Powered By Blogger

quarta-feira, 16 de março de 2011

Secretaria Municipal de Saúde realiza, amanhã, exame preventivo, o Papanicolau





Edione Nóbrega


E em comemoração ao aniversário de Equador, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde realiza amanhã, nos períodos da manhã e tarde nos PSF’S I e II, o exame preventivo (Papanicolau) e Exames da Mama.
Muitas mulheres não sabem o significado e a importância desses exames. O exame de papanicolau verifica alterações nas células do colo do útero. O colo do útero é a parte mais baixa do útero que o liga à vagina. Outros nomes para o exame de papanicolau são Citologia Oncótica ou Preventivo. O exame de papanicolau serve para se verificar alterações nas células cervicais. Estas alterações que podem ser detectadas são chamadas de Displasia Cervical e podem se transformar em câncer se não forem descobertas e tratadas. O papanicolau também pode detectar infecções viróticas no colo do útero, como por exemplo verrugas genitais e herpes, e infecções vaginais tais como as causadas por fungos ou por trichonomas. Algumas vezes, o teste pode dar informações sobre seus hormônios, principalmente progesterona e estrogênio.
Outro fator importante: a mulher deve fazer o exame de mama, pois o câncer de mama é provavelmente o mais temido pelas mulheres, devido à sua alta freqüência e, sobretudo pelos seus efeitos psicológicos, que afetam a percepção da sexualidade e a própria imagem pessoal. Ele é relativamente raro antes dos 35 anos de idade, mas acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente.
Este tipo de câncer representa nos países ocidentais uma das principais causas de morte em mulheres. As estatísticas indicam o aumento de sua freqüência tanto nos países desenvolvidos quanto nos países em desenvolvimento. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nas décadas de 60 e 70 registrou-se um aumento de 10 vezes nas taxas de incidência ajustadas por idade nos registros de câncer de base populacional de diversos continentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.