Powered By Blogger

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

EQUADOR FESTEJOU CARNAVAL 2010 EM ALTO ESTILO


Edione Nóbrega

No sábado, a festa de Momo de Equador foi animada pelas bandas: Orquestra de Frevo de Equador, Banda Só Pizeiro e o D.J Marcos, Passageiros do Forró e Swingueira Kebradeira. Os foliões ficaram até o raiar da madrugada. No domingo a folia começou, logo pela manhã, quando o Boi do Catrocé fez o grande arrastão pelas as ruas da cidade animando quem passava. O Boi do Catrocé é o bloco mais tradicional da cidade.
À tarde o Bloco Babado Forte coloriu as ruas com o desfile e recepcionou os foliões com uma grande festa na sede do Bloco. A folia continuou na Praça Zequinha Sanfoneiro, quando o Bloco das Virgens invadiu o espaço com suas alegorias e fantasias criadas e feitas sob medida para um grupo de pessoas que sabe fazer Carnaval. Foi uma tarde de muita beleza e animação.
No cair da noite as pessoas dançavam, pulavam e se divertiam como se fosse o primeiro dia de Carnaval. A festa foi animada mais uma vez pelos grupos: Orquestra de Frevo de Equador, Banda Só Pizeiro, Swingueira Kebradeira, Passageiros do Forró e o D.J Marcos, e hoje segunda-feira, a cidade acordava mais tarde como se fosse a Quarta-feira de Cinzas. O Carnaval de Equador foi assim: três dias de muita festa, animação e acima de tudo respeito por todos que prestigiaram a folia de Momo.

PETIFOLIA E OS PERIQUITOS FAZEM PRIMEIRO GRITO CARNAVALESCO DE EQUADOR



Edione Nóbrega

O primeiro grito carnavalesco de Equador foi dado pelas crianças. Os blocos Os Periquitos e o Petifolia animaram a tarde na Praça de Eventos Zequinha Sanfoneiro ao som da Orquestra de Frevo de Equador. O bloco Petifolia com sua originalidade trouxe para as ruas a historio de O Mágico de OZ, nome pelo qual é conhecido o personagem fictício dos livros da série sobre a Terra de Oz, do escritor norte-americano L. Frank Baum, que assume o papel de bruxo para dominar e ser reconhecido.
O bloco os Periquitos animou com o tradicional abadá e deixou o axé music predominar os foliões com seus ritmos frenéticos. A tarde de folia foi encerrada com um concurso infantil de dança e os dois primeiros colocados nas categorias masculino e feminino foram os irmãos Serginho e Suzy, que levaram como prêmio o abadá do bloco Os Periquitos. A festa é um patrocínio da Prefeitura Municipal de Equador em parceria com a Secretaria de Assistência Social.
As 22 horas a festa continuou com animação da Banda Só Pizeiro,de Santa Luzia e a Swingueira da Kebradeira, também de Santa Luzia que animaram os foliões durante toda a madrugada. O dia amanheceu e as pessoas já estavam de plantão, em pleno ritmo carnavalesco à espera de mais um dia de muita festa.