Powered By Blogger

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Papa Bento 16 oficializa beatificação de irmã Dulce



O papa Bento 16 oficializou na última sexta-feira o decreto que conclui o processo de beatificação de irmã Dulce (1914-1992). O ato foi publicado na edição do "Jornal do Vaticano" do último sábado. Segundo a Arquidiocese de Salvador (BA), a cerimônia de beatificação deve acontecer no primeiro semestre do ano que vem. A beatificação da religiosa foi reconhecida pela Congregação das Causas dos Santos do Vaticano em outubro quando um milagre dela foi validado. O milagre reconhecido de irmã Dulce foi a recuperação de uma mulher sergipana que teria sido desenganada pelos médicos durante o parto, depois de sofrer uma forte hemorragia. Em seguida, com a comprovação de outro milagre, a religiosa poderá ser santificada. O processo de irmã Dulce começou a tramitar no Vaticano em 2000.
Conhecida como "o anjo bom da Bahia", Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes, a Irmã Dulce, era devota de santo Antônio e começou a praticar caridade aos 13 anos, ajudando os mendigos que moravam nas ruas de Salvador. Cinco anos mais tarde, ingressou na Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição. Em junho deste ano, o corpo de irmã Dulce foi exposto ao público pela última vez antes de ser transferido para um túmulo lacrado na capela das Relíquias, em Salvador (BA). Exumado em maio, o corpo da religiosa estava mumificado e seu hábito (traje de freira), preservado.

Rio Grande do Norte reduz taxa de analfabetismo para 14,7%

A taxa de analfabetismo no Rio Grande do Norte caiu para 14,7%. Os dados são do levantamento feito pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), divulgados nesta quinta-feira (9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Nos últimos cinco anos, o Rio Grande do Norte conseguiu reduzir a taxa de analfabetismo de 22% em 2004 para 14,7% em 2009. O analfabetismo se concentra mais nas pessoas com mais de 60 anos.
O Estado ocupa agora o sexto lugar no ranking dos Estados com maior percentual de analfabetos, à frente do Ceará, Maranhão, Paraíba, Pará e Alagoas. O índice do Estado é inferior ao da região Nordeste que tem uma taxa de 18,7% de analfabetismo (redução de 3,7% com relação a 2004).

CNM faz alerta aos prefeitos sobre a aplicação de 1% adicional FPM em Saúde e Educação

Sobre a aplicação dos recursos do 1% adicional do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) nas áreas de Saúde e Educação, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) faz uma alerta às prefeituras. De acordo com a Emenda Constitucional 55/2007, o repasse ocorrido da última sexta-feira (10) não integra a base de cálculo do mínimo para aplicação em Saúde, que é de 15%, e não compõe o universo de recursos destinados ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).
No entanto, em relação aos 25% da arrecadação total que o Município deve aplicar em Educação - determinação constitucional - este repasse entra na contabilização, além do valor que já é destinado ao Fundeb mensalmente. Orientação baseada no artigo 212 da Constituição Federal, que não permite a exclusão de nenhum imposto e transferência constitucional proveniente da repartição das receitas de impostos. A CNM chama a atenção dos prefeitos para o fato de o banco transferir, automaticamente, o desconto de 15% para a conta do Fundo Municipal de Saúde (FUS). Apesar de transferência do 1% do FPM feita pelo banco, a prefeitura só deve investi-lo obrigatoriamente em Saúde se ainda não tiver alcançado o mínimo de 15% constitucionais, caso contrário a aplicação fica a critério do gestor.

PETI CONFRATERNIZA DEZ ANOS DE FUNDAÇÃO

A Prefeitura Municipal de Equador em parceria com o Peti, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil e a Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social comemoram os dez anos de fundação do Peti. Para o coordenador do programa Carlos Adriano Neto conta como prazer o que é fazer parte dessa história. Para ele são histórias de lutas e conquistas e o objetivo principal é promover a dignidade humana de cada criança assistida pelo programa. “Nós temos um enorme prazer de fazer esse trabalho. Eu nós porque trabalhamos em equipe, pois sozinho seria impossível”, afirma. As festividades alusivas aos dez anos do Peti começam dia 14 a partir das 9 horas com um torneio de Futsal com premiação, no Ginásio Poliesportivo de Equador “O Gilsão”. No dia 15 às 8h às 17h na Praça de Eventos Zequinha Sanfoneiro,será realizada a Amostra do Peti, que serão apresentadas as atividades desenvolvidas no Programa durante o ano de 2010 e montados stands esportivos, artesanais, artes, música e teatro e ainda apresentação de grupos de Capoeira e Hip Hop.
No dia 16 às 16h grande show cultural no Ginásio Polesportivo e no dia 17 às 19 horas Jantar de confraternização e encerramento para os pais, alunos e convidados, no Centro Pastoral Pe. Valdeci Donato

