Powered By Blogger

quinta-feira, 29 de abril de 2010

CACILDA CÂNDIDA PARTICIPOU DE ENCONTRO DE SECRETÁRIOS EM NATAL


A secretária municipal de Educação Cacilda Cândida dos Santos, participou na última terça-feira, 27, em Natal, de um encontro de secretários municipais de Educação no auditório da Secretaria Estadual de Educação do Estado. Os presentes contaram com a presença do técnico do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Frederico Pedrosa Maronelli, representantes da Secretaria Estadual de Educação e a presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), professora Tercília Maria Batalha.
O objetivo do encontro foi de capacitar os secretários para o processo de acompanhamento aos Planos de Ações Articuladas (PAR) municipais do Rio Grande do Norte; discutir o processo de monitoramento dos PAR municipais, especialmente dos 125 priorizados; apresentar principais programas do FNDE, cujo atendimento aos municípios se dá por meio do PAR, orientando para o processo de adesão e execução; orientar secretários municipais de educação do estado quanto as providências para o período que antecede as visitas dos técnicos, bem como para o período da visita e período pós-visita dos consultores para o acompanhamento do PAR nos municípios; acompanhar e analisar o PDE – Escola. “Foi um encontro significativo, pois cada secretário municipal de educação colocou a importância do PAR nos municípios e retiraram dúvidas alusivas aos programas oferecidos pelo FNDE”, afirma Cacilda.
PROINFANTIL - no mesmo dia, a professora tutora do Programa Proinfantil Maria Aparecida de Morais participou da jornada mensal do programa se aprofundando e analisando os módulos a serem estudados com a cursista do programa Edna Cantalice e ainda, a diretora do Centro de Ensino Rural Aline Bezerra da Trindade e a coordenadora Maria Gorete Souza participaram do Encontro Estadual do Fórum Potiguar de Escolas Leitoras que trabalha para a democratização do acesso a literatura e a leitura; para desenvolver a ação leitora dos educandos nos municípios do RN. Para Cacilda, secretária municipal de Educação do Município de Equador os professores têm muito a “disseminar a certeza de que ler é condição essencial para ser. Ler é indispensável para a emancipação, o protagonismo e a vivência da cidadania num mundo cada vez mais grafocêntrico. Seremos muitos a desejar milhares de leitores espalhados pelo estado do Rio Grande do Norte”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.