quinta-feira, 3 de setembro de 2009

EQUADOR TEM ATENDIMENTO À SAÚDE DO TRABALHADOR


Edione Nóbrega
No próximo dia 12, a partir das 8h na Unidade Materno Infantil Integrado de Equador, O médico João Tarcísio de Sena, estará realizando consultas com todos os garimpeiros da cidade de Equador. Caso seja detectado algum problema respiratório, o paciente será encaminhado para Caicó onde fará uma bateria de exames.
Essa é uma ação da Prefeitura Municipal de Equador em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e o Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador Paizinho Rangel, que realizaram reunião semana passada e constatou-se que os garimpeiros do município necessitam de uma atenção especial no que diz respeito à saúde desses trabalhadores.
De acordo com informações de Maria Bernadete da Nóbrega, secretária municipal de saúde, é a segurança da saúde do trabalhador que está em jogo e essa é uma das prioridades do poder público municipal, tendo em vista os vários acidentes fatais ocorridos com garimpeiros nas banquetas de minérios.
Os garimpeiros devem comparecer ao hospital munidos do Cartão do SUS, Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho e, caso o trabalhador já tenha realizado algum exame do pulmão levá-lo para o médico dá um parecer. O Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador Paizinho Rangel é uma unidade especializada que presta assistência aos trabalhadores acometidos por doenças ou agravos ao trabalho. O propósito é o de promover a melhoria da qualidade de saúde e a expectativa de vida do trabalhador da região do Seridó, mediante ações de promoção, prevenção, recuperação e vigilância à saúde.

EQUADOR: VALORIZAÇÃO DOS PROBLEMAS SOCIAIS


Edione Nóbrega
O município de Equador tem se transformado num verdadeiro fórum de discussões de problemas sociais local. Entre os meses de junho e agosto, diversos eventos foram realizados, sempre com a participação do Poder Público e da sociedade civil organizada como sindicatos, associação etc.
Dentre os já realizados pode-se destacar o Fórum sobre Drogas, com a participação do Poder Público Municipal e o Ministério Público. Acontecei, também, a Conferência Municipal de Assistência Social. O evento contou com a presença da sociedade civil, associações municipais, Igrejas, Sindicato dos Trabalhadores, secretarias de Educação e Assistência Social
O Ouvidor Geral da Polícia do Estado do Rio Grande do Norte, Geraldo Soares Wanderley, também esteve em Equador e proferiu palestra sobre o Risco de Drogas na vida social. A psicóloga Vitória Etelvina foi responsável p0elo curso sobre a Formação em Recursos Humanos para os servidores da Saúde do Município. Os temas discutidos são de suma importância para a vida da comunidade.
O advogado Fábio Bulcão falou sobre os Direitos do Idoso, onde mostrou que respeitar o idoso é um dever de todos. Afinal, ele já ajudou a construir o nosso País! Os jovens do Projovem, também, fazem parte dessa preocupação social do Poder Público Municipal. Os adolescentes do Projovem participaram de palestra sobre Direito e Cidadania com o advogado Fábio Bulcão, além do curso de Formação Continuada com professores da rede municipal de ensino, comandada pela Drª Ana Amélia Arruda que falou do tema "Cuidados do Cuidador". E por último, semana passada, uma palestra sobre a Saúde do Trabalhador direcionada ao garimpeiro de Equador.
São inúmeros os eventos, onde a Prefeitura Municipal de Equador tem atuado na formação e na discussão dos problemas locais, demonstrando a preocupação do Governo Municipal com a qualidade de vida e a garantia dos direitos do trabalhador e do cidadão.

domingo, 30 de agosto de 2009

Fábio Bulcão admite que Henrique Alves deva ficar sem apoio do PMDB, em sua cidade


O deputado federal Henrique Eduardo (PMDB) não deverá ter o apoio do seu partido nas eleições e 2010 em Equador. De acordo com o vice-prefeito, advogado Fábio Bulcão (PMDB), o partido vem se aproximando da deputada federal Fátima Bezerra (PT), e a tendência será apóiá-la no próximo ano.
O motivo? É que segundo ele Fátima vem trabalhando muito mais por Equador, do que Henrique Eduardo.Fátima também deverá ter o apoio do prefeito da cidade, Vanildo Fernandes (PDT), que apoiou Henrique na eleição passada. A aproximação de Fátima com Vanildo vem sendo articulada pelo vice-prefeito Bulcão com a ajuda do prefeito de Parelhas, Francisco Medeiros (PT), aliado de primeira linha da deputada.
A situação de Vanildo é mais interessante ainda. Mesmo filiado ao PDT, o prefeito vem admitindo ter mais simpatia pela candidatura de Iberê Ferreira ao Governo do Estado, do que seu colega de partido, ex-prefeito Carlos Eduardo Alves. Tudo isso foi garantido ao Blog por Fábio Bulcão nesta manhã de quinta (27) ao participar da visita do Ministro da Cultura, Juca Ferreira, em Currais Novos.