Powered By Blogger

quinta-feira, 26 de março de 2009

SALÁRIO DOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO É REAJUSTADO

Edione Nóbrega

Após uma rodada de negociações entre a Secretaria de Educação do Município e o Sindicato dos Servidores da Prefeitura Municipal de Equador - SINSERP, um reajuste de R$ 200 foi acrescentado ao salário dos professores. Para a secretária de Educação Agacir Alves essa iniciativa da prefeitura serve como estímulo para o crescimento da educação municipal e valorizar a educação é uma das metas da nova administração. A secretária agradece, ainda, o apoio dos profissionais de educação dao às atividades de Emancipação do Município.

FUNDO DE PARTICIPAÇÃO DO MUNICÍPIO ESTÁ BLOQUEADO

Edione Nóbrega

O Fundo de Participação dos Municípios - FPM - está bloquedo por falta de pagamento. De acordo com informações do secretário de Administração, Finanças e Planejamento do Município Noaldo Machado, o bloqueio da verba se deu devido à falta de pagamento do PASEP dos meses de outubro, novembro e dezembro de 2008. Débito da gestão passada.
Ainda de acordo com Noaldo o pagamento já foi efetuado e o secretário está aguardando a liberação do dinheiro. Para Machado não é fácil colocar uma prefeitura em ordem quando a mesma se encotra como a de Equador. "É complicado manter os compromissos em dia. Nós estamos tentando colocar a casa em ordem mas é difícil. No que se refere à data do pagamento dos servidores, fizemos um levantamento e temos uma data certa, ou seja, desde janeiro nós estamos realizando esse pagamento no úlitmo dia de cada mês e pretendemos continuar. Isso só não vai acontecer quando o último dia do mês cair no final de semana ou feriado,então fica para a segunda-feira ou dia posterior ao feriado. Conclui.

terça-feira, 24 de março de 2009

EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE EQUADOR: COMEMORAÇÃO EM GRANDE ESTILO

Edione Nóbrega

O município de Equador comemorou em grande estilo os 46 anos de Emancipação Política. Foram três incansáveis dias de muita festa e emoção. O esporte deu o pontapé inicial com torneios de Sinuca na sexta-feira e de Futsal no sábado. No domingo, pela manhã, uma gincana de MotoCross agitou a cidade e mostrou que a festa estava apenas começando. A solenidade foi uma realização da Prefeitura Municipal de Equador em parceria com as secretarias de Assistência Social, de Educação e de Esportes.
De acordo com informações de Francisco Paulo, coordenador de esportes do município de Equador, o atleta necessita de incentivos e a realização de torneios na cidade é o primeiro passo. “Estamos felizes e certos de uma missão cumprida. È muito importante esse tipo de incentivo ao atleta. A secretaria de Esportes de Equador está pronta para trabalhar na valorização do esporte e mostrar que temos potencial. Parabenizo aos vencedores dos torneios e acrescento que eles estão no caminho certo, pois esporte é vida, é lazer e é cultura, também”, afirma Paulo.
SOLENIDADE CULTURAL – Uma solenidade em alto estilo marcou as comemorações dos 46 anos de Equador. A emoção tomou conta da Praça de Eventos Zequinha Sanfoneiro, quando o coral infanto-juvenil Vozes da Terra, composto por 120 crianças, cantou os hinos Nacional Brasileiro e do município. Pode-se dizer que foi uma noite cultural, pois a cada apresentação novos conhecimentos eram absolvidos pelo público presente.
Dentro da programação das festividades de aniversário da cidade, aconteceu um momento único, quando Thiago de Oliveira Filho, estudante e artista plástico entregou um quadro com a reprodução da foto do prefeito Dr. Vanildo Fernandes. A platéia aplaudiu de pé e o prefeito, emocionado, agradeceu o presente e disse: “No meu governo o incentivo à cultura será prioridade, pois um artista como Thiago não pode passar despercebido. Muito obrigado pelo presente e fique certo que será guardado com carinho”.
CULTURA VIVA – O grupo de teatro Cultura Viva Nicolau Bezerra, fez uma viagem no tempo e resgatou a história do município de Equador, que contou, através de uma fábula, a promessa do Sr. Simão Gomes, ao doar um terreno pra a construção da Capela de São Sebastião, padroeira da cidade. Foi um grande momento dentro da programação da solenidade.
A beleza feminina deu um brilho todo especial na noite de aniversário da cidade nos seus 46 anos de emancipação política com o concurso de Miss Equador. Foram três participantes, que com suas belezas encantaram os presentes. A abertura do desfile teve um toque toda especial, quando a jovem Rosane Bezerra, eleita miss Beleza de Santa Luzia, fez a abertura do desfile. O momento foi de muita emoção e descontração.
A jovem Ariane Cantalice, 15 anos, cativou a todos com sua beleza angelical, o que deu a ela o título de primeira colocada, ou seja, a grande vencedora do concurso Miss Equador. A estudante vai representar a cidade no dia 9 de maio, quando participará do concurso Miss Seridó na cidade de Jucurutu. Participaram do Miss Equador as jovens Sâmara Carla e Lidiane Braz. Com o encerramento da solenidade uma grande festa animou aos jovens de todas as idades que curtiram o som de Max e Banda Estrelar de Caicó e Mibanda de Junco do Seridó.