Powered By Blogger

sexta-feira, 10 de abril de 2009

SERVIDORES MUNICIPAIS DISCUTEM CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL

Edione Nóbrega

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desportos de Equador realizou, na última quarta-feira, encontro de Capacitação e Realização. Na ocasião participaram ASG’s e vigilantes que fazem a diferença.
O objetivo do encontro, segundo Agacir Alves Secretária de educação do município, é de valorizar a função aducativa que cada um ocupa no âmbito educacional e avaliar o trabalho já realizado desde o início do ano letivo de 2009.
Quem marcou presença no encontro foi a nutricionista do município Regina Maria de Assis, que deu uma verdadeira aula ensinando como reutilizar os alimentos da merenda escolar adquiridos da Compra Direta, complemento do Governo do Estado. Regina disse, também, que os alimentos da Compra Direta são ricos em ferro, cálcio, vitaminas, gorduras e sais minerais e que a comunidade precisa, urgentemente, de uma reeducação alimentar e aproveitar as cascas das frutas nos sucos e as dos legumes em saladas e sopas.
PROFESSORES – Outro grande encontro foi e de Formação com os professores da rede municipal que ministraram aula de reforço escolar nas escolas com o objetivo de envolver toda a comunidade escolar. Na participação do processo ensinar e aprender. Os professores também se reuniram e realizaram o planejamento mensal com todos os profissionais da educação, compartilhando experiências e propostas pedagógicas a serem ministradas em salas de aula com alunos do ensino Infantil e Fundamental I e II.
A secretária de Educação aproveitou o momento e agradeceu o apoio dos ASG’s, vigilantes, professores, a nutricionista Régia e à diretora do Departamento de Assistência ao Educando Maria da Conceição e à Secretaria de Assistência Social na pessoa de Maria Edivânia Lima.

Semana Santa em Equador


Igreja Matriz de São Sebastião


Edione Nóbrega

A Igreja Matriz de São Sebastião e a comunidade Católica de Equador estão em oração desde o Domingo de Ramos. Hoje quinta-feira Santa a cidade e a comunidade amanheceram em oração. Às 5 horas da manhã a cidade foi despertada por uma linda Via Sacra pelas ruas do município, ainda dentro da programação da Semana Santa ao meio-dia, aconteceu a receitação do Ofício, as 19h30, celebração da Ceia do Senhor e lava-pés e à meia-noite a procissão de Reparação da Via-Sacra, onde apenas os homens participaram. A Sexta-feira da Paixão das 7h às 16h acontece a adoração da Reserva eucarística e às 16h todos poderão participar da celebração da Paixão de Cristo.
No Sábado de Aleluia a Igreja celebra a Vigília Pascal às 19h. Dentro da celebração acontece o momento especial de Ressurreição de Jesus Cristo, onde todos participam cantando e glorificando o nome do Senhor e no domingo às 19h momento de celebração da Missa de Páscoa.
Ainda dentro da programação da Semana Santa cerca de 30 crianças e adolescentes assistidos pelos programas Projovem e Casa da Família saíram, na quita-feira às 19h, pelas ruas de Equador em Via Sacra. O grupo apresentou cenas desde a condenação de Jesus Cristo até a Sua ressurreição. O momento foi de muita emoção, pois o cenário era de uma veracidade emocionante. A Via Sacra saiu da Casa da Família e percorreu a Rua Getúlio Vargas fazendo paradas para apresentar as estações da condenação, morte e ressurreição do Senhor.
Para a coordenadora do evento e orientadora social do Projovem, essa é a melhor maneira de mostrar aos jovens e à comunidade em geral, o verdadeiro papel da instituição e acima de tudo incentivar o jovem na valorização da cultura.
Já Ana Etelvina, coordenadora da Casa da Família, diz que “o que falta para o sucesso total dos nossos eventos é a falta de participação por parte da comunidade. Eu acredito que devido à falta de costume o povo não está participando. Nós queremos pedir que venham e participem. Vamos caminhar juntos, pois dessa caminhada depende o sucesso do nosso município”, finaliza.

terça-feira, 7 de abril de 2009

Comunidade cigana de Equador foi tema de discussão da II Conferência Regional do Seridó de Política de Promoção de Igualdade Racial



Edione Nóbrega

A secretária de Assistência Social da Cidade de Equador, Edivânia Lima participou da II Conferência Regional do Seridó de Política de Promoção de Igualdade Racial, ocorrido no último sábada no município de Parelhas, que teve como tema central “Os Avanços, os Desafios e as Perspectivas da Política Municipal, Estadual e Nacional de Promoção da Igualdade Racial”.
Além da secretária participaram, ainda, Ana Etelvina, coordenadora da Casa da Família e Marcondes Dantas, representante da comunidade cigana residente no município de Equador. Na ocasião foi apresentada proposta de melhorias do Bairro Dinarte Mariz, onde a maioria dos moradores pertence à comunidade cigana. De acordo com Marcondes uma equipe da Secretaria de Assistência Social e Cidadania vem a Equador para cadastrar os moradores e fazer um levantamento das necessidades.
A conferência reuniu, também, representante da Coordenadoria Especial de Política de Promoção da Igualdade Racial do Governo do Estado – COEPPIR, da Coordenadoria Nacional de Entidades Negras – CONEN, Coordenadoria Estadual de Quilombos/RN, Organização Negra do Estado, entre outros.
A abertura foi marcada pela apresentação do Grupo de Percussão da Comunidade Quilombo Boa Vista dos Negros, Afrorregueiros. Na ocasião foram realizadas palestras, leitura e aprovação do regimento interno, formação e apresentação de propostas de grupos temáticos e eleição da Delegação a II Conferência Estadual.