Powered By Blogger

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

BIG BROTHER BRASIL


(por Luiz Fernando Veríssimo)

Que me perdoem os fiéis telespectadores do Big Brother Brasil (BBB), produzido e organizado pela nossa distinta Rede Globo, mas conseguimos chegar ao fundo do poço...A décima primeira (está indo longe essa porc....!) edição do BBB é uma síntese do que há de pior na TV brasileira. Chega a ser difícil,... encontrar as palavras adequadas para qualificar tamanho atentado à nossa modesta inteligência.
Dizem que em Roma, um dos maiores impérios que o mundo conheceu, teve seu fim marcado pela depravação dos valores morais do seu povo, principalmente pela banalização do sexo. O BBB é a pura e suprema banalização do sexo. É impossível assistir a este programa ao lado dos nossos filhos. São gays, lésbicas, heteros... todos, na mesma casa, a casa dos “heróis”, como são chamados por Pedro Bial. Não tenho nada contra gays, acho que cada um faz da vida o que quer, mas sou contra safadeza ao vivo na TV, seja entre homossexuais ou heterosexuais. O BBB é a realidade em busca do IBOPE...

Veja como Pedro Bial tratou os participantes do BBB. Ele prometeu um “zoológico humano divertido” . Não sei se será divertido, mas parece bem variado na sua mistura de clichês e figuras típicas.

Pergunto-me, por exemplo, como um jornalista, documentarista e escritor como Pedro Bial que, faça-se justiça, cobriu a Queda do Muro de Berlim, se submete a ser apresentador de um programa desse nível. Em um e-mail que recebi há pouco tempo, Bial escreve maravilhosamente bem sobre a perda do humorista Bussunda referindo-se à pena de se morrer tão cedo.
Eu gostaria de perguntar, se ele não pensa que esse programa é a morte da cultura, de valores e princípios, da moral, da ética e da dignidade.
Outro dia, durante o intervalo de uma programação da Globo, um outro repórter acéfalo do BBB disse que, para ganhar o prêmio de um milhão e meio de reais, um Big Brother tem um caminho árduo pela frente, chamando-os de heróis. Caminho árduo? Heróis?
São esses nossos exemplos de heróis?
Caminho árduo para mim é aquele percorrido por milhões de brasileiros: profissionais da saúde, professores da rede pública (aliás, todos os professores), carteiros, lixeiros e tantos outros trabalhadores incansáveis que, diariamente, passam horas exercendo suas funções com dedicação, competência e amor, quase sempre mal remunerados..
Heróis, são milhares de brasileiros que sequer têm um prato de comida por dia e um colchão decente para dormir e conseguem sobreviver a isso, todo santo dia.
Heróis, são crianças e adultos que lutam contra doenças complicadíssimas porque não tiveram chance de ter uma vida mais saudável e digna.
Heróis, são aqueles que, apesar de ganharem um salário mínimo, pagam suas contas, restando apenas dezesseis reais para alimentação, como mostrado em outra reportagem apresentada, meses atrás pela própria Rede Globo.
O Big Brother Brasil não é um programa cultural, nem educativo, não acrescenta informações e conhecimentos intelectuais aos telespectadores, nem aos participantes, e não há qualquer outro estímulo como, por exemplo, o incentivo ao esporte, à música, à criatividade ou ao ensino de conceitos como valor, ética, trabalho e moral.
E ai vem algum psicólogo de vanguarda e me diz que o BBB ajuda a "entender o comportamento humano". Ah, tenha dó!!!
Veja o que está por de tra$$$$$$$$$$$$$$$$ do BBB: José Neumani da Rádio Jovem Pan, fez um cálculo de que se vinte e nove milhões de pessoas ligarem a cada paredão, com o custo da ligação a trinta centavos, a Rede Globo e a Telefônica arrecadam oito milhões e setecentos mil reais. Eu vou repetir: oito milhões e setecentos mil reais a cada paredão.
Já imaginaram quanto poderia ser feito com essa quantia se fosse dedicada a programas de inclusão social: moradia, alimentação, ensino e saúde de muitos brasileiros?
(Poderiam ser feitas mais de 520 casas populares; ou comprar mais de 5.000 computadores!)
Essas palavras não são de revolta ou protesto, mas de vergonha e indignação, por ver tamanha aberração ter milhões de telespectadores.
Em vez de assistir ao BBB, que tal ler um livro, um poema de Mário Quintana ou de Neruda ou qualquer outra coisa..., ler a Bíblia, orar, meditar, passear com os filhos, ir ao cinema..., estudar... , ouvir boa música..., cuidar das flores e jardins... , telefonar para um amigo... , visitar os avós... , pescar..., brincar com as crianças... , namorar... ou simplesmente dormir.
Assistir ao BBB é ajudar a Globo a ganhar rios de dinheiro e destruir o que ainda resta dos valores sobre os quais foi construída nossa sociedade.
Um abismo chama outro abismo.

