Powered By Blogger

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

População encolhe em 41 cidades



A população do Rio Grande do Norte cresceu 12,4% na última década, acima da média do Nordeste, que foi de 8,7%, mas em quarenta e um municípios o número de habitantes encolheu. Isso é o que mostra o resultado preliminar do Censo Demográfico de 2010, divulgado ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na Grande Natal, o crescimento foi de14,6%.

O município com maior ganho populacional entre 2000 e 2010 foi Parnamirim. No censo passado, a cidade tinha 124.690 habitantes. Este ano, 195.274. Parnamirim teve taxa de crescimento populacional de 5,6% ao ano, uma das maiores do Brasil. É como se a cada dia, 20 pessoas chegassem para morar na cidade. Guamaré, polo petrolífero do Estado, onde existe forte presença da Petrobras e oferta de empregos bem remunerados, houve crescimento populacional de 51%. A cidade tem hoje 12.301.

Entre os que mais perderam população está o município de Doutor Severiano, no Alto Oeste. Em 2000, o censo contou 10.579 habitantes. De acordo com os números preliminares de 2010, são apenas 5.752. O IBGE informou ontem que as explicações sobre detalhes do Censo-2010 somente serão dadas no dia 29 deste mês, quando serão divulgados os números definitivos. A queda populacional pode estar relacionada a um erro do censo de 2000, que teria contado como do município, moradores de comunidades pertencentes ao Ceará e aos municípios de Itaú e Apodi.

Além de Doutor Severiano também perderam população Santana do Matos, Japi, Serrinha, Alexandria, Umarizal, São Bento do Norte, Frutuoso Gomes, Almino Afonso, Acari, Serra de São Bento, São Rafael, Angicos e São Miguel do Gostoso, entre outros. Com potencial turístico para crescer, São Miguel do Gostoso, foi desmembrado de Touros em 1993, mas perdeu 876 habitantes entre 2000 e 2010.

Número de omissos em prestações de contas referentes ao 1º turno das eleições 2010 cai para 118



De acordo com levantamento feito pela Coordenadoria de Controle Interno e Auditoria, do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte, 60 prestações de contas referentes ao 1º turno das Eleições Gerais de 2010, foram apresentadas durante o dia de ontem, caindo assim, o número de omissões de 178 para 118. A CCIA já encaminhou relatório contendo o nome daqueles que não apresentaram suas prestações à Secretaria Judiciária, para que estes sejam intimados a fazê-lo. Caso continuem omissos, terão suas contas declaradas como não prestadas.
De acordo com o calendário eleitoral, o dia 02 de novembro de 2010 foi o último dia para os candidatos, inclusive a vice e a suplentes, comitês financeiros e partidos políticos encaminharem à Justiça Eleitoral as prestações de contas referentes ao primeiro turno, salvo a dos candidatos que concorrerem ao segundo turno das eleições.

MPF entra com ação para que candidatos do Enem possam levar lápis e relógio para a prova



O Ministério Público Federal no Espírito Santo (MPF-ES) entrou com uma ação contra o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) para que os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) possam levar lápis, borracha, apontador e relógio no dia da prova. O uso desses itens foi proibido pelo órgão por questões de segurança. As provas serão aplicadas no próximo fim de semana, dias 6 e 7 de novembro, a 4,6 milhões de inscritos. O procurador da República André Pimentel Filho quer a anulação, inicialmente em caráter liminar, dos trechos do edital que tratam da restrição. Na avaliação do MPF, "não é razoável" proibir o uso desses materiais e o procurador classificou a medida como "paranoia sem sentido".
De acordo com o procurador, o uso do relógio é determinante para o desempenho do candidato, já que ele precisa controlar o tempo gasto para responder cada uma das 90 questões da prova. Sobre o uso de lápis, borracha e apontador, Filho considera que não há "qualquer lógica" na proibição porque os itens "não representam de forma alguma sério risco de fraude". O MPF solicitou ao Inep explicações sobre a restrição desses itens, mas considerou que as informações prestadas não foram satisfatórias. Em nota, o Inep informou que as medidas são importantes para garantir a segurança do exame e alegou que "o procurador não compreendeu as informações prestadas".

