Powered By Blogger

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA CONVOCA AGRICULTORES PARA REUNIÃO

A Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com a eEMATER e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, convoca os agricultores para uma reunião, nesta terça-feira, dia 22, às 9h, na sede do Grupo de Idosos Renascer para entrega de boletos bancários para os agricultores contemplados no Programa Garantia-Safra 2010/2011

ATENDIMENTO OFTALMOLÓGICO NESTA SEGUNDA, DIA 21

A Secretaria Municipal de Saúde comunica a toda comunidade equadorense, que na próxima segunda-feira, dia 21, a partir das 13 horas, na Casa das Famílias, haverá atendimento com o médico oftalmologista. As pessoas interessadas devem procurar a Secretaria de Saúde, no prédio da Prefeitura, para entregar a xérox dos documentos exigidos para marcação da consulta.

CARNAVAL 2011 DE EQUADOR



Edione Nóbrega

O Carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Tem sua origem no entrudo português, onde, no passado, as pessoas jogavam uma nas outras, água, ovos e farinha. O entrudo acontecia num período anterior à quaresma e, portanto, tinha um significado ligado à liberdade. Este sentido permanece até os dias de hoje no Carnaval.
Em equador a festa não é diferente: Blocos nas ruas animando os foliões, muita água, farinha e até ovo na cabeça de quem está desanimado. Este ano o Carnaval, tradicionalmente começa na sexta-feira, dia 04, a partir das 22 horas, com a Orquestra de Frevo de Equador, Iêrêrê e Só na Manha. No sábado, dia 05, à tarde, a partir das 16 horas a animação na Praça de Eventos Zequinha Sanfoneiro continua com a Orquestra de Frevo, Só na Manha e Dj Marcos. Á noite a Orquestra de Frevo reanima a moçada que em seguida passa a animação para Iêrêrê e Só Piseiro encerra em grande estilo.
No domingo a programação começa mais cedo. Às 11h desfile do bloco “O Boi do Catrocé”, feijoada do bloco U’z Loks, animada pelo cantor Jairo Melo, ao meio-dia feijoada do bloco Lindos e Perigosos animado pela bateria do bloco e, também ao meio-dia feijoada do bloco Cai Aqui Cai Açula animada pelo paredão de som. E às 16h, tem início a última tarde de frevo carnavalesco em Equador. A Orquestra de Frevo inicia com muita animação, em seguida Batuka Muleke dá o seu recado com o que há de melhor no Carnaval 2011 e Dj Marcos encerra o frevo da tarde e às 20h, grande encerramento na Praça de Eventos, com a Orquestra de Frevo, Iêrêrê e Só Piseiro. Venha conferir! Carnaval 2011 de Equador.

Ezequiel quer ouvir interessados em sugerir projetos e requerimentos via o twitter


Também usuário do microblog Twitter, o deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PTB) iniciou seu terceiro mandato na Assembleia Legislativa disposto a ouvir seus seguidores. Ele já informou que pretende tornar seu mandato ainda mais participativo com interação em redes sociais.
A ideia é que os interessados contribuam com propostas e ideias que vão virar requerimentos e até projetos. Via @Ezequiel14567 além do microblog ele também disponibilizou o seu email: ezequielferreira@rn.gov.br para quem desejar discutir e enviar sugestões.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

PREFEITURA ENTREGA KITS A 70 PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL



