Powered By Blogger

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

JUIZ LIBERA VERBA PARA REALIZAÇÃO DO SÃO JOÃO FORA DE ÉPOCA




Edione Nóbrega

O juiz Jailsom Leandro de Sousa, juiz da 9ª Vara Federal, concedeu liminar favorável à liberação da verba de R$ 100 mil para a realização do 12º São João Fora de Época do município de Equador. A Ação Civil Pública foi ajuizada por ato de improbidade administrativa em desfavor do ex-gestor municipal em virtude da não aplicação do percentual de 25% de sua receita com impostos na educação da cidade.
Ainda de acordo com o juiz da 9ª Vara Federal, não é justo que todo município seja prejudicado em virtude de irregularidades provocadas por ex-gestores. “Ressalta-se, por fim, que o atual gestor municipal não é o mesmo da gestão passada, responsável pela dita irregularidade, porquanto apesar de ter tentado a reeleição não alcançou. Por todo exposto, DEFIRO a medida liminar pleiteada, para que a União proceda à imediata retirada do nome do Município autor do Cadastro Único de Convênios (CAUC)” finaliza.
A FESTA - O São João Fora de Época de Equador foi criado em 1997 durante a 1ª administração do prefeito Dr.º Vanildo Fernandes, com o interesse de manter a tradição das festas de forró que já existiam no município. O evento este ano já completa 12 anos e a escolha por ele ser fora da época dos festejos juninos, se deu pelo fato de haver na região outras festas neste mesmo período, portanto atrapalharia a vinda de turistas para a cidade. Hoje a festa é considerada um dos maiores eventos turístico e cultural da região, reunindo um grande número de pessoas vindos de outras cidades e de estados vizinhos como a Paraíba.

REFORMA NOS PRÉDIOS PÚBLICOS PROMOVE ACESSIBILIDADE EM EQUADOR



Cássia Gomes
A acessibilidade significa não apenas permitir que pessoas com necessidades especiais participem de atividades que incluem o uso de produtos, serviços e informação, mas a inclusão e extensão do uso destes por todas as parcelas presentes em uma determinada população. Na arquitetura e no urbanismo, a acessibilidade tem sido uma preocupação constante nas últimas décadas. Atualmente estão em andamento obras e serviços de adequação do espaço urbano e dos edifícios às necessidades de inclusão de toda população. E em Equador não poderia ser diferente, a atual administração está promovendo uma grande reforma nos prédios públicos visando o acesso de toda a população, em especial, às pessoas com algum tipo de dificuldade de locomoção, como deficientes físicos, idosos, mães com carrinhos de bebê, etc.
As obras começaram primeiramente na sede da prefeitura, onde estão sendo construídas rampas de acesso às entradas do prédio, a adaptação dos banheiros e portas de acesso a estes locais, como também estão sendo realizadas a ampliação nos espaços onde funcionam as secretarias, buscando o melhor atendimento à comunidade. A conclusão dos trabalhos na sede da prefeitura está prevista para o fim deste mês, em seguida as obras serão extendidas às escolas e outros prédios públicos de nossa cidade. A promoção da igualdade e acessibilidade aos cidadãos equadoenses, é também, um compromisso da Prefeitura Municipal