Powered By Blogger

quinta-feira, 23 de julho de 2009

CASA DA FAMÍLIA É REFERÊNCIA NO MUNICÍPIO



Edione Nóbrega

O CRAS (Centro de Referência da Assistência Social)/Casa das Famílias, vem desenvolvendo no Município de Equador, ações e projetos com crianças, jovens e idosos, algumas destas ações em parceria com outras políticas como educação e saúde.
Existem atualmente três projetos funcionando semanalmente atendendo crianças a partir de sete anos: O Grupo Cultural Nicolau Bezerra da Trindade, com 50 crianças com idades de sete a doze anos, com aulas semanais às terças-feiras, Projeto de Teatro atendendo 30 adolescentes a partir de 13 anos de idade, com aulas às terças e quintas-feiras; Coral “Vozes da Terra”, atendendo 120 crianças na faixa de nove a doze anos, com duas turmas (manhã e tarde), aulas sextas e sábados.
O Projovem, apesar de ser um programa do Governo Federal, é muito bem atendido no município. São adolescentes atendidos todos os dias (manhã e tarde) com dois coletivos, totalizando 50 adolescentes na faixa etária de 15 a 18 anos e todos oriundos do Bolsa Família. Os temas trabalhados são relacionados à Juventude e cidadania, trabalho, saúde (enfocando a problemática das drogas), cultura, meio ambiente, esporte e lazer. Além de oficinas para desenvolvimento do Cognitivo e direcionadas para as oportunidades de inserção em um mundo produtivo do trabalho. Nas terça e quintas-feiras o CRAS assiste ao grupo de convivência de idosos, onde trabalha o lúdico, auto-estima, o envelhecer com qualidade de vida, entre outros temas. Além de atendimentos psicossocial individualizado ou em grupo, de acordo com as necessidades apresentadas, encaminhamento ou acompanhamento ao BPC (Beneficio de Prestação Continuada) para idosos e deficientes previsto na LOAS (Lei Orgânica da Assistência), visitas domiciliares quando necessário, encaminhamento para a rede de serviços para acesso a outras políticas públicas, como: saúde, educação e aos benefícios eventuais previstos na LOAS, acompanhamento aos usuários do PBF com orientações no tocante ao cumprimento das condicional idades e inclusão de famílias em situação de vulnerabilidade social no programa
Outros projetos estão em fase de discussão para implantação com o objetivo de atender crianças de zero a seis anos, fechando assim o ciclo exigido pelo Plano Decenal do SUAS e o Redirecionamento do Piso da Assistência Social para 2010.

SUCESSO: DIA “D” DA DOAÇÃO DE SANGUE EM EQUADOR



Edione Nóbrega

Equador viveu um dia deferente no último sábado, 18 de julho. Com Slogan “Doação de Sangue, um gesto de Amor”, o município deu o pontapé inicial para a primeira campanha de doação de sangue e o sucesso foi confirmado. Segundo informações de Maria Bernadete da Nóbrega, Equador está entre os municípios que mais receberam doadores na região do Seridó.
Bernadete disse ainda que a expectativa era de 50 doadores durante todo o dia, das 8h às 15h, mas na verdade 70 pessoas pegaram fichas e infelizmente não foram todos atendidas. “O equipamento montado pelo Hemocentro de Caicó foi pouco para atender à demanda, mas nós estamos dispostos a continuar com a campanha, ou levamos as pessoas que pegaram fichas e não doaram para Caicó ou no próximo mês a gente escolhe um dia e traz, novamente, o Hemocentro para Equador. Quero agradecer a todos que colaboraram e lembrando que doar sangue é a maneira que temos de colaborar em salvar vidas, ou seja, um ato de amor”. Finaliza.

