Powered By Blogger

terça-feira, 8 de junho de 2010

Criança e adolescente em pauta no RN



O Unicef promoveu ontem, no Cemure (Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves), o I Encontro Estadual sobre a Metodologia do Fórum Comunitário, reunindo representantes dos municípios potiguares que concorrem à edição 2009-2012 do Selo Unicef Município Aprovado. Do encontro participaram os articuladores municipais do Selo, os presidentes do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente e um adolescente de cada um dos 165 municípios inscritos nesta edição.
Entre os participantes estavam a prefeita de Natal, Micarla de Sousa, o Secretário de Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas), Gercino Saraiva, Marcos Dionísio (Conselho Estadual da Criança e Adolescente-Consec) e Ana Paula Queiroz (Casa Renascer). Segundo a coordenadora do Unicef para o Nordeste, Ana Márcia, o objetivo do encontro foi de preparar o município para realização do Fórum Comunitário que é uma estratégia da metodologia do Selo para promover o fortalecimento da participação social nas políticas públicas para a população de 0 a 18 anos.

"Lideranças locais, ligadas a grêmios escolares, associações de bairro, grupos religiosos, sindicatos, entre outras organizações da sociedade civil, são convidadas a trabalhar conjuntamente na elaboração de um diagnóstico da situação das crianças e adolescentes e da qualidade dos serviços públicos disponíveis no município. Os participantes também elaborarão um Plano de Ação, definindo o que precisa ser feito para melhorar o atendimento à infância e adolescência".

Equador
Situado a 320 km de Natal, a cidade de Equador tem se destacado na preparação ao Selo Unicef – edição 2012. Contemplado na última edição, o município tem trabalhado em políticas púbicas estimulando inclusão na escola e o programa Desnutrição. "Esse programa está trazendo tratamento às crianças e mães desnutridas do município, reduzindo em 70% essa deficiência infantil", disse Lutemberg Braz, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.