Edione Nóbrega
Carnaval, essa festa que arrebata multidões para as ruas, promove desfiles suntuosos, comilança e excessos em geral. O carnaval é uma festa instituída para que as pessoas possam esbaldar suas tensões e emoções em um momento de celebração que combina desfiles, enfeites, festas folclóricas e muita animação. Em Equador não foi diferente, ruas animadas com foliões resgatando os antigos carnavais já vividos na cidade. Blocos e Bumba-meu-boi foram para as ruas enaltecer a festa que começou na sexta-feira com a coroação do Rei Momo e só terminou na madrugada do domingo.
BOI DO CATROCÉ - Mais tradicional bloco da cidade, organizado pelo folião Rinaldo do Alto da Bela Vista, surpreendeu a todos no Carnaval 2009. Com apoio da Prefeitura, o bloco recebeu abadá e uma nova roupagem para o Boi. De acordo com Rinaldo se não fosse à valorização do prefeito em inovar, o Boi do Catrocé não tinha feito tanto sucesso e atraído toda a população para a folia do Catrocé. "Todos os anos a gente faz o nosso carnaval, um carnaval simples com pessoas humildes, mas não deixamos passar em branco. Esse ano não! O Boi do Catrocé arrebentou e foi uma das principais atrações da festa de momo de Equador. A prefeitura está valorizando o nosso trabalho e mostrando que carnaval é festa do povo, é festa para todos independente de classe social e tenho certeza que daqui pra frente é só crescimento" diz Rinaldo com a certeza de que outros carnavais virão com muito sucesso.
BABADO FORTE - Outro bloco que arrebentou os três dias de folia entre as ruas da cidade foi o Babado Forte. Para o organizador do bloco Bergue Braz, a festa não teria sentido se não fosse nas ruas, pois para ele carnaval é isso: povo e blocos. "O Babado Forte arrebentou e o Carnaval 2009 foi o maior sucesso. Para quem não acreditava a cidade ficou lotada de foliões não só de Equador, mas também das cidades vizinhas. Veio gente de Campina Grande, Natal e até Brasília exclusivamente para prestigiar o nosso carnaval. Nós agradecemos ao prefeito Dr. Vanildo, pois sem a ajuda dele essa festa, jamais, aconteceria, ficaria no anonimato como estava", afirma Bergue.
PRAÇA DE EVENTOS - A Praça de Eventos foi palco para três dias de muita folia animada pelas tradicionais marchinhas de carnavais, muito samba, frevo e axé music. O espaço ficou pequeno para tanta animação. Na sexta-feira abertura oficial com a noitada carnavalesca e a escolha do rei e da rainha do Carnaval 2009, onde o prefeito Vanildo Fernandes fez a entrega oficial da chave da cidade ao reinado momesco e a festa ficou por conta da animação da Orquestra de Frevo de Equador o por Miranda, músico de muito sucesso. A festa continuou no sábado e à tarde uma grande matinê carnavalesca trouxe um cenário colorido para as ruas de Equador e a praça foi recebendo os foliões que logo se entrançavam uns aos outros ao som da Banda Filé e da Orquestra de Frevo de Equador que foi a grande anfitriã do frevo equadorense e a festa entrou noite à dentro encerrando com DJ Marcos e Miranda.
O domingo era a prova maior que a festa estava chegando ao final e por isso as pessoas caíram na folia logo cedo. Ás 9h um arrastão animou os foliões ressacados que não resistiram e acompanharam o Boi do Catrocé pelas ruas da cidade e a animação se estendeu por toda a tarde onde o brilhante desfile das Virgens ornamentou as ruas de Equador e seus componentes exibiam as mais belas fantasias e pernas torneadas. Foi uma verdadeira apoteose de brilho e emoção. Para quem acompanhou a festa como expectador achava que aquele era o primeiro dia, pois os carnavalescos não demonstravam sinal de cansaço e mais uma vez entrou pela noite e um lindo baile regado a frevo e alegria, pela Banda Filé, anunciou o momento final, quando às 4h da manhã de segunda-feira o folião começou a entender que a festa chegara ao final e que a segunda-feira para eles era a Quarta-feira de Cinzas, pois a cidade amanheceu com um semblante de muito cansaço e com a emoção forte de uma missão cumprida!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.