Powered By Blogger

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

EQUADOR TEM 47 NOTIFICAÇÕES DE CASOS DE DENGUE



Edione Nóbrega

A cidade de Equador, assim como todo o Estado do Rio Grande do Norte e todo o território brasileiro, vem convivendo há mais de uma década com a ocorrência de casos de dengue, inclusive com a circulação simultânea de três sorotipos do vírus. Vários fatores contribuem para a manutenção dessa situação epidemiológica desfavorável, como: índice de infestação, aumento de utilização de descartáveis, imóveis fechados, terrenos baldios com acúmulo de lixo, intermitência no fornecimento de água, condicionando a população a armazenar água sem os cuidados necessários.
A Prefeitura Municipal de Equador, através da coordenação de Endemias e Dengue do município vem trabalhando junto aos Agentes de Endemia e a comunidade em geral para diminuir o índice de notificações e de casos confirmados do dengue no município. A situação é preocupante, pois foram notificados, no mês de janeiro, 37 casos de dengue na cidade e conforme dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde, nove foram confirmados a doença e já no primeiro dia do mês de fevereiro foram notificados 10 casos.
De acordo com o coordenador municipal de Endemias Jerry Pontual é importante chamar a atenção da comunidade para as ações de controle do Dengue. “Vamos trabalhar juntos para eliminar o mosquito do dengue, pois diante da situação encontrada, a gente faz um apelo e convocamos toda à sociedade civil e organizada a participar efetivamente no controle do Dengue, a sua participação é fundamental. A dengue é uma doença que não tem vacina e a única forma de controlar é eliminar os criadouros do mosquito é seguir, criteriosamente, as instruções dos agentes de endemias que visitam sua residência”, conclui Jerry.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.