Powered By Blogger

segunda-feira, 28 de março de 2011

COMUNIDADE DA BULANDEIRA RECEBEU AGENTES DE ENDEMIAS



Edione Nóbrega

No último dia 25, a Prefeitura Municipal de Equador, através da Secretaria Municipal de Saúde promoveu, durante todo o dia, visita dos agentes de Endemias à comunidade da Bulandeira, realizando um trabalho de combate à Dengue, com palestras, visitas às residências e escolas.

Muita atenção por parte da comunidade quando o agente apresentava as diversas formas de combater o mosquito Aedes-aegypty, ou seja, o mosquito da Dengue. De acordo com moradores da comunidade esse foi um momento importante, pois eles têm consciência que a dengue mata e prevenir, ainda, é a melhor solução.

E por falar em dengue é bom lembrar que o tipo Viral 4 da Dengue está se espalhando por todo o País e é bom cuidados redobrados da população no combate aos focos do mosquito da Dengue, para evitar que o tipo Viral 4 (Denv-4) da doença chegue à nossa cidade. Há 28 anos, essa variação de vírus não circulava no Brasil, mas em 2010 surgiram 10 casos em Roraima. Em 2011, esse tipo tem se alastrado pelo País e já atinge três regiões (Norte, Sudeste e Nordeste), tendo pelo menos 20 casos notificados.

A Denv-4 tem os mesmos sintomas e tratamento dos outros tipos virais (1, 2 e 3), mas a maioria da população não possui imunidade contra o vírus - especialmente crianças, adolescentes e adultos jovens - aumentando o risco de propagação da doença. Segundo o Ministério da Saúde (MS), há notificação de Denv-4 nos estados de Piauí e Bahia. A maior concentração está no Amazonas (11 casos), Roraima (4) e Pará (3). O MS está aguardando a conclusão de exames realizados no Instituto Evandro Chagas, em Belém, laboratório nacional de referência para Dengue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.