SENADOR GARIBALDI ALVES RECEBE PREFEITO, DR. VANILDO, EM SEU GABINETE



O prefeito Dr. Vanildo Fernandes (PDT), aproveitou a viagem que fez a Brasília e visitou o gabinete do senador Garibaldi Alves (PMDB), e em conversa com o senador foi informado que serão disponibilizados recursos para o município. Ele acredita que muitas portas se abrirão para seus prefeitos e representantes políticos.
O senador e futuro ministro da Previdência Social, acredita que irá colaborar muito mais com o desenvolvimento do Rio Grande do Norte ao assumir a nova função. O peemedebista lembrou que sendo ministro terá mais acesso a presidência e outros setores que poderão agilizar o envio de recursos para o Estado e principalmente município do porte de Equador. O senador, como ministro pretende atuar em beneficio do Rio Grande do Norte porque, de acordo com suas informações, na medida em que for titular de um Ministério, vai ter muito mais condições de conversar com os outros ministros a respeito das pendências do Rio Grande do Norte para a liberação de recursos. “Então eu considero e sei que vou abrir muitas portas para o estado, para os seus prefeitos, seus representantes e líderes políticos”, declarou.

RÁDIO COMUNITÁRIA
O prefeito aproveitou a oportunidade e visitou o Ministério das Comunicações e entregou a manifestação de interesse para implantação da Rádio Comunitária de Equador, sendo esse o primeiro passo para em seguida apresentar o projeto. A Rádio Comunitária é um tipo especial de emissora de rádio FM, de alcance limitado a, no máximo, 1 km a partir de sua antena transmissora, criada para proporcionar informação, cultura, entretenimento e lazer a pequenas comunidades.Trata-se de uma pequena estação de rádio, que dará condições à comunidade de ter um canal de comunicação inteiramente dedicado a ela, abrindo oportunidade para divulgação de suas idéias, manifestações culturais, tradições e hábitos sociais.A Rádio Comunitária deve divulgar a cultura, o convívio social e eventos locais; noticiar os acontecimentos comunitários e de utilidade pública; promover atividades educacionais e outras para a melhoria das condições de vida da população.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

COMUNICADO:

Secretaria Municipal de Educação comunica, através da secretária Cacilda Cândido, aos pais, mães ou responsáveis, que as matrículas para o ano letivo de 2011; estão abertas para os alunos do 1º ano ao 3º ano, de 07 a 10 de dezembro de 2010.
1º Ano – Novatos
2º e 3º ano – Veteranos.
A secretária avisa, ainda, que já se encontram abertas as matrículas dos alunos veteranos das Escolas: Cemei e Creche Municipal Rita de Cácia.
Procurem as escolas municipais e matriculem seus filhos. As matriculas de alunos novatos só serão realizadas em janeiro de 2011.

GRANDE SERESTA COM CRIZALDO EM NATAL

Não percam a grande seresta no encontro dos equadorenses em Natal com a voz romântica de Crizaldo.
O encontro acontece no dia 29 de janeiro na casa de show Albatroz, na Av. Prudente de Morais, em frente à Praça Cívica. O ingresso custa apenas dez reais. Mais informações com Woshington pelo telefone 8821-8267. Vamos prestigiar o que existe de bom em nossa cidade. Crizaldo, dia 29 de janeiro em Natal.

