Powered By Blogger

quinta-feira, 18 de junho de 2009

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E DESPORTO PROMOVE SÃO JOÃO NAS ESCOLAS


FOTO DO ARRAIÁ CEMEIANDO ALEGRIA

Edione Nóbrega


A cultura forma sábios, a educação homens. Neste sentido festejar o São João nas escolas é muito importante, pois trabalha a cultura da região possibilitando aos alunos conhecerem as características das festas juninas, desenvolvendo o interesse e gosto pela tradição, resgatando, também, a memória das festas juninas, bem como enriquecendo o nosso conhecimento quanto à história dessas festas, permite a socialização entre os alunos, desenvolvendo ritmos, compasso e criatividade. É um momento festivo onde família e escola se encontram e compartilham experiências que foram vivenciadas e repassadas de pais para filhos. É com esse pensamento que a secretária de educação Agaci Alves está desenvolvendo esses projetos nas escolas públicas municipais.
A Prefeitura Municipal em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desportos e a Secretaria de Assistência Social iniciaram no último dia 16 as festividades juninas nas escolas. O primeiro arraiá aconteceu na Escola Municipal Presidente Costa e Silva às 19 horas. O Arraiá de Seu Silva e Boa Vizinhança do Bairro Dinarte Mariz foi o maior sucesso com apresentação do quadrilhão, danças folclóricas e comidas típicas. A animação ficou por conta do grupo de forró os três do forró e da comunidade que veio prestigiar a festa que atravessou a madrugada.
Ontem a animação ficou por conta do Arraiá Cemeiando Alegria da Escola Professora Maria de Fátima Dérick - Cemei. A alegria contagiou os presentes a partir das 16 horas e entrou pela noite. O forró da escola colocou em evidência a cultura popular. Foi uma noite de resgate à cultura nordestina. O projeto para formação do arraiá do Cemei foi baseado na preservação da natureza. Além do grande aulão cultural, a comunidade presenciou lindas apresentações de quadrilhas infantis, danças folclóricas, comilanças típicas e muita animação. Forró se faz assim, com o povo prestigiando. Hoje a animação está por conta dos idosos e das crianças. A partir da 14 horas grande forró na Casa de Idosos Renascer João Paulo dos Santos e às 16 horas, na Creche Rita de Cássia acontece o Arraiá do Sapequinha com apresentações de quadrilhas infantis e comidas típicas. É isso aí, idosos e crianças animando, no mesmo dia, os festejos juninos da cidade.
Amanhã será o dia da Escola Municipal Deputado Jessé Freire Filho com o Arraiá “Arrastapé do Jessé Ecologicamente Junino”. Isso quer dizer que é mais uma escola mostrando a importância da preservação do meio ambiente. E uma grande quadrilha em frente à escola, no Bairro da Cohab estará chamando a atenção dos moradores. A estrutura está sendo montada com barracas e um arraiá animado pelo grupo Os Três do Forró. A festa começa a partir das 17 horas, mas a hora de encerrar fica por conta dos forrozeiros de plantão. E no dia 20, sábado, a partir das 19 horas acontece o grande encerramento dos festejos juninos das escolas municipais. O Arraiá do Projovem com apresentação de casamento matuto, quadrilhas e o grupo de dança Nicolau Bezerra que estará apresentando o melhor da dança folclórica nordestina.
O Peti apresenta um quadrilhão composto por crianças assistidas pelo programa e nas barracas comidas e bebidas típicas do São João do Nordeste. A festa é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Equador em parceria com a Secretaria de Assistência Social: Casa da Família, Peti e Projovem. O grande arraiá da Assistência acontecerá na Praça de Eventos Zequinha Sanfoneiro. E mais uma vez quem estará animando os forrozeiros do momento é o animadíssimo grupo de forró “Os Três do Forró”, que marcou presença durante toda a semana nas festividades do São João nas escolas do Município de Equador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.