Garibaldi Filho descarta assumir presidência do Senado e diz que meta é campanha de Henrique na presidência da Câmara



O senador Garibaldi Filho (PMDB) destacou qualquer possibilidade de que seu nome esteja sondado para assumir a presidência do Senado Federal. Sua prioridade neste momento é trabalhar para que Henrique Eduardo (PMDB), seu primo, chegue à presidência da Câmara dos Deputados. "Henrique é bem articulado, tem apoio de várias lideranças e partidos. Ele está pronto para exercer a função de presidente da Câmara. Vou ajudar buscar apoio para ele consiga a presidência", disse o senador ao Correio da Tarde.
Garibaldi poderia inclusive prejudicar os planos de Henrique Eduardo, caso disputasse a presidência, já que o acordo entre o PT e PMDB é que os dois partidos se revezem nas presidências da Câmara e do Senado Federal.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010



A Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social, através da ação do Programa Projovem Adolescente e do CRAS, convida Vossa Senhoria à participar da II SEMANA DA JUVENTUDE EQUADORENSE, a qual propõe o tema: Qual o seu jeito de mudar o mundo? e o lema “Construindo Identidades”.
Estes serão desenvolvidos no decorrer das atividades inclusas na programação da semana. Estas, reflexo do trabalho nas ações sócio-educativas do Projovem.

Participe e contribua com a cidadania do nosso município.
PROGRAMAÇÃO

Dia 09/11
18h - ABERTURA - I Copa PROJOVEM de Jiu-Jítsu Faixa-Branca - Ginásio Poliesportivo “O Gilsão”

Dia 10/11
7h30 - II Fórum da Juventude - Tema: Politicas Públicas de Assistência Social para a Juventude.
18h - II Torneio de Futsal do PROJOVEM - Ginásio Poliesportivo “O Gilsão”

Dia 11/11
Oficinas para a Juventude no CRAS (Manhã e Tarde)
19:30 - Cinema da Juventude - Praça de Eventos

Dia 12/11
14h - Jogos de Tabuleiro no CRAS.
19h - II Gincana Cultural - Praça de Eventos

Dia 13/11
19h - Encerramento com o II Show Cultural na Praça de Eventos

Festa do Padroeiro 2010 – São Sebastião



A festa do Padroeiro São Sebastião 2010 acontece na cidade de Equador de 25 de novembro a 05 de dezembro e o tema deste ano é: Família, Formadora de Valores Humanos e Cristãos. O padre Célio envia uma mensagem/convite para todos os fiéis da nossa Paróquia e estende o convite para toda a comunidade.
“A família nos tempos de hoje, tanto e talvez mais que outras instituições, tem sido posta em questão pelas amplas, profundas e rápidas transformações da sociedade e da cultura.
Muitas famílias vivem esta situação na fidelidade aqueles valores que constituem o fundamento do instituto familiar. Outras tornaram-se incertas e perdidas frente a seus deveres, ou ainda mais, duvidosas e quase esquecidas do significado último e da verdade da vida conjugal e familiar. Outras, por fim, estão impedidas por variadas situações de injustiça de realizarem os seus direitos fundamentais.
Consciente de que o matrimônio e a família constituem um dos bens mais preciosos da humanidade, a Igreja quer fazer chegar a sua voz e oferecer a sua ajuda a quem, conhecendo já o valor do matrimônio e da família, procura vivê-lo fielmente, a quem, incerto e ancioso, anda à procura da verdade e a quem está impedido de viver livremente o próprio projeto familiar. Sustentando os primeiros, iluminando os segundos e ajudando os outros, a Igreja oferece o seu serviço a cada homem interessado nos caminhos do matrimônio e da família.
Dirige-se particularmente aos jovens, que estão para iniciar o seu caminho para o matrimônio e para a família, abrindo-lhes novos horizontes, ajudando-os a descobrir a beleza e a grandeza da vocação ao amor e ao serviço da vida. (joão paulo ii, familiaris consortio).
Pe. Célio nascimento de Azevedo

