Powered By Blogger

sexta-feira, 11 de março de 2011

PREFEITURAS RECEBEM REPASSE DO FPM REFERENTE AO MÊS DE MARÇO



O primeiro repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) de março foi depositado ontem quinta-feira (10). Os prefeitos devem, portanto, colocar em dia os salários dos servidores. Para os que estão atrasando os vencimentos dos funcionários, é claro. Como acontece em várias prefeituras do Seridó. O que não é o caso da Prefeitura Municipal de Equador que se encontra em dia com os pagamenmtos dos funcionários, prestadores de serviços e fornecedores

A Secretaria do Tesouro Nacional (STN) depositaou ontem (10) R$ 1,813 bilhão no Fundo de Participação dos Municípios (FPM), referentes ao primeiro decêndio do mês, conforme anunciou o presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski.

quinta-feira, 10 de março de 2011

ENQUETE MOSTROU: 85% DOS FOLIÕES DE EQUADOR ACHARAM O CARNAVAL ÓTIMO



Edione Nóbrega

Após ler inúmeras críticas anônimas nos comentários do blog Equador em Dia, afirmando que o Carnaval de Equador foi péssimo, resolvemos fazer uma enquête, que durante quatro dias ficou postado da seguinte forma: O que você achou do Carnaval 2011 de Equador.
Foram obtidos 365 votos, desses 85% disseram que foi ótimo, 2% bom, 0% regular e 13% péssimo. A enquête ficou durante 4 dias e quem quis votou. Não adianta criticar quando não existe respaldo.
O carnaval de Equador é um dos melhores do interior do Estado. São três dias de muita festa e folia. Brincar carnaval e dizer que foi ruim é para aqueles que não gostam de folia, pois folia, foliões e bandas boas tinham à vontade só não brincou quem, realmente, não tem espírito carnavalesco, mas que foi ótima, foi! Estamos com uma nova enquête. Entre no blog e vote já!

FOSSA ABERTA ESPALHA FEZES E INCOMODA MORADORES

Edione Nóbrega
Moradores da Rua Antonio Vitorino de Oliveira, no Bairro Cohab, estão convivendo há algum tempo com um problema que foi agravado mais ainda com as fortes chuvas que estão caindo em Equador. As fezes provenientes da fossa de uma das casas estão sendo despejadas nos esgotos, causando mau cheiro. Segundo informou um leitor identificado apenas por Paulinho, "a culpa é da Prefeitura que não realiza os serviços de esgotamento sanitário da fossa em questão".
De acordo com informações do Secretário Municipal de Obras Carlito Derick, a Prefeitura não se responsabiliza por esse serviço e que o dono da casa é quem deve manter o esgoto limpo e mandar esgotar a fossa. Mas ele salienta, ainda, que, apesar de o serviço não ser de responsabilidade da Prefeitura, providências já estão sendo tomadas e que em breve a situação será solucionada. “Enquanto isso não acontece, as pessoas devem manter os esgotos limpos e evitar o uso contínuo de descargas para evitar encher, ainda mais, as fossas de água”, conclui.

DIRETORES E PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL ESTÃO REUNIDAS PARA REAVALIAÇÃO DO “PPP”



Edione Nóbrega
Toda escola tem objetivos que deseja alcançar, metas a cumprir e sonhos a realizar. O conjunto dessas aspirações, bem como os meios para concretizá-las, é o que dá forma e vida ao chamado projeto político-pedagógico - o famoso PPP. Por esse motivo professores e diretores da Rede Municipal de Ensino, estão reunidos hoje e amanhã, na Escola Municipal Presidente Costa e Silva, para organizar as propostas das escolas de ensino infantil.
De acordo com o secretário Municipal de Educação, professor Edvanaldo Dantas, o encontro é justamente para reunir propostas de ação concreta a executar durante determinado período de tempo. Ele afirma, ainda que: "Por considerar a escola como um espaço de formação de cidadãos conscientes, responsáveis e críticos, que atuarão individual e coletivamente na sociedade o PPP define e organiza as atividades e os projetos educativos necessários ao processo de ensino e aprendizagem”. Amanhã (11), os professores se reunirão mais uma vez para realizar o planejamento pedagógico mensal que é quem indica a direção a seguir, não apenas, para gestores e professores, mas, principalmente, para os alunos. Edvanaldo diz também, que o planejamento deve ser preciso e completo o suficiente para não deixar dúvidas sobre a que rota seguir.