PREFEITO VIAJA A BRASÍLIA E APRESENTA PROJETO DO PAC-2 NO MINISTÉRIO DAS CIDADES

O prefeito do município de Equador Dr. Vanildo Fernandes Bezerra, juntamente com a primeira-dama Maria Edivânia Lima da Silva e Sebastião Carlos Derick viajaram a Brasília na segunda-feira (06) para apresentar o projeto do Programa de Aceleração do Crescimento-2 (PAC-2) que envolve o bairro Alto da Bela Vista e a Rua do Cemitério. O projeto foi apresentado à equipe técnica do PAC-2 no Ministério das Cidades, em Brasília, que passará por uma avaliação da equipe e até o dia 17 de janeiro de 2011 o Ministério informa a aprovação ou não do projeto para o município de Equador.
O PAC-2 prevê reformas e construções de casas, creches, centro social, pavimentação, melhoria no esgotamento sanítário para município de Equador em 2011. Uma vez aprovado, o projeto irá contribuir para a redução do déficit social nas comunidades empobrecidas e outros benefícios para o município.
Se conteplado os recursos, de cerca de três milhões de reais, serão disponibilizados no Orçamento Geral da União de 2011. O projeto foi priorizado para os bairros com déficit de equipamentos sociais, mas também contou para a escolha da renda per capita e a disponibilidade de áreas verdes livres. O bairro escolhido foi o Alto da Bela Vista e Rua do Cemitério. O prefeito Dr. Vanildo Fernandes se diz confiante quanto a aprovação do prejeto para Equador. “A prefeitura fez sua parte para conseguir a aprovação desse projeto para o nosso município. Acreditamos nisso porque Equador é carente nesse aspecto e a proposta do PAC-2 é, justamente, melhoria para essas comunidades”, finaliza.

EMOÇÃO NAS COMEMORAÇÕES DO CENTENÁRIO DE NASCIMENTO DE JOSÉ MARCELINO

Dentro da programação da festa do Padroeiro de São Sebastião da cidade de Equador, constava homenagem ao centenário de nascimento de José Marcelino de Oliveira, o maior chefe político da história do município. No sábado pela manhã aconteceu, no auditório da Prefeitura aposição da Placa que nomeia a Casa de Palácio José Marcelino de Oliveira, Lei nº. 581/2010. O espaço superlotou de pessoas para prestigiar pessoa tão ilustre.
O momento foi de muita emoção por parte da platéia e das pessoas que ocuparam a plenária para prestar as homenagens. A filha de José Marcelina, Emília Marcelino se emocionou ao falar do seu pai, que para ela foi o maior exemplo de pessoa como: esposo, pai, amigo, político e empresário.
O prefeito do Município de Equador Dr. Vanildo Fernandes Bezerra, também, se mostrou emocionado ao falar de José Marcelino, pois segundo ele, essa é uma homenagem mais que merecida, pois para ele seu Zé Marcelino, como era chamado por muitos, representou muito para o povo e para a cidade de Equador. Foram muitas as homenagens, mas a fala de Cleonice Marina deixou todos muito emocionados quando ela disse que “Seu Zé como era chamado por todos nós, sabia dividir, antagonizar, aprofundar diferenças e intransigências, pois para ele eram sempre tarefas fáceis. E também o caminho mais eficaz para transformar dificuldades em impasses instransponíveis. Ele dizia sempre que difícil é construir o rumo e as bases para o caminho comum. É conciliar as diferenças em torno de objetivos maiores”. Cleonice trabalhou durante muitos anos de sua vida ao lado de José Marcelino e enfatizou que essa é uma homenagem justa ao homem que sempre trabalhou pelo povo de Equador.
As homenagens não param por aí. À tarde, às 16h, na Câmara Municipal José Batista de Oliveira, aconteceu uma sessão solene, onde amigos e familiares, também, prestigiaram esse centenário e à noite, às 19h, uma missa em Ação de Graças, na Igreja Matriz encerrou as homenagens a José Marcelino de Oliveira.

