Powered By Blogger

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

FESTA DO PADROEIRO

Edione Nóbrega
Festa do padroeiro tem sabor de reencontro. Nada mais interiorano, mais característico das pequenas cidades que a sua festa de padroeiro. A cidade inteira prepara-se para os dias de festas religiosa e profana. O clima festivo parece presente no semblante das pessoas, no ar e até nos prédios e casas, pois são pintados e enfeitados para o evento. A comunidade recebe pessoas que vêm de outras cidades, filhos que moram fora, parentes distantes, amigos, amigos dos amigos e as casas vão se transformando em pousadas temporárias. A vida da cidade muda, a população fica excitada com pessoas nas ruas o dia todo.
Esse é um momento único na cidade que acontece na festa do padroeiro. A Igreja fica em festa, responsável pela parte religiosa atrai seus fiéis durante todo o período do evento, seja para a missa, batizado, casamento ou novenas, mas lá estão os fiéis abraçando aquele momento de religiosidade. A filarmônica acorda a cidade com sua tradicional Alvorada, que transforma a manhã em um espetáculo único, deixando fiéis, moradores e turistas emocionados.
Mas quando falo em festa de padroeiro lembro-me da minha querida cidade Equador, onde vivi por muitos anos essa emoção e agora volto a sentir, com a mesma emoção o sabor desse reencontro. Como é bom Equador nesse período, pois temos o prazer e às vezes tristezas por reencontrar amigos e saber que outros já se foram para morar com Deus. O reencontro é emocionante, pois temos o prazer de abraçar velhos amigos, sentar nos bancos da praça e reviver um passado e contar as renovações de nossas vidas, visitar parentes e confraternizar esse momento na mais profunda harmonia.
Existe sempre um momento festivo, seja em casa de amigos, nos bares da cidade ou até mesmo na Igreja. Equador vira festa, Equador reúne seus filhos para as boas-vindas a São Sebastião. Esse é o verdadeiro encontro das raízes que se enramaram para outras terras. Viver Equador é está presente às festividades de São Sebastião. Sou de Equador e retornar pra essa linda cidade é como voltar ao meu lar depois de uma longa viagem. É uma sensação de retorno positivo, acolhimento e paz, sinto-me entre amigos, amigos que fiz em um passado recente, mas que perduram até hoje.
É importante cultivarmos esta tradição e jamais deixar morrer a fé que faz a festa religiosa cada vez maior e o sentimento de carinho e amizade que torna a festa profana cada ano, mais, especial. Que este continue sendo o período de reencontrar amigos, conhecer novas pessoas e solidificar antigas relações e que possamos fazer cada vez mais de Equador a nossa terra, o nosso lugar agradável para moradia e reencontros. Parabéns Equador! Parabéns São Sebastião!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.