“SITUAÇÃO DO AÇUDE MAMÕES É PREOCUPANTE”: AFIRMA PREFEITO DR. VANILDO FERNANDES!

Edione Nóbrega
A Prefeitura Municipal de Equador, através de seu administrador o prefeito Dr. Vanildo Fernandes, enviou, ontem, ofício para o senhor Walter Gasi, presidente da Caern (Companhia de Água e Esgoto do Rio Grande do Norte), mostrando a atual situação do Açude Mamões do município de Equador.
Consta do ofício que o açude, ao longo do tempo, vem sofrendo os efeitos do aterramento e assoreamento e de acordo com a população se instalou, no balde do açude, um formigueiro capaz de comprometer a segurança de armazenamento de água naquele reservatório.
O prefeito está preocupado com a situação do Açude Mamões, que aumenta, na população de Equador, a necessidade por água daquele reservatório, sua capacidade de acumulação diminui, podendo gerar um futuro breve colapso no sistema de abastecimento de água para a população do município, visto que a demanda, por água, cresce ano a ano.
De acordo com o prefeito, a falta de atuação da Caern na conservação do único reservatório de água que abastece o município, mesmo estando sob sua gestão, afronta o que dispõe a Lei Federal nº 9.433/1997 da Política Nacional de Recursos Hídricos e a Lei Estadual nº 6.908/96 de Política Estadual de Recursos Hídricos.
Outra preocupação da atual administração é que o município, até o ano de 2015, vai precisar de um novo manancial, conforme consta no Atlas de Abastecimento Urbano de Água elaborado pela Agência Nacional de Águas no site www.ana.gov.br.
Diante das declarações o prefeito municipal solicita da Caern, responsável pela exploração de serviço de abastecimento de água da cidade, as seguintes providências: a imediata limpeza do balde do Açude Mamões objetivando a vistoria da segurança do reservatório; os serviços de desaterramento do açude como forma de voltar a armazenar o maior volume de água possível; o estudo técnico acerca da informação constante no Atlas de Abastecimento Urbano de Águas, de que o município de Equador precisa, até 2015, de um novo manancial.

PROFESSOR EDVANALDO DANTAS ASSUME SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO


Edione Nóbrega

O professor Edvanaldo Dantas da Costa assumiu, na última terça-feira a Secretaria Municipal de Educação e sua principal meta é fazer um trabalho voltado para o social dentro da educação. Para o secretário a tarefa da educação é delicada porque supõe, em princípio, amor, desprendimento, doçura, firmeza, paciência e acima de tudo, decisão.
Na opinião do secretário, sua função, na verdade, é desenvolver, implementar e zelar pela política de educação no município e apoiar programas e eventos difusores da educação, adotar e adaptar métodos e técnicas capazes de fazer da educação um processo atraente e acessível a todas as faixas da população.
“Minha proposta é acima de tudo, propor inovações e modernizações de valor reconhecido na área da educação, tornando-a instrumento de conscientização e formação de cidadania”. Edvanaldo afirma ainda que, “a secretaria de educação básica zela pela educação infantil, ensinos fundamental e médio. A educação básica é o caminho para assegurar a todos os brasileiros a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhes os meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores”.

EQUADOR TEM 47 NOTIFICAÇÕES DE CASOS DE DENGUE



Edione Nóbrega

A cidade de Equador, assim como todo o Estado do Rio Grande do Norte e todo o território brasileiro, vem convivendo há mais de uma década com a ocorrência de casos de dengue, inclusive com a circulação simultânea de três sorotipos do vírus. Vários fatores contribuem para a manutenção dessa situação epidemiológica desfavorável, como: índice de infestação, aumento de utilização de descartáveis, imóveis fechados, terrenos baldios com acúmulo de lixo, intermitência no fornecimento de água, condicionando a população a armazenar água sem os cuidados necessários.
A Prefeitura Municipal de Equador, através da coordenação de Endemias e Dengue do município vem trabalhando junto aos Agentes de Endemia e a comunidade em geral para diminuir o índice de notificações e de casos confirmados do dengue no município. A situação é preocupante, pois foram notificados, no mês de janeiro, 37 casos de dengue na cidade e conforme dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde, nove foram confirmados a doença e já no primeiro dia do mês de fevereiro foram notificados 10 casos.
De acordo com o coordenador municipal de Endemias Jerry Pontual é importante chamar a atenção da comunidade para as ações de controle do Dengue. “Vamos trabalhar juntos para eliminar o mosquito do dengue, pois diante da situação encontrada, a gente faz um apelo e convocamos toda à sociedade civil e organizada a participar efetivamente no controle do Dengue, a sua participação é fundamental. A dengue é uma doença que não tem vacina e a única forma de controlar é eliminar os criadouros do mosquito é seguir, criteriosamente, as instruções dos agentes de endemias que visitam sua residência”, conclui Jerry.