DISTRIBUIÇÃO DE PRESERVATIVOS NO CARNAVAL FOI INTENSIFICADA



Edione Nóbrega

O carnaval é uma das festas mais importantes do País. Para a maioria é sinônimo de alegria e diversão. Mas é preciso responsabilidade para que a brincadeira não se torne uma armadilha. Com objetivo de prevenir a Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis, a Prefeitura Municipal de Equador, através da Secretaria Municipal de Saúde, intensificou, durante o carnaval, a distribuição de camisinhas.
A campanha foi para conscientizar os foliões sobre o cuidado necessário para evitar o risco de contaminação. Servidores municipais de saúde estiveram de plantão durante os três dias de folia e fizeram a distribuição de mais de mil preservativos, desses cerca de 200 eram com sabores morango e hortelã.
Segundo a coordenadora de saúde do município Luzinete Barbosa, o serviço é realizado tanto para jovens, adultos e idosos. "Aproveitar o carnaval com consciência é o que todos devem fazer. O preservativo ainda é o método mais seguro para ficar longe das doenças sexualmente transmissíveis", ressaltou.

PESQUISA MOSTRA QUE 50% DOS HOMENS TÊM HPV

Levantamento feito no Brasil, no México e nos Estados Unidos mostra que 50% dos homens pesquisados têm o vírus do Papiloma Humano (HPV). O estudo, publicado na revista científica Lancet, foi feito com 1.159 homens e durou aproximadamente dois anos e meio. O vírus, que é sexualmente transmissível, pode causar câncer tanto em homens quanto em mulheres. No entanto, doenças mais graves, derivadas do HPV, são mais recorrentes no sexo feminino: o vírus é uma das principais causas do câncer de colo de útero. “O número surpreendeu. A gente sempre achou e acreditou que a prevalência era maior em mulheres e que o vírus era mais adaptado à mucosa genital feminina”, diz o médico José Eduardo Levi, pesquisador do laboratório de virologia do Instituto de Medicina Tropical da Universidade de São Paulo (USP). Nas mulheres, além de ser responsável por 80% dos casos de câncer do colo do útero, o vírus pode provocar verrugas na vagina, e sintomas desagradáveis, como prurido, coceira e corrimento. Nos homens, a incidência de câncer, devido ao HPV, é muito baixa, mas há ocorrências de câncer de pênis e anal, além da formação de verrugas genitais. “O HPV é transmitido por contato sexual. Quando se usa o preservativo, evita-se o contato pele-mucosa, e diminui muito o risco. Mas o preservativo não é 100% eficiente porque as pessoas só colocam o preservativo no momento da penetração, e apenas o contato das áreas genitais pode transmitir o vírus”, explica o médico. Da Agência Brasil

GOVERNO PREPARA PLANO DE ERRADICAÇÃO DA POBREZA COM FOCO NAS MULHERES

No próximo mês, o governo federal deverá anunciar um plano para erradicação da extrema pobreza. De acordo com a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, “o plano está sendo construído com políticas públicas especiais voltadas para as mulheres e para as crianças”. Segundo a ministra, que não quis antecipar detalhes das medidas a serem anunciadas pela presidenta Dilma Rousseff, o futuro programa terá como eixos a ampliação da renda (como ocorreu recentemente com o reajuste dos benefícios do Bolsa Família); a melhoria da oferta de serviços públicos (funcionamento de creches, pré-escola e postos de saúde); e a inclusão social (qualificação profissional e empreendedorismo). A expectativa é que a agenda do futuro programa seja extremamente feminina e insista no “emponderamento” das mulheres já verificado, por exemplo, no próprio Bolsa Família (93% dos cartões do programa estão em nome das mulheres); no Programa Minha Casa, Minha Vida (o imóvel fica preferencialmente no nome da mulher); e no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), que tem linha especial para financiamento de agricultoras. Tereza Campello avalia que iniciativas nesse sentido podem criar ambiente para mudança do papel das mulheres.
Da Agência Brasil

MULHERES PODERÃO TIRAR CPF DE GRAÇA ATÉ SEXTA-FEIRA

A Caixa Econômica Federal vai oferecer às mulheres, no período de 9 a 11 de março, o serviço de inscrição gratuita no Cadastro de Pessoa Física (CPF), em todas as agências do banco. O intuito da iniciativa é comemorar o Dia Internacional da Mulher (8 de março). Segundo a Caixa, o objetivo é possibilitar o acesso das mulheres às políticas públicas do governo federal: Programa Fome Zero, Bolsa Família e o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), além de facilitar o acesso à inclusão bancária e ao micro crédito. Da Agência Brasil

CHEGA DE BAIXARIA

Edione Nóbrega

Na democracia a divergência de pensamentos é uma realidade. Cada pessoa tem a sua crença, as suas convicções e a sua maneira de ser, mas isso não autoriza nenhuma pessoa a ofender a outra com ameaças, gritos, baixarias entre outras coisas. A pessoa que age dessa forma com certeza é desequilibrada, desprovida de raciocínio e respeito pelo próximo.