Censo 2010 revela: Região do Seridó só representa 9% da população do Estado



Faltando pouco para ser concluído, o Censo 2010 revela que a região do Seridó, composta por 24 municípios tem uma população estimada em 281 mil, 739 habitantes. O número não chega nem a 9% da estimativa estadual, que é de 3 milhões, 120 mil e 605 moradores. As maiores cidades do Seridó, de acordo com o Censo 2010. Alguma delas, a contagem ainda não alcançou os 100%, faltando menos de 2% para serem concluídas.
01 - Caicó - 61.923
02 - Currais Novos - 42.636
03 - Parelhas - 20.339
04 - Jucurutu - 17.692
05 - Lagoa Nova - 13.990
06 - Jardim de Piranhas - 13.494
07 - Jardim do Seridó - 12.109
08 - Acari - 11.034
09 - Cerro Corá - 10.872
10 - Florânia - 9.672
11 - Cruzeta - 7.963
12 - Serra Negra do Norte - 7.770
13 - Carnaúba dos Dantas - 7.429
14 - São Vicente - 6.030
15 - São João do sabugi - 5.909
16 - Equador - 5.822
17 - Tenente Laurentino - 5.406
18 - Ouro Branco - 4.699
19 - São José do Seridó - 4.231
20 - São Fernando - 3.401
21 - Santana do Seridó - 2.526
22 - Bodó - 2.425
23 - Timbaúba dos Batistas - 2.295
24 - Ipueira - 2.072

Dilma garante reajuste para Bolsa Família e salário mínimo nos próximos anos

A presidenta eleita, Dilma Rousseff, afirmou que o salário mínimo e o benefício pago pelo Programa Bolsa Família terão reajustes nos próximos anos, como havia antecipado ontem (2), em entrevista à TV Brasil. Em seu primeiro pronunciamento ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ela avaliou como positivo o critério até então adotado pelo governo de reajustar o salário mínimo com base na inflação e no Produto Interno Bruto (PIB) do ano anterior.
Dilma lembrou, entretanto, que o país enfrentou uma crise econômica que afetou o PIB de 2009, fazendo com os números se aproximassem de zero. Caso o cenário de PIB crescente se mantenha, a previsão, segundo Dilma, é que o salário mínimo ultrapasse os R$ 600 em 2011 e os R$ 700 em 2012. Sobre o Bolsa Família, Dilma reiterou que pretende alcançar 100% de cobertura, mas admitiu dificuldades no cadastro das famílias pelas prefeituras.

Janela para o troca-troca de partidos poderá ser negociada caso Henrique desista de ser presidente da Câmara em 2011

O PT e o PMDB estão fazendo qualquer tipo de negociação para presidir a Câmara dos Deputados no primeiro biênio. O deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB) que durante a campanha fazia questão de dizer que seria presidente da Casa, poderá ser decisivo para outro projeto. É qie o PT condiciona a indicação a Câmara neste primeiro biênio para aprovar uma janela que possibilite a troca de partidos. Veja a informação na coluna Painel, na Folha de São Paulo.
"A "janela" para permitir que políticos com mandato troquem de legenda sem ferir a lei da fidelidade partidária, ficando assim liberados para disputar a próxima eleição, virou novo instrumento de barganha entre PT e PMDB na disputa pela presidência da Câmara. Antes refratário à ideia, por considerar que o PMDB tende a ser mais favorecido pelo movimento de adesão à base governista, o PT agora acena com a possibilidade de abraçá-la, desde que a sigla do vice Michel Temer desista de reivindicar o comando da Mesa Diretora no primeiro biênio da legislatura. O PMDB tem especial interesse na "janela" para vitaminar projetos locais, voltados à eleição municipal de 2012".