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE REALIZA MAIS DE 300 CONSULTAS DE ALTA E MÉDIA COMPLEXIDADE

Edione Nóbrega
A Secretaria Municipal de Saúde realiza, mensalmente, mais de 300 consultas de média e alta complexidade entre as cidades de Caicó e Natal. No mês de janeiro foram realizadas 14 atendimentos psiquiátricos, 36 raios-x, 7 mamografias, 6 tomografias computadorizadas, 6 atendimentos cardiológicos, 6 imunoterapias, 5 oncologias, 3 atendimentos hematológicos, 1 alergista, 4 dermatologistas, 1 pneumologista, 1 geneticista, 4 otorrinolaringologistas, 2 atendimentos com o nefrologista,, 1 endocrinologista, 4 eletrocardiogramas, 1 urologista, 1 neurocirurgião, 1 desitometria, 1 cintilografia, 1 ortopedia pediátrica, 1 cirurgia pediátrica, 1 reumatologista, 1 urologia venosa e 12 hemodiálises.
No Hospital Municipal Materno Infantil de Equador são realizados os atendimentos de utrasonografia – 42, eletrocardiogramas – 16, fisioterapia -117. Os médicos especialistas em endoscopia e pediatria estão de férias e está sendo contratado um médico especialista em ginecologia. A Prefeitura Municipal de Equador, através da Secretaria Municipal de Saúde, disponibiliza transporte para todas as consultas, em outras cidades, marcadas na Secretaria.

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

PREFEITURA AUTORIZOU O INÍCIO DO CORTE DE TERRA EM EQUADOR



Edione Nóbrega
A Prefeitura Municipal de Equador através da Secretaria Municipal de Agricultura, autorizou o inicio do Corte de Terra para a realização de plantios. mais de 150 agricultores serão beneficiados com o programa para o ano 2011. Cerca de 06 comunidades rurais já estão se beneficiando com a ação, pois o corte da terra começou na última quinta-feira (27/01)

Para que o município consiga obter uma boa produção e safra, é preciso, em primeiro momento, que o Corte de Terra se realize após as primeiras chuvas, visto que é uma época considerada fundamental para o sucesso do plantio.
A equipe da Prefeitura Municipal, na gestão do Prefeito Dr. Vanildo Fernandes, de forma organizada está conseguindo cumprir esta meta, gerando satisfação nas famílias agricultoras.Os agricultores interessados devem procurar a Secretaria de Agricultura de segunda à sexta das 7h30 às 13h30 munidos dos documentos de identidade e CPF.

Comunidades rurais inscritas no Programa de Corte de Terra:
Boqueirãozinho, Malhada da Areia, Galo Branco, Carneira, Quintos, Salgadinho, Juazeiro, Tanquinho, Jacu, Coqueiro, Baixa Grande, Serra Redonda, Cobiçado, Malhada Grande, Favela, Boa Vista, Caiçara e Caraça.

BANDA TARRAXINHA EM EQUADOR


Edione Nóbrega
Equador vai pegar fogo com o novo ritimo da Banda Tarraxinha, a original do Brasil no dia 18 de fevereiro a partir das 22h no Clube CESE. Além da Tarraxinha os equadorenses vão dançar swingueira com o grupo U’z Frajolas e o forró pé de serra com a Banda Forró Bom Só Só.
Em menos de cinco meses a BANDA TARRAXINHA invadiu o Brasil com suas músicas inéditas em um ritmo contagiante que ganhou o primeiro lugar nas melhores rádios do Brasil,e no coração da galera, o sucesso é tamanho que em tão pouco tempo já surgiram inúmeras cópias ilegais para tentar confundir os fãs, mas o que importa é que ninguém faz igual e o povo sabe disso a original é ah ah a TARRAXINHA!! O ritimo tarraxa da Angola foi adaptado no estilo simples e dançante que conquistou o Brasil.