Powered By Blogger

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

PETI 2010 – Colorindo a vida das crianças de Equador/RN


“Qual a cara do PETI 2010? E o que esperar para os próximos 10 anos?”


Cássia Gomes

Em 5 de julho de 2010, uma nova equipe passa a fazer parte do PETI, dando um colorido ainda maior a sua história, Carlos Adriano, novo coordenador, e sua equipe formada pelas monitoras de reforço Ana Claúdia, Allana e Betânia, pelos monitores de música, esportes e desenho, os jovens Erivan, Jéssica e Thiago, e ainda o voluntário Bruno, dando um ponta-pé importantíssimo para o desenvolvimento do programa.
Assim que chegou, o grupo percebeu a necessidade de se trabalhar a Dignidade Humana naquele ambiente repleto de realidades distintas umas das outras. Para tanto, foram debatidos temas como o Bulling, que são atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz (es) de se defender. Um outro tema tratado foi a educação para a sexualidade, já que participam do programa muitos pré-adolescentes e adolescentes.
O PETI, ainda com o objetivo de trabalhar a questão da dignidade humana, passou a promover a comemoração mensal dos aniversariantes, momentos de higiene pessoal (como o corte de cabelo), acompanhamento psicológico, recreação (como a realização de matinês), além claro, de conversas e reuniões mensais com os pais das crianças assistidas pelo programa, a fim de formar laços de cooperativismo entre família e PETI.
Adentrando os projetos que foram trabalhados neste ano e ao mesmo tempo, reforçando a sua continuação em 2011, vale destacar a realização de trabalhos na Semana a Favor da Vida, gincanas educativas, torneio de capoeira, oficinas de bordado, artesanato, pintura em telhas e telas, e de dança (Hip Hop). Mas sem dúvida, o projeto “PETI: Nossa Casa” deve ganhar uma dimensão ainda maior, tendo em vista que procurou conscientizar a forma como a família, vizinhos e toda a comunidade, observam suas atividades, no âmbito social e ecológico.
PETI Equador: 10 anos dando cor e um novo sabor a várias histórias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.