Powered By Blogger

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

CARNAVAL DE EQUADOR PROMETE TRÊS DIAS DE MUITA FOLIA


Edione Nóbrega
O carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Tem sua origem no entrudo português, onde, no passado, as pessoas jogavam uma nas outras, água, ovos e farinha. O carnaval de rua manteve suas tradições originais na região Nordeste do Brasil. Em cidades como Recife e Olinda, as pessoas saem às ruas durante o carnaval no ritmo do frevo e do maracatu.
Em Equador não é diferente, pois a grande atração da cidade é o Carnaval de Rua, promovido pela Prefeitura Municipal. Na sexta-feira, dia 12, acontece, na Praça de Eventos Zequinha Sanfoneiro, a partir das 22h a abertura oficial com aclamação do Rei Momo e da Rainha do Carnaval 2010 e em seguida muito frevo para a rapaziada de plantão.
No sábado a festa continua com a animação dos blocos carnavalescos e muito frevo na praça e no domingo sai o tradicional bloco O Boi do Catrocé, bloco mais tradicional da festa de Momo de Equador. As crianças, também, fazem parte dessa folia com o bloco Os Periquitos que, também estará desfilando pelas ruas da cidade. Agora é só cair no frevo.
VEJA PROGRAMAÇÃO DO CARNAVAL 2010
DIAS 12, 13 E 14 NA PRAÇA DE EVENTOS ZEQUINHA SANFONEIRO

SEXTA
22H - ABERTURA OFICIAL COM ACLAMAÇÃO DO REI E RAINHA DO CARNAVAL 2010
ORQUESTRA DE FREVO DE EQUADOR
BANDA SÓ PIZEIRO
SWUINGUEIRA DA QUEBRADEIRA

SÁBADO
16 H
MATINÊ CARNAVALESCO
ORQUESTRA DE FREVO DE EQUADOR
BANDA SO PIZEIRO
DJ. MASCOS

22H
ORQUESTRA DE FREVO DE EQUADOR
PASSAGEIROS DO FORRÓ
SWUINGUEIRA DA QUEBRADEIRA

DOMINGO
9H
TRADICIONAL ARRASTÃO DO BOI DO CATROCÉ

16H
DESFILE DAS VIRGENS
ORQUESTRA DE FREVO DE EQUADOR
BANDA SO PIZEIRO
PASSAGEIROS DO FORRÓ
SWUINGUEIRA DA QUEBRADEIRA
DJ. MARCOS

22 H
ORQUESTRA DE FREVO DE EQUADOR
SWINGUEIRA DA QUEBRADEIRA
PASSAGEIROS DO FORRÓ

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

SÍNDROME DE GUILLAIN-BARRÉ INTERROMPE A VIDA DE ANDREZZA

Andrezza em momento especial

Edione Nóbrega
A Síndrome de Guillain-Barré é uma doença rara na qual os nervos periféricos se deterioram. Estes nervos enviam mensagens do cérebro para os músculos, instruindo-os a se moverem, e também levam a sensações como a dor, prazer, gosto etc., para o cérebro. O dano de um nervo causa frequentemente fraqueza muscular (muitas vezes chegando a causar paralisia total), e pode causar anormalidades de sensação, inclusive dor, formigamento, sensação de “comichão na pele”, ou até desequilíbrio.
O que torna a síndrome de Guillain-Barré uma emergência médica é que a fraqueza pode afetar os músculos do tórax, responsáveis pela respiração. Se eles são paralisados, o paciente pode morrer por falta de oxigênio. O paciente deve ser monitorado cuidadosamente; normalmente em um hospital, para ter certeza de que a respiração e outras funções vitais são mantidas.
Ninguém sabe o que causa a síndrome de Guillain-Barré. Na maioria dos casos é uma desordem auto-imune na qual o sistema imunológico do corpo ataca e destrói a cobertura de mielina que envolve os nervos longos, muito semelhantes ao isolamento ao redor de um fio de eletricidade. A Mielina protege o nervo e ajuda a acelerar a transmissão dos impulsos elétricos por ele. Se a mielina é destruída, os impulsos nervosos viajam muito lentamente e podem ser interrompidos. Se os músculos não são ativados, eles não funcionarão corretamente. Por esta razão as pessoas com a síndrome de Guillain-Barré experimentam fraqueza e paralisia de certos grupos musculares.
E foi essa síndrome que levou a jovem mãe, filha, esposa, amiga, profissional de grande competência para junto de Deus. Andrezza, você foi para o povo de Equador uma personalidade ímpar. A cidade está de luto pela falta que você vai fazer, pela ausência em momentos tão oportunos na educação do município, falta para as crianças que ensinaste o ABC. Ausência na vida de tua família, pais, avós, tios e tia, marido, filho, irmãos. Tua falta será notada e sentida pelos teus amigos de trabalho, amigos comuns, amigos do peito e amigos AMIGOS.
Andrezza, não tive a oportunidade de te conhecer, mas tenho um grande prazer em conhecer tua família, uma família bacana de grandes pessoas e é através desse conhecimento que te digo agora: VOCÊ está deixando um grande vazio na cidade de Equador, pois seu nome é de origem grega e significa coragem e virilidade. Você era daquelas que estava sempre pronta a se aventurar, muito cheio de energia, possuía uma personalidade ativa e decidida. Não via graça numa vida sem desafios. E por ser uma líder por natureza, atraía as outras pessoas com seu entusiasmo. Você é uma pessoa forte que dará continuidade, em um outro plano, a uma vida de PAZ, AMOR e FATERNIDADE. Descanse em PAZ e fica com Deus, o céu está sorrindo de braços abertos para o resgate de uma linda pessoa como você. SAUDADES!!!!!!!