade, fala baixo e ri. Suas idéias, contudo, não mudaram. Diz que bandido deve ser tratado como bandido, não como cidadão.
Folha - O sr. foi sagrado bispo aos 33 anos e tornou-se cardeal aos 48. É uma trajetória rara na igreja, não?
Eugenio de Araújo Sales - Não é comum, mas não me julgo uma pessoa excepcional por isso. Apenas procurei cumprir meus deveres. Sempre disseram que eu era tradicionalista, mas nunca me classifiquei assim.
Folha - Incomodava ser chamado de tradicionalista enquanto, durante a ditadura, o sr. ajudou entre 4.000 e 5.000 perseguidos políticos a sair do país?
Eu não achava bom ser chamado de tradicionalista. Mas continuava meu trabalho da mesma forma.
Folha - O sr. ligou mesmo para o então ministro do Exército, general Sylvio Frota [ministro do presidente Ernesto Geisel, de 1974 a 1977], e disse: "Se receber a comunicação que estou protegendo comunistas no Palácio [São Joaquim, sede da arquidiocese], saiba que é verdade"?
Disse, mas não para agredir. Estava revelando amizade, mas independência também. Não houve reação negativa dele. Uma vez fui chamado para receber a Medalha do Pacificador [concedida pelo Exército], mas não quis porque a situação era muito difícil. Frota entendeu que não fazia aquilo como afronta. Eles sabiam que eu não era comunista.
Folha - Hoje temos a questão da violência, do tráfico. Qual o papel da igreja nesse cenário?
O mesmo daquela época. Por mais de uma vez bandidos armados pararam meu carro quando eu subia para o Sumaré [região do alto da floresta da Tijuca]. Quando viram que eu estava no carro, mandaram seguir. Depois disso, sempre passo com as luzes internas acessas. É sempre um susto. Eles conhecem o carro e procuram esconder armas. Entendo o sofrimento deles, mas isso não justifica seus atos. Bandidos têm que ser tratados como bandidos, não como cidadãos. Bandido tem direitos humanos. Não tem direito de ser bandido, mas não pode ser injustiçado.
Folha - Como o sr. vê o crescimento das igrejas evangélicas?
Elas têm presença forte e avançam, mas não me alarmo. Já participei de várias celebrações com pastores. Não queremos agradar para conquistar, mas expor nossos pontos de vista. É trabalho de entendimento, mas não com todos os protestantes. Esses donos de TV e rádio atacam a igreja. Não vou atacar porque fui atacado. A questão não é o número de fiéis, mas viver em Deus.
Folha - Como o sr. vê o debate sobre aborto e união homossexual?
A igreja tem doutrina. O casamento é homem e mulher, foi ensinado por Jesus. A igreja é contra o homossexualismo, mas não se deve desprezar o homossexual. Ele deve ser tratado com caridade. A adoção por parte de homossexuais é outro problema. Não se pode expor uma criança a isso.
Folha - A igreja enfrenta graves acusações de ter acobertado casos de pedofilia. Como o sr. encarou isso?
A igreja agiu, mas talvez não com muito rigor. Precisava ter sido mais enérgica. Porém, parece ter havido um complô de ataques à igreja, aproveitando-se de um fato e generalizando para o todo.
Folha - O sr. chegou a ser considerado candidato ao papado. Imaginou que pudesse ser papa?
Nunca sonhei em chegar aonde cheguei. Ser papa é um sacrifício e jamais pensei nessa possibilidade.

Ministério Público Federal investigará erro em gabarito do Enem



O Ministério Público Federal de São Paulo afirmou que deve analisar, na segunda-feira, o problema no gabarito e, se achar necessário, pedir a anulação da prova. O MPF já ingressou com uma ação antes do exame para pedir o cancelamento da prova por causa da proibição do lápis. Qualquer irregularidade que houver, o MPF pode tomar as medidas cabíveis, visando a defender coletivamente s interessados, assim como fez no caso da proibição do lápis, da borracha e do relógio - disse a procuradora Maria Luiza Grabner.
Segundo ela, o MP pode abrir procedimento para investigar o ocorrido mesmo que não seja procurado pelos alunos que se sentirem prejudicados. - Qualquer coisa que dificulte a realização da prova tem que ser averiguada, para ver se é uma questão crucial ou não - afirmou a procuradora.

Rádio seridoense de luto: morre Moacir da Rádio Rural



Um dos mais antigos técnicos em eletrônica do rádio seridoense, Moacir Mauricio Dantas faleceu nesta madrugada, em Serra Negra do Norte. Funcionário aposentado da Rádio Rural AM de Caicó, Moacir participava de uma solenidade da loja Maçônica "Trabalho e Fraternidade" e sofreu um ataque cardíaco fulminante. O radialista sofria de diabetes. Moacir já estava aposentado, e dedicou grande parte de sua vida à Rádio Rural. Era responsável pela manutenção também, antes de se aposentar, de todas as rádios da Fundação Educacional Santana, como Rural FM e Rural de Parelhas. O sepultamento de Moacir acontecerá neste domingo em Caicó, cidade onde residia com seus familiares.
A história da Rádio Rural se confunde com Moacir Dantas. Em 1961, quando Dom Manoel Tavares conseguiu uma ajuda da Alemanha para comprar os equipamentos da emissora, o bispo conheceu Moacir Mauricio e lhe convidou para exercer a função de técnico. Coube a ele a missão de montar a rádio, com a ajuda de engenheiros. Moacir deixa esposa e filhos, dentre eles, Padre Fabiano Dantas, que atualmente é ecônomo da Diocese de Caicó e Fabrício Dantas, atual técnico eletrônico de várias emissoras de rádio do Seridó.

Governadora eleita vai anunciar Equipe de Transição até o final da próxima semana



A governadora eleita Rosalba Ciarlini (DEM) deverá anunciar os seis integrantes da Equipe de Transição que irá colher informações sobre o atual quadro econômico, orçamentário, fiscal, tributário e de recursos humanos da administração pública do Estado. De acordo com o decreto publicado pelo governador Iberê Ferreira de Souza (PSB), a equipe será composta por seis nomes.
Rosalba deve anunciar os nomes na quinta-feira (11) ou sexta-feira (12), antes do feriadão, já que os trabalhos devem ser iniciados na terça-feira (16). A governadora eleita que ainda cumpre seu mandato de senadora da República até dezembro, também já confirma que estará no Movimento Municipalista, que acontece no Auditório Petrônio Portela, no Congresso Nacional, em Brasília. O evento é organizado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

A Folha de São Paulo, Henrique garante que não terá desavenças com o PT, mas quer presidir Câmara já em 2011




O jornal Folha de São Paulo conseguiu arrancar uma declaração do deputado federal Henrique Eduardo Alves (PMDB) em plena festa de casamento da sua filha, Andresa Azambuja Alves e Bruno Steinmann. "Eu gostaria de ser [presidente] no primeiro biênio para desafios que serão palpitantes para a Câmara, como reformas política e tributária. Eu estou lá há quarenta anos", disse Henrique no Rio de Janeiro.
Durante a festa, que foi prestigiada pelo vice-presidente eleito Michael Temer (PMDB) e o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, os três se sentaram juntos e conversaram ao pé do ouvido. "Se houver um impasse, eu delego ao Michel o poder de decidir. Não haverá confronto [com o PT]", disse Henrique. O "primeiro passo para a harmonia", afirmou Temer, foi o entendimento de que "os dois maiores partidos naturalmente devem ocupar" a presidência. "O segundo é a definição dos biênios".