Aquele que não responde por ofensas não é covarde, pelo contrário demonstra bom senso. Afinal como disse Jesus Cristo “não devemos atirar pérolas aos porcos”, e infelizmente existem muitos que querem impor a sua vontade aos outros por meio da força ou das palavras. Mas a vida é capaz de demonstrar o caráter de cada um, e o mau caratismo acaba sendo afastado.

A democracia que é tão pregada por muitos não se confunde com a anarquia ou mesmo com a violação das leis. E o meu blog não vai ser vítima nas mãos de pessoas sem compromisso com o real, sem compromisso com a informação precisa, sem compromisso com a cidade ou sem compromisso com a vida real. O meu blog é fruto de um estudo sério para manter, pessoas interessadas, bem informadas com o que acontece na cidade, no Estado, no Brasil e no Mundo. Meu blog não é palco de baixarias, por isso retirei, não por medo, mas sim por respeito às pessoas sérias, o espaço comentário do blog, pois estava se tornando insustentável manter esse espaço aberto, pois “tentaram” anarquizar, mas não permitirei. Quem não se interessar pela leitura do meu blog, é um direito, vá para outro, mas baixaria jamais.

quarta-feira, 9 de março de 2011

Na Diocese de Caicó, a Campanha da Fraternidade 2011, será aberta oficialmente no próximo domingo

A abertura da Campanha da Fraternidade 2011, no Seridó, será aberta oficialmente no próximo domingo (13), nas celebrações de missas em toda a Diocese de Caicó. Antes disso, o bispo participa com uma delegação de seridoenses, da abertura da Campanha, em nível de Regional Nordeste II, nesta quinta-feira (10) em Natal. Este ano, os rumos do futuro do planeta e a forma com que o homem tem se relacionado com o meio ambiente são questões que se tornaram uma preocupação mundial serão discutidos durante a campanha da fraternidade.

A conscientização sobre o aquecimento global e as mudanças climáticas estão entre os principais objetivos da Campanha, que é coordenada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A busca de ações que preservem a vida no planeta é outra meta da CF. Esses e outros assuntos serão tratados durante as missas em todas igrejas católicas do Brasil, com mais intensidade no período da Quaresma, época propícia para reflexões. A Campanha da Fraternidade realizada pela Igreja Católica, a cada ano, escolhe um tema que define uma realidade ou comportamento a ser transformado, e um lema, que explicita em que direção se busca a transformação.

Dom Delson participa de lançamento da Campanha da Fraternidade 2011 em Natal

A Campanha da Fraternidade de 2011, tem como tema "Fraternidade e a Vida no Planeta" e como lema "A criação geme em dores de parto", será lançado em nível de Regional Nordeste 2, da CNBB, formado pelas 21 Arquidioceses e Dioceses dos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas. A programação iniciará na quinta-feira (10), às 19 horas, no Hotel Imirá, na Via Costeira de Natal, com jantar oferecido para autoridades, imprensa e bispos do Regional, inclusivo o bispo Diocesano de Caicó, Dom Delson.

Na próxima sexta-feira (11), das 8 às 17h30, também no Imirá, será realizado um Seminário, cujo tema é: "Quem desmata a terra, semeia inferno", uma frase do Pe. Cícero Romão Batista. Os palestrantes serão Pe. Zezinho cantor e compositor; Gabriel Chalita, deputado federal paulista e apresentador de programa na TV Canção Nova; Ivo Poletto, teólogo, sociólogo e assessor de Cáritas Brasileiras; e Francisco Alexandre, professor do Departamento de Física e coordenador da pós-graduação em mudanças climáticas, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Só poderá participar do seminário quem fez, antecipadamente, a inscrição. Já estão encerradas e inscritos 600 pessoas dos quatros Estados que compõe a CNBB NE II.

A Diocese de Caicó participará do seminário com uma delegação 30 participantes, representando as paróquias, movimentos, serviços e pastorais. Neste ano, o objetivo da Campanha é colocar em discussão nas dioceses, comunidades, entidades e sociedade em geral, temas como mudanças climáticas, aquecimento global, efeito estufa, a questão energética, desenvolvimento sustentável, modo de produção e consumo vigente, preservação da vida, agronegócio, biodiversidade e a água.

