Powered By Blogger

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

IDOSOS DE EQUADOR ESTÃO SE CADASTRANDO PARA RECEBER CARTEIRA



Edione Nóbrega

A Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com a Casa das Famílias e Bolsa Família, estão realizando busca nos idosos que são cadastrados no CADUNICO com o objetivo de confeccionar as carteiras dos idosos do município de Equador. Têm direito ao cadastramento idosos com idade acima de 60 anos com informação de renda individual de até dois salários mínimos e não for comprovada.
Ana Etelvina, coordenadora da Casa das Famílias diz que eles estão trabalhando no sentido de cadastrar os idosos que não estão no CADUNICO – Programa do Governo Federal e que após gerados o NIS – Número de Identificação Social -, poderão ter suas carteiras. Ainda de acordo com informações de Ana as carteiras serão de grande utilidade na vida dos idosos para que possam viajar por todo o Brasil de forma gratuita como prevê a lei. A Secretaria pretende confeccionar 100 carteiras e entregá-las até o final deste ano.

SEAPAC E ASSOCIAÇÕES RURAIS DE EQUADOR PROMOVEM ENCONTRO PARA DISCUTIR CAPACITAÇÃO





Edione Nóbrega

O Programa Desenvolvimento Solidário, o SEAPAC, Associações Rurais, Público Municipal, e o Conselho do Fumac de Equador, têm a honra de convidar 06 pessoas de cada associação para participarem de um encontro que acontece amanhã, 5 de novembro, durante todo o dia, a partir das 08h30, no Centro Paroquial Pe. Valdecir Donato da Silva, com o objetivo de discutir e definir as seguintes questões:

- Sensibilizar e mobilizar atores locais e das organizações comunitárias, para participarem do projeto de mobilização, sensibilização e capacitação dos atores sociais e organizações comunitárias em: Controle Social de Políticas Públicas, Economia Solidária, Gestão Ambiental e Associativa e Relações de Gênero, Geração Etnia em projetos sociais.
- Divulgar as atividades de capacitação, assim como o processo de seleção das entidades contratadas para execução das mesmas;
- Selecionar os representantes do município para participarem de todos os módulos de capacitação.

Durante o encontro será oferecido alimentação para todos os participantes desta oficina pelo Programa de Desenvolvimento Solidário. O deslocamento das pessoas desta comunidade até a cidade de Equador será de responsabilidade da Associação.
A associação deve garantir que pelo menos 50% de seus representantes sejam mulheres, como também, levar em consideração a participação de jovens, adultos e idosos. Desde já a comissão organizadora agradece a presença dos participantes, nesse momento tão importante para a construção e o fortalecimento das organizações comunitárias, assim como para o controle social das políticas públicas.

PETI REALIZA O 1° RECICL’ARTE



Edione Nóbrega

O Peti – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - realiza amanhã, 6 de novembro, de 8h às 11h30 e de 14h às 17h, o primeiro Recilca’arte que significa a primeira amostra cultural de trabalhos com reciclagem. Segundo informações de Betânia Freitas – coordenadora do Peti -, na oportunidade serão expostos brinquedos, jogos, esculturas com argila e uma apresentação teatral. Para a coordenadora e todos que fazem o Programa, esse dia vai ficar marcado, pois a utilização da arte em sua essência pode mostrar o mundo de uma forma diferente e única .
“A utilização e o desenvolvimento de projetos culturais no auxílio ao trabalho com crianças podem contribuir, e muito, no desenvolvimento de novas propostas de atividades e no próprio avanço pedagógico”, afirma Betânia.

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INICIA MATRÍCULAS PARA DEFICIENTES, ANO 2010.

Edione Nóbrega

A Escola como espaço institucional deve garantir o atendimento das diferenças. Esse é o pensamento da Secretária Municipal de Educação Agaci Alves, que respeitando as individualidades e permitindo a superação das condições de exclusão social e das diferentes formas de discriminação que existem na sociedade, tem como objetivo garantir uma escola para todos. E é por esse motivo que a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto inicia antecipadamente, as matrículas referente ao ano 2010 para pessoas portadoras de deficiência que freqüentam ou que ainda se encontram fora da sala de aula.
A matricula antecipada tem como objetivo organizar as escolas para acolher “bem” todos os alunos em suas necessidades educacionais especiais. As matrículas tieram início no dia 26 de outubro e vão até o dia 11 de novembro de 2009. Os interessados devem procurar as escolas da rede municipal e realizar a matrícula antecipada.

HENRIQUE ESCUTA PREFERÊNCIAS DE VANILDO FERNANDES E FÁBIO BUCÃO E TENDÊNCIA DO PREFEITO É FICAR COM O LÍDER DO PMDB




Ainda na noite deste sábado (31), o deputado federal Henrique Eduardo Alves (PMDB) esteve visitando Equador e foi recebido pelo prefeito Vanildo Fernandes (PDT) e o vice-prefeito Fábio Bulcão, que dirige o PMDB local. A conversa aconteceu na residência do médico-prefeito. Vanildo, apesar de ser do PDT sempre foi ligado ao senador Garibaldi Filho (PMDB), que nunca perdeu uma eleição em Equador.
Com Vanildo e Fábio, Henrique não tocou muito em sucessão estadual e se prendeu mais no ao apoio do grupo governista à sua reeleição. O prefeito, que já foi algumas vezes à Brasília, informou que deu entrada em vários convênios para Equador. Para ter o apoio de Vanildo, que lidera ainda mais quatro vereadores: Carlinhos Derick (PP), Josa Nunes, Murica e Dirceu, ambos do PDT. Os empresários de Caulim, Naldo Guariba e Zequinha de Quirino também prestigiaram. Se atender as solicitações de Vanildo, a tendência do grupo governista é marchar unido em torno da reeleição de Henrique.