EQUADOR TEM ATENDIMENTO NA SAÚDE AUDITIVA





Edione Nóbrega

O Projeto saúde auditiva está implantado no município de Equador e já se encontra em pleno funcionamento. São 20 atendimentos mensais, ou seja, 20 consultas por mês e o atendimento é realizado na cidade de Caicó na UPDATE.
A demanda no município é muito grande, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde. Outro serviço oferecido pela Secretaria é o atendimento fisioterapêutico que é realizado todas as terças e sextas-feiras durante todo o dia. Já o serviço de Raios-X funciona de segunda à sexta-feira durante todo o dia.
Consta ainda que na Secretaria Municipal de Saúde os PSF’s da cidade de Equador estão em pleno funcionamento, onde dois médicos foram contratados e já começaram o atendimento à população.
Além dos médicos, os postos de saúde realizam atendimento de enfermagem e dentista. O sistema de marcação de consultas é de segunda à sexta-feira das 7h30 às 13h30, na Secretaria Municipal de Saúde, que agora funciona no prédio da Prefeitura.
Na Unidade Materno Infantil Integrada de Equador funciona apenas o atendimento médico realizado todos os dias da semana. Na segunda-feira o atendimento fica por conta do Dr. Adão Carlos, na terça-feira, Dr. Hilário Ferreira, quarta-feira Juranil Nóbrega, quinta-feira Alex Bruno, na sexta-feira o atendimento é realizado pelo Dr. Flaubert Ribeiro, no sábado Dr. Aurimar Ferreira e no domingo a Drª. Zenilde Dantas fica responsável pelo atendimento médico daquela unidade de saúde.
De acordo com informações d a secretária municipal de saúde Maria Bernadete da Nóbrega, o hospital municipal atende, ainda, as seguintes especialidades: Ginecologia, atendimento quinzenal às quartas-feiras. Endoscopia com atendimento, semanal, todas as quartas-feiras. O atendimento Pediátrico é realizado quinzenalmente todas as quartas-feiras, ultrassonografia, também, quinzenalmente às sextas-feiras, a nutricionista faz atendimento todas as segundas e quartas-feiras.

EQUADOR GANHA CAMPEÕES NO JIU-JÍTSU




Edione Nóbrega

Pela primeira vez na história da Arte Marcial, Equador ganha campeões no Jiu-Jitsu. Foi na primeira etapa do Campeonato Estadual de Jiu-Jitsu, realizado no dia 5 de julho na Federação de Jiu-Jitsu do Rio Grande do Norte, em Natal, capital do Estado.
Os atletas vencedores competiram pela Academia Brasa Clube de Jiu-Jitsu, a qual são filiados. O atleta equadorense Elenilson Balduíno, consagrou-se campeão estadual na categoria Faixa Azul – adulto – peso pesado (até 97 kg), e o resultado foi trazer para Equador a Medalha de Ouro e um título de grande prestígio em nível estadual.
De acordo com Elenilson, que também é instrutor da Academia Poderosos Dragões, os atletas representaram muito bem Equador, apresentando um Jiu-jitsu avançado e de grande técnica. “Nós alcançamos bons resultados que foram coroados com medalhas e o reconhecimento dentro do estado de mais uma cidade que pratica, e muito bem, o esporte milenar do Jiu-jitsu”.

O Atleta Leonardo Cristino ficou classificado em 3º lugar na categoria Faixa Azul - Adulto - Peso 6a (até 60 kg). Em 2º Lugar na categoria Faixa Azul - Adulto - Peso Médio (até 83 kg), ficou o Atleta Jaimar Matias. Além do Atleta Elenilson Balduino, instrutor da Academia Poderosos Dragões, que se sagrou Campeão Estadual na categoria Faixa Azul - Adulto - Peso Pesado (até 97 kg). Portanto, os três atletas que competiram, trouxeram resultados expressivos, mostrando a qualidade e a garra do Jiu-jitsu equadorense.
Elenilson bastante emocionado finalizou dizendo que: “Ficam aqui os agradecimentos, primeiramente a Deus pelo dom da vida e da técnica. Aos nossos familiares que sofreram conosco a cada tropeço e a cada vitória. E aos que nos apoiaram e que acreditam no nosso humilde trabalho e fica um apelo para que a cidade e a sociedade possa apoiar e acompanhar com melhores olhos este esporte que vem se consolidando grande fonte de alegrias e orgulho para nossa amada Equador.