Folia em Equador é uma das melhores e mais animadas do interior do Estado


A Prefeitura Municipal de Equador, através do prefeito Dr. Vanildo Fernandes realizou um dos carnavais mais animado e tradicional do interior do Rio Grande do Norte, o de Equador, localizada a 280 quilômetros de Natal. A festa começou logo na sexta-feira (04), quando Orquestra de Frevo de Equador, Iêrêrê e Só Piseiro fizeram a festa na Praça de Eventos. Os blocos da cidade, também, arrastaram centenas de foliões não só na sexta-feira, mas em todos os dias de folia.



Na Praça de Eventos, local oficial da festa, a folia durou três dias com bandas, orquestra de frevo e o famoso Boi do Catrocé e na noite do sábado (05), os blocos mereceram destaque na folia momesca animados pela Orquestra de Frevo, DJ Marcos, Iêrêrê e Batuque Muleque. Tradição no último dia de carnaval, as Virgens desfilaram no domingo (06) encerrando a tarde carnavalesca de Equador. O desfile das virgens foi animado pela banda swingueira Batuque Muleque. À noite do domingo puxada pelas bandas Iêrêrê, Só Piseiro e Passageiro Elétrico, encerrou a festa do Rei Momo que entrou pela madrugada da segunda-feira (07).

ALEGRIA NÃO TEM IDADE, GRUPO DE IDOSOS FESTEJA CARNAVAL EM EQUADOR

O grupo de idosos Renascer de Equador, organizado e mantido pela Prefeitura Municipal de Equador, através da Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social, festejou de forma contagiante o “Carnaval da Terceira Idade”, em Equador.

Os idosos mostraram que estão em plena atividade, e se esbanjaram de tanta alegria, deixando para trás as tristezas do dia a dia. O carnaval da Terceira Idade deixou saudades e eles dizem com muita satisfação que estão se preparando para os festejos juninos.

Polícia Rodoviária Federal registra aumento de mortes

O Diário de Natal informa que a Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou um aumento no número de acidentes, feridos e mortos nas estradas federais do Rio Grande do Norte, nos quatro primeiros dias de operação, em relação ao ano anterior do carnaval. Entre a última sexta-feira (04) e a meia-noite da segunda-feira (07), houve um crescimento de 58% no número de feridos e de 60% no de mortos. O número de acidentes cresceu em 34%.

O inspetor Everaldo Morais, da diretoria de comunicação da PRF/RN, diz que esse aumento foi registrado na parcial feita até às 0h desta terça-feira (08). Nos quatro primeiro dias de operação, a polícia registrou 55 acidentes nas rodovias federais do Estado. Nesses acidentes, 46 pessoas ficaram feridas e oito morreram. O inspetor conta que, durante esse mesmo período do ano passado, foram registrados 41 acidentes, com 29 feridos e cinco vítimas fatais.

Folha repercute retorno de Dilma a Brasília e frisa que a presidente não recebeu nenhuma autoridade potiguar

A Folha de São Paulo repercutiu que depois de quatro dias de descanso em na Barreira do Inferno, a presidente Dilma Rousseff embarcou de volta para Brasília às 14h05 desta terça-feira (08). Ao longo de todo o Carnaval, Dilma se manteve em total isolamento. Nesta quarta-feira (09), ela tem despachos internos no Palácio do Planalto, à tarde. As informações sobre quem acompanhou a presidente durante o Carnaval foram desencontradas.

Dilma embarcou no avião presidencial na Base Aérea de Natal, de blusa azul e carregando um buquê de flores. A Folha identificou com Dilma além da filha, Paula Rousseff, que carregava no colo Gabriel, e do genro, Rafael Covolo, entraram com Dilma no avião a mãe da presidente, Dilma Jane, a tia Arilda, e o ex-marido Carlos Araújo. Também embarcou, logo após Araújo, uma mulher não identificada. Dilma não recebeu qualquer autoridade durante o período de descanso. O acesso da imprensa, mesmo para imagens, era inviável até pelo mar. Uma corveta da Marinha impedia que qualquer embarcação ultrapassasse uma linha imaginária de três milhas náuticas (5,5 km) a partir da costa.

terça-feira, 8 de março de 2011

Toda mulher deve ser tratada com respeito



Todos sabem que o preconceito é um marco presente na vida da humanidade e a mulher não ficou de fora, em razão dele sofreu grandes perdas. Ao longo da história, as mulheres estiveram sempre subjugadas às vontades dos homens, a trabalhar como serviçais, sem receber nada pelo seu trabalho ou então ganhavam um salário injusto, que não dava para sustentar sua família.