Os professores da Rede Municipal de Ensino receberam semana passada, kits de material diverso, da Prefeitura Municipal de Equador. O prefeito Dr. Vanildo, vendo a necessidade dos professores, foi a Natal, Capital do Estado e comprou o material para ser distribuído com os profissionais da educação. De acordo com o secretário municipal de Educação, professor Edvanaldo Dantas, que fez a entrega dos kits representando o prefeito, que estava viajando a serviço do município, a valorização que o prefeito demonstra ter pela educação é de manter ou melhorar o município que está 23º lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), no Estado.
O Ideb foi criado em 2007 para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O indicador é calculado com base no desempenho do estudante em avaliações do Inep e em taxas de aprovação. Assim, para que o Ideb de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e freqüente a sala de aula.
Para que pais e responsáveis acompanhem o desempenho da escola de seus filhos, basta verificar o Ideb da instituição, que é apresentado numa escala de zero a dez. Da mesma forma, gestores acompanham o trabalho das secretarias municipais e estaduais pela melhoria da educação. O índice é medido a cada dois anos e o objetivo é que o país, a partir do alcance das metas municipais e estaduais, tenha nota 6 em 2022.

A ESCOLA MUNICIPAL JESSÉ FREIRE INICIA ANO LETIVO EM NOVO ESTILO



A escola da rede municipal de ensino Deputado Jessé Freire Filho passou por uma reforma na estrutura do prédio. Foram ampliadas salas de aula, instalação de ar-condicionado na sala do Pró-info, e assentada cerâmica no rol de entrada da escola. O prefeito Dr. Vanildo Fernandes se empenhou durante o período das obras e participou ativamente do processo fazendo o trabalho de fiscalização com visitas diárias e monitoramento dos serviços. Para o prefeito uma escola tem que ter, além de um bom projeto pedagógico, boa aparência, onde alunos e professores se sintam bem à vontade para desenvolver as atividades impostas.

UNIDADE RURAL DA BULANDEIRA TEM PROJETO PILOTO DO EJA

A Unidade Rural Padre José de Anchieta, do Sítio Bulandeira, está com um Projeto Pilto do EJA (Educação de Jovens e Adultos). O projeto tem início com 28 alunos. Um projeto piloto é aquele no qual você experimenta novas idéias. No contexto da implementação de processos e ferramentas, significa que você experimenta um novo processo e novas ferramentas.
De acordo com o secretário municipal de Educação Edvanaldo dantas, o projeto tem como conseqüência, incluir recursos adicionais, usar pessoas-chave e ajustar o orçamento e os planos de acordo. Além disso, implica uma monitoração mais cuidadosa do projeto, porque é a partir da avaliação e do estudo do projeto piloto é que se começará a usar o novo processo e as ferramentas em projetos reais. As aulas começaram na última terça-feira, devido ao luto pela morte da estudante Jéssica Suêrda.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

TRAGÉDIA MARCA FIM DA VIDA DE JÉSSICA



Edione Nóbrega

Uma tragédia, inesperada, tira a vida da jovem estudante, de 17 anos, Jéssica Suêrda de Souza Demócrito que cometeu suicídio no último sábado (12), fazendo uso de veneno de rato. A estudante chegou a ser socorrida ao hospital de Equador, onde foram prestados os primeiros socorros, em seguida foi transferida para o Hospital Regional Dr. Mariano Coelho, da cidade de Currais Novos, que prestou toda a assistência.
A família da jovem foi alertada através de uma ligação telefônica de amigos e sua tia, Aparecida Santos, de imediato, tomou providências e procurou Jéssica para averiguar as informações só que chegou tarde, a jovem já havia ingerido o veneno. Jéssica chegou a ser transferida do hospital de Currais Novos para Natal, mas não resistiu e foi a óbito, logo que chegou à cidade de Santa Cruz.
A estudante era filha do empresário José Demócrito, e sobrinha do vereador José Dirceu. Apesar de muito jovem Jéssica Suêrda era uma pessoa muito querida na cidade que chora sua partida prematura. A cidade toda está triste com o acontecido. A emoção tomou conta dos amigos e familiares que fizeram o cortejo do corpo da jovem até o Cemitério Municipal. A Prefeitura Municipal de Equador decretou luto oficial de três dias e as aulas da Escola Estadual Professora Izabel Ferreira, onde Jéssica estudava fica sem aulas até a próxima quinta-feira.