Powered By Blogger

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

“SITUAÇÃO DO AÇUDE MAMÕES É PREOCUPANTE”: AFIRMA PREFEITO DR. VANILDO FERNANDES!

Edione Nóbrega
A Prefeitura Municipal de Equador, através de seu administrador o prefeito Dr. Vanildo Fernandes, enviou, ontem, ofício para o senhor Walter Gasi, presidente da Caern (Companhia de Água e Esgoto do Rio Grande do Norte), mostrando a atual situação do Açude Mamões do município de Equador.
Consta do ofício que o açude, ao longo do tempo, vem sofrendo os efeitos do aterramento e assoreamento e de acordo com a população se instalou, no balde do açude, um formigueiro capaz de comprometer a segurança de armazenamento de água naquele reservatório.
O prefeito está preocupado com a situação do Açude Mamões, que aumenta, na população de Equador, a necessidade por água daquele reservatório, sua capacidade de acumulação diminui, podendo gerar um futuro breve colapso no sistema de abastecimento de água para a população do município, visto que a demanda, por água, cresce ano a ano.
De acordo com o prefeito, a falta de atuação da Caern na conservação do único reservatório de água que abastece o município, mesmo estando sob sua gestão, afronta o que dispõe a Lei Federal nº 9.433/1997 da Política Nacional de Recursos Hídricos e a Lei Estadual nº 6.908/96 de Política Estadual de Recursos Hídricos.
Outra preocupação da atual administração é que o município, até o ano de 2015, vai precisar de um novo manancial, conforme consta no Atlas de Abastecimento Urbano de Água elaborado pela Agência Nacional de Águas no site www.ana.gov.br.
Diante das declarações o prefeito municipal solicita da Caern, responsável pela exploração de serviço de abastecimento de água da cidade, as seguintes providências: a imediata limpeza do balde do Açude Mamões objetivando a vistoria da segurança do reservatório; os serviços de desaterramento do açude como forma de voltar a armazenar o maior volume de água possível; o estudo técnico acerca da informação constante no Atlas de Abastecimento Urbano de Águas, de que o município de Equador precisa, até 2015, de um novo manancial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.