Powered By Blogger

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

PROFISSIONAIS DA ASSISTÊNCIA SOCIAL DE EQUADOR PARTICIPAM DE CAPACITAÇÃO EM NATAL




O segundo Módulo da Capacitação de Formação Continuada na Perspectiva da Construção do SUAS, está acontecendo em Natal de hoje até a próxima sexta-feira. A Jornalista e assessora de Comunicação da Prefeitura Municipal de Equador Edione Nóbrega e a psicóloga do CRAS, Narjara Medeiros Matias estão participando do encontro no intuito de colaborar para o êxito desse movimento reformador da Assistência Social.
Às 9h aconteceu a primeira paletra da capacitação, com Mesa Temática sobre Gestão Social: especialidades e características na gestão com a palestrante Ângela Cristina de Oliveira Pinto, mestre em Serviço Social, docente de Social/FATERN e Técnica Social dos Programas Sociais da CEF. A mestra em sua fala disse que o SUAS vive um momento privilegiado de aquisição e transformação nos esforços da área que se voltam para a consolidação dessa nova institucionalidade pública da Assistência social.
A segunda fala da manhã ficou por conta do debatedor Domício Rosendo, coordenador da Proteção social Especial/SETHAS-RN e mestre em Serviço Social pela PUC – São Paulo. Domício falou sobre a implantação e funcionamento de CREAS nos município do estado e sua importância.
“O Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS - é um local onde são ofertadas as ações de orientação, proteção e acompanhamento psicossocial a crianças, adolescentes e suas famílias em situação de risco. Eles dão preferência ao atendimento de crianças e adolescente vítimas de abuso e exploração sexual; de violência doméstica (violência física, psicológica, sexual, negligência, porém cada município tem a possibilidade de ampliar os serviços prestados no CREAS, de modo a abarcar outras situações de violação de direitos (de pessoas idosas, pessoas com deficiência, mulheres vítimas de violência, população de rua, dentre outras)”, afirma o assistente social.
Durante a capacitação serão debatidos os seguintes temas: Orçamento e Financiamento do SUAS com o palestrante Pablo Thiago Lins de O. Cruz – Gerente do Fundo de Assistente Social – SETHAS, sociólogo e advogado e Ângela Cristina de Oliveira Pinto. Nas oficinas temáticas serão discutidos a Informação, Monitoramento e Avaliação: Ferramentas estratégicas na consolidação do SUAS e os Componentes Básicos para a construção do Plano Municipal de Assistência Social. No final da tarde de sexta-feira, encerramento do evento, será realizada a socialização da Agenda de Trabalho, traçada durante as oficinas temáticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.