Em razão desses e tantos outros modos de discriminação contra a mulher, estas se uniram para buscar maior respeito a seus direitos, ao seu trabalho e à sua vida.

A discriminação era tão grande e séria que chegou ao ponto de operárias de uma fábrica têxtil serem queimadas vivas, presas à fábrica em que trabalhavam (em Nova Iorque) após uma manifestação onde reivindicavam melhores condições de trabalho, diminuição da carga horária de 16 para 10 horas diárias, salários iguais aos dos homens – estes chegavam a ganhar três vezes mais no exercício da mesma função.

Porém, em 8 de março de 1910, aconteceu na Dinamarca uma conferência internacional feminina, onde se discutiram os assuntos de interesse das mulheres, além de decidirem que a data seria uma homenagem àquelas mortas carbonizadas.

No governo do presidente Getúlio Vargas as coisas no Brasil tomaram outro rumo. Com a reforma da constituição, acontecida em 1932, as mulheres brasileiras ganharam os mesmos direitos trabalhistas que os homens, além de conquistarem o direito ao voto e a cargos políticos do executivo e do legislativo.

Ainda em nosso país, há poucos anos, foi aprovada a Lei Maria da Penha, como resultado da grande luta pelos direitos da mulher, garantindo bons tratos dentro de casa, para que não sejam mais espancadas por seus companheiros ou que sirvam como escravas sexuais dos mesmos.

Mas a mulher não desiste de lutar pelo seu crescimento, o dia 8 de março não é apenas marcado como uma data comemorativa, mas um dia para se firmarem discussões que visem à diminuição do preconceito, onde são discutidos assuntos que tratam da importância do papel da mulher diante da sociedade, trazendo sua importância para uma vida mais justa em todo o mundo. Parabéns a todas as mulheres do MUNDO.

O verdadeiro JORNALISMO incomoda

Edione Nóbrega

Aprendi nos bancos de universidade, mas precisamente na Universidade Estadual da Paraíba, onde obtive 980 pontos no vestibular, nota 10 em minha monografia de graduação e nota 10 em minha monografia de pós-graduação em Docência do Ensino Superior, pelo Unstituto Ímpar de Brasília, e não esqueci até hoje, que jornalismo sério é aquele que incomoda. O resto é jornalismo “chapa branca”. Como prezo pelo primeiro, entendo que levar informação isenta, verdadeira e sem comprometimento com os poderosos ao leitor é dever do jornalista.

Nos últimos dias tenho recebido comentários de leitores não satisfeitos com o que tenho postado aqui neste espaço. Respeito a opinião de todos, até porque entendo também ser a discordância de opiniões um exercício que a democracia nos proporciona. O que não concordo é com certos tipos de pressões, seja ela de cunho político, seja ela de cunho econômico, para tentar calar a liberdade de expressão.

Já sofri na pele esse tipo de coisa. Hoje, graças a minha competência profissional, pois modesta parte, tenho de sobra, mantenho um Blog independente. Não faço jornalismo por hobbie, mas por gostar da profissão. Não vou dizer que sou a dona da verdade, até porque jornalista é aquela pessoa que pensa que sabe tudo, mas está sempre aprendendo.

O que quero dizer é que contrariando ou não interesses continuarei pautada na seriedade das informações que costumo levar aos meus leitores. Se alguém gosta do que escrevo ou não, isso certamente não é problema meu. Existem outros blogs por aí para todos os gostos e tipos. Portanto, se alguém acessa o meu Blog e não gosta do que estou postando, que mude de endereço. Não paga nada por isso. O que não vou me furtar é de colocar as notícias que julgo serem verdadeiras e merecedoras de ser levadas ao leitor-internauta.

Quanto ao texto escrito por Cássia Gomes, parabenizo por tal iniciativa e digo que ela vá em frente e NUNCA falte com a verdade pois o verdadeiro comunicólogo só escreve a verdade. Infelizmente existem “profissionais” da comunicação que, além de não saber lidar bem com a gramática, vendem o péssima “jornalismo” por trocados, ou seja, vendem o famoso JABÀ, conhecido dentro do JORNALISMO. E é isso caríssima colega, seu texto foi excluído por vontade sua, mas se sinta à vontade para postar qualquer tipo de informação dentro de um jornalismo comprometido com a verdade. Você sabe que esse blog está aberto para quem interessar em ler ou comentar boas notícias, crônicas ou informações nele postados. Quanto à minha competência não é qualquer um que pode colocar em dúvida. OBRIGADA.