TRÊS DIAS DE MUITA FESTA E ANIMAÇÃO

Muita animação na festa profana do Padroeiro São Sebastião de Equador. As declarações de amor em evidência no Clube CESE aconteceram na noite de sexta-feira ao som do seresteiro Crizaldo que com seu romantismo atraiu, não só os casais apaixonados, mas também, um público eclético.
No sábado muito forró com a Banda Ariaxé, swingueira e belas músicas dos anos 60 e 70 com Canindé Moreno. A festa entrou pela madrugada encerrando ao raiar do dia. Teve ainda a participação da Banda Reset de Equador.
O domingo foi de muita festa durante todo o dia. À tarde, na Praça de Eventos Zequinha Sanfoneiro Djs. e um paredão de som invadiram o espaço com músicas variadas e os jovens de Equador, cidades vizinhas e até de João Pessoa, Campina Grande e Brasília protagonizaram a festa com uma tarde de muita animação e alegria.
À noite do domingo a festa continuou com muito forró. Quem abrilhantou o primeiro momento foi a banda local Forrozão Pegada Envolvente, em seguida Passageiros do Forró e encerrando Mi Banda da cidade de Junco do Seridó.
Na segunda-feira a cidade acordou mais tarde e aos poucos as pessoas começavam a circular pelas ruas e praça comentando e lastimando o final da festa. “Para mim a festa foi ótima pena que acabou e temos que esperar para o próximo ano. Festa de padroeiro é uma festa diferente, é muito divertido”, disse a adolescente Ana Viana da cidade de Parelhas. Essa opinião é praticamente unânime, pois todos, tanto os jovens, quanto as pessoas mais velhas comentavam com tristeza o final da festa. “Agora é esperar a próxima”, afirmou Carlos Leocádio, Brasília.
Além do muita animação a Prefeitura Municipal de Equador em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde fez a distribuição de 864 preservativos durante os três dias de festa com panfletagem mostrando que sexo tem que ser segure. “Use a camisinha”.

Cirurgiado, filho de Ezequiel será liberado para retornar ao Estado somente no início da próxima semana

O deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PTB) não compareceu ao município de Equador para prestigiar o prefeito Dr. VanildoFernandes em festa de aniversário por um motivo justo: É que ele está em São Paulo há dez dias onde acompanha o filho, João Ezequiel de três anos, que foi cirurgiado nesta segunda-feira (06) no Hospital Albert Einstein, em São Paulo.
Em seu Twitter, ele postou na tarde desta terça-feira (07) que a cirurgia foi um sucesso: "Graças a Deus tudo foi um sucesso! Agradeço a equipe do Hospital Albert Einstein, aqui de São Paulo. O urologista pediátrico Antônio Macedo Júnior vai conceder alta amanhã e vai liberá-lo para viajar no início da próxima semana", afirmou.

Folha de São Paulo publica que não há informações se Dilma aprovou o nome de Garibaldi para a Previdência

A notícia de que o senador Garibaldi Filho (PMDB) foi indicado pelo PMDB para ocupar o Ministério da Previdência já ganhou a imprensa nacional, claro... A novidade é que ninguém sabe dizer ainda se o indicado dos peemedebistas já recebeu o sinal verde da presidente eleita Dilma Rousseff (PT). É que a Folha Online, publicou em seu portal que não há confirmação ainda se Dilma aprovou o nome de Garibaldi.
"O vice-presidente eleito, Michel Temer almoçou com a presidente eleita, Dilma Rousseff, mas não há confirmação se ela teria aprovado a indicação e feito o convite. Pela manhã, a presidente eleita convidou o deputado Pedro Novais (PMDB-MA) para assumir o ministério do Turismo e o ministro Wagner Rossi para permanecer no Ministério da Agricultura", diz o texto assinado Márcio Falcão e Natura Nery.

Henrique confirma no Twitter: Garibaldi será indicado pelo PMDB para o Ministério da Previdência

Um potiguar integrará o ministério da presidente eleita Dilma Rousseff (PT)... É que o PMDB fechou a indicação do senador Garibaldi Filho para comandar o Ministério da Previdência. Como o Blog especulou na semana passada, o nome de Garibaldi surgiu depois que o vice-presidente eleito Michael Temer conseguiu convencer o deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB), para que abra mão de presidir a Câmara dos Deputados no biênio 2011-2012.
Nesta terça-feira, Henrique confirmou no Twitter o nome do primo. "Garibaldi será o nome do PMDB para o ministério da Previdência. Eu, Garibaldi e Renan acabamos de acertar a indicação. Temer levará a Dilma", postou no microblog. Com Garibaldi no ministério, o primeiro suplente, o médico Paulo Davim (PV) assumir a cadeira de senador.

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

PROCISSÃO ENCERRA FESTA RELIGIOSA DO PADROEIRO

O momento final das festividades religiosas do padroeiro de São Sebastião, em Equador foi na tarde do domingo, quando aconteceu a brilhante procissão de encerramento, saindo pelas ruas da cidade, acompanhada pela Filarmônica Santa Cecília e mostrando a fé do povo católico.

Após a procissão aconteceu a bênção do Santíssimo, descida da Bandeira, resultado parcial, escolha da rainha da Festa e um festival de prêmios, encerrando o momento de fé e confraternização.