Powered By Blogger

segunda-feira, 31 de maio de 2010

PREFEITURA REALIZA PRIMEIRA MARCHA CONTRA O ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES


A primeira marcha em favor do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em Equador aconteceu sexta-feira, dia 28 com palestras músicas e apresentação cultural. O evento foi uma ação da Prefeitura Municipal de Equador em parceria com a Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social, Casa das Famílias – CRAS e Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente
A educadora e advogada Eliziane Balduíno foi a primeira palestrante do dia e trouxe o tema “O papel da educação no combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes”. Para a professora o nosso papel como sociedade, o papel dos pais e mães, familiares e educadores é quebrar o silêncio e o primeiro passo é investir no caráter educativo, através do esclarecimento e do diálogo; educar as crianças pautadas na verdade, no exemplo e no afeto, ensinando-as acima de tudo a se defenderem; prover mecanismos de apoio sócio-psico-jurídico às vítimas e familiares; dedicação, amor, apoio familiar, revitalização da auto-estima; denunciar às autoridades competentes.
Na segunda palestra a psicóloga Antonia Esmelinda Cabral falou dos traumas e conseqüências psicológicas para uma criança ou jovem que sofre abuso sexual. Qual o papel da família e o apoio que o abusado deve ter e salientou em sua fala que a denúncia ainda é a maneira mais segura que temos para combater essa violência que atinge o País e o mundo.
Em seguida os presentes se encantaram com a apresentação teatral do grupo do Projovem Adolescentes, que através de gestos em Libras contaram a estória de uma criança que foi abusada quando, ainda, brincava de bonecas e mostrou a triste realidade dos traumas vividos por elas. Participaram da marcha Conselho Tutelas; Câmara de Vereadores; pais, professores e diretores ( das redes municipal e estadual); estudantes e a comunidade em geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.