Powered By Blogger

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

SÍNDROME DE GUILLAIN-BARRÉ INTERROMPE A VIDA DE ANDREZZA

Andrezza em momento especial

Edione Nóbrega
A Síndrome de Guillain-Barré é uma doença rara na qual os nervos periféricos se deterioram. Estes nervos enviam mensagens do cérebro para os músculos, instruindo-os a se moverem, e também levam a sensações como a dor, prazer, gosto etc., para o cérebro. O dano de um nervo causa frequentemente fraqueza muscular (muitas vezes chegando a causar paralisia total), e pode causar anormalidades de sensação, inclusive dor, formigamento, sensação de “comichão na pele”, ou até desequilíbrio.
O que torna a síndrome de Guillain-Barré uma emergência médica é que a fraqueza pode afetar os músculos do tórax, responsáveis pela respiração. Se eles são paralisados, o paciente pode morrer por falta de oxigênio. O paciente deve ser monitorado cuidadosamente; normalmente em um hospital, para ter certeza de que a respiração e outras funções vitais são mantidas.
Ninguém sabe o que causa a síndrome de Guillain-Barré. Na maioria dos casos é uma desordem auto-imune na qual o sistema imunológico do corpo ataca e destrói a cobertura de mielina que envolve os nervos longos, muito semelhantes ao isolamento ao redor de um fio de eletricidade. A Mielina protege o nervo e ajuda a acelerar a transmissão dos impulsos elétricos por ele. Se a mielina é destruída, os impulsos nervosos viajam muito lentamente e podem ser interrompidos. Se os músculos não são ativados, eles não funcionarão corretamente. Por esta razão as pessoas com a síndrome de Guillain-Barré experimentam fraqueza e paralisia de certos grupos musculares.
E foi essa síndrome que levou a jovem mãe, filha, esposa, amiga, profissional de grande competência para junto de Deus. Andrezza, você foi para o povo de Equador uma personalidade ímpar. A cidade está de luto pela falta que você vai fazer, pela ausência em momentos tão oportunos na educação do município, falta para as crianças que ensinaste o ABC. Ausência na vida de tua família, pais, avós, tios e tia, marido, filho, irmãos. Tua falta será notada e sentida pelos teus amigos de trabalho, amigos comuns, amigos do peito e amigos AMIGOS.
Andrezza, não tive a oportunidade de te conhecer, mas tenho um grande prazer em conhecer tua família, uma família bacana de grandes pessoas e é através desse conhecimento que te digo agora: VOCÊ está deixando um grande vazio na cidade de Equador, pois seu nome é de origem grega e significa coragem e virilidade. Você era daquelas que estava sempre pronta a se aventurar, muito cheio de energia, possuía uma personalidade ativa e decidida. Não via graça numa vida sem desafios. E por ser uma líder por natureza, atraía as outras pessoas com seu entusiasmo. Você é uma pessoa forte que dará continuidade, em um outro plano, a uma vida de PAZ, AMOR e FATERNIDADE. Descanse em PAZ e fica com Deus, o céu está sorrindo de braços abertos para o resgate de uma linda pessoa como você. SAUDADES!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.