Powered By Blogger

quinta-feira, 30 de julho de 2009

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL É INDISPENSÁVEL


Edione Nóbrega

O Supremo Tribunal Federal, ao julgar o RE 511961/SP, em 17/06/2009, por maioria (8 x 1 votos), declarou a inconstitucionalidade de dispositivos do Decreto-Lei nº. 972/69, que regulamenta a profissão de jornalista. O STF, todavia, optou por privilegiar a livre manifestação do pensamento e da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação.
Nós jornalistas, me refiro dessa forma por ter um diploma reconhecido pelo MEC, Ministério da Educação e Cultura, através da Universidade Estadual da Paraíba, não acreditamos que apenas a prática da escrita leve pessoas que não possuem o mínimo de experiência ou qualificação dentro da área da COMUNICAÇÃO, editar e colocar um veículo de Comunicação de Massa nas ruas sem um mínimo de conhecimento para tal.
A boa leitura ajuda a compreender melhor o mundo. Quem tem por hábito a leitura escreve bem e interpreta, melhor ainda. Mas infelizmente não é isso que acontece com o Jornal EQUADOENSE. Ele está nas ruas a cada 15 dias com informações para uma comunidade, praticamente, ocioso em se tratando de comunicação de massa. Por isso o cuidado quando passar a informação, pois dela depende a interpretação do leitor.
O Jornal tem, realmente, a intenção de informar, mas é muito importante zelar pela escrita e pelo conteúdo exposto nas páginas do pasquim. O erro ortográfico é um dos maiores desafios que se coloca a todos os profissionais do jornalismo nos dias de hoje. Nunca podemos informar sem qualquer compromisso com a linguagem, seja ela escrita ou falada.
Outra questão a ser reparada são os equívocos de concordância existentes no jornal, pois prejudicam a clareza e a leitura de um texto, dos casos mais simples aos mais complexos.
Não se pode ignorar a facilidade na difusão de idéias e opiniões promovida pela internet, por meio de blogs e outros sites, que podem funcionar como empresas jornalísticas, divulgando notícias. O jornalismo e o jornalista merecem todo o respeito, pois constituem um grande patrimônio nacional, a segurança da sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.