Powered By Blogger

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

EQUIPE DO PROJETO RONDON PROMOVE CAMPANHA DE DOAÇÃO DE LIVROS PARA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE EQUADOR



A equipe da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), que participará do Projeto Rondon em 2011 está realizando uma campanha de doações de livros (contanto que não sejam livros didáticos escolares) para abastecerem a biblioteca pública municipal da cidade de Equador, no Rio Grande do Norte. A coordenadora da missão, professora Maria José também conhecida como Maju, visitou o local e constatou a necessidade das doações: “Realmente o que existe lá é muito pouco, cerca de 300 livros. Além disso, tudo é muito antigo e sem livros para pesquisa em geral, o que acaba tirando o interesse dos estudantes e das pessoas em geral de visitar a biblioteca”, conta Maju.
Os interessados em fazer doações devem entregar os livros aos gerentes das unidades universitárias da UEMS mais próximas. A coordenação do projeto ressalta que as doações sejam feitas o mais rápido possível. O município de Equador tem pouco mais de seis mil habitantes e um índice de analfabetismo que chega à casa dos 36% entre os adultos. A maioria da população trabalha na mineração, mais especificamente na extração de Caulim. "É Muita pobreza e, portanto, nenhuma possibilidade de comprar livros, pois comer e beber é a maior prioridade", completa Maju.
A equipe da UEMS que participará do Projeto Rondon em deu início à catalogação dos livros arrecadados para serem doados à biblioteca da cidade de Equador no Rio Grande do Norte. O grupo trará diversos livros de gêneros variados que vão desde romances nacionais e internacionais, até de conhecimentos gerais. O acesso à educação superior é bastante precário na região, já que a universidade mais próxima, em Campina Grande, fica à 110 km de distância.
De acordo com acadêmica de pedagogia Andreina da Melo, o contato com uma realidade educacional totalmente diferente da de Mato Grosso do Sul será um desafio que contribuirá decisivamente em sua formação profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.